Classe: Mammalia
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Nome Científico: Euphractus sexcinctus
Nome Popular: Tatupeba, peba, papa-defunto, tatupoiú, tatu-de-mão-amarela, tatu-cascudo e peludo
Ocorrência : Encontrado em grande parte do Brasil, norte da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Suriname.
Habitat: Costuma ser encontrado em formações de vegetação aberta e em bordas de florestas.
Alimentação: Sua alimentação é bastante variada e inclui desde material vegetal, invertebrados, até pequenos vertebrados como anuros, serpentes, aves e roedores. Podem ser observados indivíduos em volta de carcaças se alimentando de cadáveres e larvas. Isso confere ao tatu-peba a capacidade de transmitir o botulismo
Reprodução: A gestação leva em torno de 60 dias, o numero de filhotes por período é entre 1 a 3. A fêmea dá à luz dentro de uma toca, construída por ela mesma. Quando nascem, os filhotes pesam em torno de 95 a 115 gramas e permanecem de olhos fechados por cerca de 20 dias e os filhotes atingem a maturidade aos 9 meses
Comportamento: Geralmente é encontrado sozinho, exceto em época reprodutiva. . A atividade do tatu-peludo é principalmente diurna, mas ocasionalmente pode estar ativo à noite. Com suas garras grandes e fortes, o tatu-peludo cava o chão para construir sua toca que pode possuir de 1 a 2 metros de profundidade e, ao contrário de outras espécies, reutiliza com frequência a mesma toca.
A carapaça é pardo-amarelada a marrom clara, possui de 6 a 8 cintas móveis, os pelos são esbranquiçados e longos, a cabeça é cônica com um achatamento na parte superior, a cauda é longa e protegida por anéis córneos. Sem a cauda, o tatu-peba pode chegar a medir mais de 40 cm de comprimento. A cauda, possui um tamanho que varia de 11 a 24 cm e o peso desse animal varia de 3 a 6,5 kg.
Na carapaça, é possível encontrar de 2 a 4 glândulas, que soltam uma secreção de odor característico, utilizado tanto na demarcação da toca, quanto para atrair sexualmente outro indivíduo.
A carapaça é pardo-amarelada a marrom clara, possui de 6 a 8 cintas móveis, os pelos são esbranquiçados e longos, a cabeça é cônica com um achatamento na parte superior, a cauda é longa e protegida por anéis córneos.