Cedro rosa, cedro vermelho, cedro branco, cedro batata, cedro amarelo, cedro cetim, cedro da várzea, cedro-fofo, acaiá, acaju, cedrinho, cedro-roxo.
Cedrela fissilis
Meliaceae
A espécie é nativa . Ocorre em áreas da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, nos Estado de norte a sul do Brasil.
Forma: árvore com 10 a 25 m de altura , podendo atingir até 40 m de altura na idade adulta. Todas as partes da planta apresentam cheiro de alho quando esmagadas.
Tronco: cilíndrico, reto ou pouco tortuoso.
Ramificação: copa alta, múltipla, típica.
Casca: com espessura de até 40 mm. A casca externa é marrom a pardo-acinzentada, com fissuras longitudinais profundas e largas, muito típicas. A casca interna é avermelhada a amarelada, com odor agradável.
Folhas: geralmente com 25 a 45 cm, até 140 cm de comprimento, com 8 a 30 As folhas, principalmente quando desprendidas do galho, exalam um cheiro bastante desagradável, semelhante ao de cebola.
Fruto: espessas, rugosas, cor marrom-escuras, com 3 a 10 cm de comprimento e 3 a 3,5 cm de largura, pesando cerca de 13 g, com aproximadamente 30 a 100 sementes viáveis por fruto.
Semente: comprimida lateralmente, bege a castanho-avermelhada, com pequeno centro, com até 35 mm de comprimento por 15 mm de largura.
Flores: flores mais alongadas amadurecendo em tempo diferente destas, com pétalas esverdeado-brancas, às vezes rosadas.
Obtenção de sementes: Por se tratar de sementes aladas, cuja dispersão ocorre através dos ventos, geralmente, colhem-se os frutos duas ou três semanas antes da sua abertura natural. A coloração do fruto, que passa de verde para um tom de marrom-claro, determina o período ideal para colheita, indicando a maturidade fisiológica da semente. Após a colheita, os frutos são levados para local seco e ventilado para completar a abertura natural, bem como a liberação das sementes.
Produção de mudas: recomenda-se semear em sementeiras, para posterior repicagem.
A madeira tem alto valor comercial, sendo empregada principalmente na construção civil e marcenaria. Usada na confecção de móveis finos, compensados, contraplacados, esculturas, molduras, instrumentos musicais; na construção civil como forros e esquadrias e na construção de lanchas, botes e canoas e aeronáutica.
Os Cedros são os monumentos naturais mais célebres do universo. O cedro foi escolhido como emblema da bandeira libanesa por simbolizar força e imortalidade. Embora existam muitos tipos de cedros, o Cedro do Líbano ou Cedrus libani é a espécie mais velha e mais forte, podendo viver ao longo de muitos anos.
Henrique do Souza Grando
1º ano/2018
Colégio Estadual José Chiochetta
https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/cedro
http://www.ipef.br/identificacao/cedrella.fissilis.asp