Chal-chal, aperta-goela, baga-de-morcego, chala-chala, chale-chale, cocum, fruta-de-paraó, fruta-de-passarinho, fruta-de-pavão, fruta-de-pavó, fruta-de-pombo(a), murta-branca, murta-vermelha, olho-de-pombo(a), pé-de-galinha, quebra-queixo, vacum, vacunzeiro.
Allophylus edulis
Sapindaceae
Do Acre ao Rio Grande do Sul.
O chal-chal pode ser encontrado como árvore ou arbusto, com até 10 metros de altura. A espécie possui tronco ereto, descamante em placas, casca fina, pardo-escura, ramos acinzentados com lenticelas.
Folhas: são compostas, trifoliadas, apresentando de 10 a 15 centímetros de comprimento, margem serreada, de 3 a 5 centímetros de comprimento
Flores: Inflorescência composta, com ramos centrais mais longos, terminais ou na axila das folhas do ápice dos ramos vegetativos. As flores do vacum são pediceladas, branco-esverdeadas, de 2 a 5 milímetros de comprimento.
Frutos: são drupáceos abundantes, ovóides a subesféricos, pequenos, vermelhos e lisos. Frutifica de outubro a novembro. Os frutos são consumidos in-natura, na forma de sucos, sorvetes, doces e bebida fermentada. Antigamente os índios guaranis faziam uma bebida fermentada misturando de milho verde e os frutinhos vermelhos do Chal-chal, a bebida era chamada de Chicha. Muitas aves são atraídas pela planta, são algumas os sabiás, sanhaçus, bem te vi, trinca-ferro-verdadeiro.
Lenha, marcenaria. Potencial para paisagismo, pois seus frutos são procurados pela avifauna.
O chal chal é uma espécie colonizadora de áreas abertas. No entanto, pode ser encontrado, também, no interior de matas primárias mais preservadas, em capoeiras, capoeirões e em beiras de rio.
Cultivo: Árvore de crescimento rápido que resiste a baixas temperaturas (até -4 graus), vegeta bem em altitudes superiores a 400 m. Gosta de solo profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). É preciso plantas no mínimo 2 plantas para uma melhor produção. A planta inicia a frutificação com 3 a 4 anos.
Wiliam Lima
1º ano/2018
Colégio Estadual José Chiochetta