Classe: Mammalia
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Nome Científico: Dasypus novemcinctus
Nome Popular: Tatu-de-nove-bandas, tatu-de-folha, tatuetê, tatu-veado e tatu-verdadeiro
Ocorrência : Encontrado ao sul da América do Norte, e também na América do Sul. Ocorre em todos os biomas brasileiros.
Habitat: Ambientes quentes e chuvosos.
Alimentação: Invertebrados, pequenos vertebrados, ovos, fungos, frutos, raízes e tubérculos .
Reprodução: Esses animais procriam uma vez ao ano e cada gestação tem duração de aproximadamente 120 dias. Os filhotes são univitelinos, ou seja: idênticos, e todos apresentando o mesmo sexo.
Comportamento: Tatus são animais solitários, em grande parte noturnos que saem para se alimentar ao anoitecer. Eles são escavadores extensos, com um único animal por vezes mantendo-se a 12 tocas em sua gama. Estas tocas são cerca de 20 cm de largura, 2,1 m de profundidade, e 7,6 m de comprimento.
Esse animal possui cabeça pequena, focinho pontudo, olhos pequenos, e orelhas grandes e estreitas. Possui geralmente nove cintas móveis, entretanto este número pode variar de 8 a 11 cintas móveis. A cauda é longa, com presença de placas, os membros são curtos, e as garras são longas, curvas e afiadas. Medem aproximadamente 60 centímetros e pesam cerca de cinco quilos. Há pouco pelo em seu corpo, este de cor castanho-escuro, e é levemente amarelado na barriga. Seu olfato é bastante apurado e a audição e visão se apresentam pouco desenvolvidas.
Atingindo maturidade sexual no primeiro ano de vida, os filhotes permanecem em ninhos construídos no interior de suas tocas, por até dois meses de idade. Tais buracos servem de abrigo e refúgio contra predadores.