Jerivá, baba-de-boi, coco-de-babão, coco-de-cachorro, coco-de-catarro, coqueiro, coqueiro-gerivá, coquinho, coquinho-de-cachorro, gerivá, jeribá, palmeira-jerivá.
Syagrus romanzoffiana.
Arecaceae.
Ocorre na Bahia até o Rio Grande do Sul, Uruguai, Paraguai e Argentina, além de se estender nos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás.
Árvore: É uma palmeira de tronco solitário, atingindo de 6 a 15 m de altura.
Tronco: Varia de 25 a 62 cm de diâmetro, é vertical, cilíndrico, de coloração cinzenta, com mescla esbranquiçadas e pontuações mais escuras.
Folhas: As folhas são arqueadas, com raque (nervura central) de 2,5 a 4 m de comprimento.
Frutos: Os coquinhos são de cor amarela ou alaranjada com 2 a 4 cm de comprimento por 2 a 3 cm de diâmetro, com polpa fibrosa, mucilaginosa, suculenta e adocicada.
Semente: É ovoide, com ápice apiculado (com ponta curta), base arredondada e marcada por três cicatrizes em resultado da polinização. Com casca dura e fibrosa.
Época de floração e frutificação: Floresce em dezembro e fevereiro, frutos em julho e setembro.
Medicinais: no combate a diarreia; é usada como vermífugo, se utilizando chá da casca e da flor, ou o suco dos frutos; a amêndoa das sementes é rica em proteínas e cálcio e, por isso, contribui para diminuir os efeitos da artrite, da artrose e do reumatismo; ajuda a sanar problemas nos rins, devido à sua ação diurética.
Outras utilizações: A polpa do jerivá maduro batida, serve para preparação de sucos, sorvetes, geleias, cremes e mousses; as amêndoas das sementes são comestíveis e podem ainda ser usadas como óleo ou farinha. As folhas servem para cobertura de casas e como alimentação do gado. As fibras das folhas jovens são utilizadas pelos índios guaranis para a confecção de instrumentos musicais de corda; as sementes, as fibras dos cachos e as folhas podem ser utilizadas para confecção de produtos artesanais.
Produção das mudas: O Jerivá é propagado normalmente por sementes que devem ser recolhidas e limpas, retirando toda a polpa e fibra envolvente. O aparecimento das primeiras folhas se inicia aos 80 dias ocorrendo até os 200 dias depois. É recomendado plantar as sementes em canteiros ou sementeiras e quando as plantas estiverem com 4 folhas definitivas, faz-se o transplante para embalagens individuais. As mudas atingem 50 cm de altura com 12 meses após o transplante e já podem ser plantadas no lugar definitivo.
A árvore fornece o palmito para alimentação humana.
Para que a palmeira cresça com saúde é fundamental ser cultivada a meia-sombra ou a sol pleno.
Possui boa adaptação ao calor e frio, mas tem preferência pelo clima úmido tropical.
Valquiria Vendramin Marcon
1º ano/2018
Colégio Estadual José Chiochetta
https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/436-jeriva.html?lang=pt
https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/6523-jeriva-beneficios-receita
http://flores.culturamix.com/informacoes/jeriva-syagrus-romanzoffiana-palmeira-da-mata-atlantica
https://www.jardineiro.net/plantas/jeriva-syagrus-romanzoffiana.html
https://www.arvores.brasil.nom.br/new/palmeirajeriva/index.htm