Guabiju, guabiroba-açu, guajaraí-da-várzea, guabiju-açu, guabiju-guaçu, guabira-guaçu, guavira-uaçu.
Myrcianthes pungens
Myrtaceae
Brasil de São Paulo ao Rio Grande do Sul e Uruguai. Característica das florestas semidecíduas de altitude e das bacias dos rios Paraná e Uruguai.
Árvore que não ultrapassa os 30 m de altura, é muito bonita, possui tronco lenhoso, bem tortuoso e copa bastante densa que oferece pouso para muitas espécies de pequenos pássaros. As brotações novas são avermelhadas. As folhas são pequenas, de um verde profundo.
Muito rústica e decorativa, é uma árvore que além de ser boa para pomares domésticos também pode ser aproveitada em reflorestamento e paisagismo. Gosta de solos drenados, ricos em matéria orgânica, frutifica bem a pleno sol, mas pode ser plantada a meia sombra. Adapta-se bem a regiões tropicais e subtropicais.
Folhas:
simples, opostas, pecioladas, elípticas-lanceoladas, ápice acuminado, espinescente, base cuneada, discolores.
Flores: bissexuais, actinomorfas, dispostas em racemos axilares, podendo ser solitárias, de coloração creme que surgem de outubro a dezembro.
Frutos: grandes, globosos, velutinos, com polpa carnosa, suculenta, de sabor doce agradável, de coloração roxo-avermelhada, com 1 ou 2 sementes. Frutifica de janeiro a fevereiro. Os frutos têm casca aveludada, tão roxa que parece negra. São ricos em antioxidantes e saborosíssimos, podendo ser consumidos ao natural ou no preparo de geleias, sorvetes e licores. Na medicina popular é indicado para tratar desinterias e para regularizar as funções intestinais.
Fruto: A polpa dos frutos é consumida ao natural. Pássaros são atraídos por seus frutos.
Flores: As flores são melíferas, muito visitadas por abelhas.
Madeira: A madeira pode ser usada na construção civil, em obras de torno, marcenaria de luxo, cabos de ferramentas e instrumentos agrícolas, é pesada, elástica e compacta. Pode ser usada no paisagismo devido a sua copa densa.
Cultivo: Multiplica-se por sementes, sendo muito disseminada pela avifauna. Pode ser utilizada como planta ornamental, apesar do desenvolvimento lento. Um quilo de sementes pode conter até 4 mil unidades.
Ana Clara Jacques
1º ano/2018
Colégio Estadual José Chiochetta
https://www.todafruta.com.br/guabiju/