Sou psicológa há quase 10 anos pela Universidade Federal de Alagoas. Tenho pós-graduação em neupsicopedagogia pela Uniasselvi. Já experienciei além de clínica, organizacional, saúde mental, social.
A enfase na psicologia clínica é pautada em uma abordagem humanista e focada no desenvolvimento pessoal de cada sujeito, entendendo que somos seres dialógicos.
Desde a clínica escola na universidade uma abordagem me chamou bastante atenção, seu nome é gestalt-terapia, a qual entende que todos os fenômenos (acontecimentos), são construidos e organizados por processos relacionais.
Usando a abordagem de Gary Yontef vou explicar de forma breve alguns pontos que para vocês possa ser últil na hora de escolher uma terapeuta.
Como é visto cliente - seria aquele que busca o relacionamento para mudar a si mesmo (a), isso é possível por causa de um processo, no qual a interação muda ambas as partes, cliente e psicoterapeuta.
Como é visto o terapeuta - é aquele que é treinado para fazer as interações cabíveis, para fazer o contato com o cliente, sempre a serviço das necessidades desenvolvidas, de forma autêntica e presente no momento para facilitar todo o processo.
Como seriam as tecnicas? representariam ferramentas criativas para serem usadas quando surgem as oportunidades, a partir da interação com o contexto.