Açoita-cavalo-miúdo, ibatingui, ivatingui, pau-de-canga, caiboti, estriveira, ivitinga, açoita-cavalo-branco, açoita-cavalo-vermelho, caoueté, envereira-do-campo, estribeiro, guaxima-do-campo, ivatingi, pau-de-canga, soita-cavalo, açoite-cavalo, salta-cavalo, saco-de-gambá, vatinga, luitingui, mutamba, soita, ubatinga.
Luehea divaricata
Tliaceae
A planta ocorre na América do Sul em alguns locais da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Nesse último tem uma ampla distribuição atingindo os estados das regiões centro – oeste, sudeste e sul, além do estado de Alagoas e Distrito Federal.
É uma planta que apresenta crescimento arbóreo, atingindo de 15 a 30 metros de altura. Seus galhos se prestam a ser transformados em cabos de chicotes, de onde vem o seu nome.
Folhas: As folhas são simples, podendo medir de 2 a 6,5 de largura e 4,5 a 15 cm de comprimento, apresentando um pecíolo de cor ferruginosa com aproximadamente um centímetro de comprimento, apresentam margem serrilhada e três grandes nervuras na base do limbo.
Tronco: Seu tronco possui base larga achatada, possui tronco nodoso, com reentrâncias e tortuoso. A casca mede até vinte e cinco milímetros de espessura, e possui casca interna fibrosa de cor avermelhada, tendo estrias esbranquiçadas.
Flores: Na planta as inflorescências são multifloras, divergentes, axiliares e terminais. Tendo flores hermafroditas, vistosas, sendo também utilizada para ornamentação e tendo três a quatro centímetros de diâmetros, cujas pétalas podem medir até 2,5 de comprimento, as quais possuem coloração roxa e rósea.
Fruto: O fruto é uma capsula composta de lóbulos de favas lenhosas, seu pedicelo (haste que sustenta o fruto) mede de dois a três centímetros de diâmetro e se bifurca em cinco fendas, de coloração castanha, que apresenta pelos finos que cobrem todo o fruto de cor ferrugínea. A abertura do fruto é longitudinal e contém cinco a quinze sementes por fava. Essas são pequenas de cor dourada-brilhante.
Dispersão da semente: A açoita cavalo é uma planta de crescimento médio e lento, sendo uma planta secundária, ou seja, na sucessão se desenvolve quando as condições do ambiente estão melhores restabelecidas
Aspectos Ecológicos: Espécie comum na vegetação secundária, principalmente em capoeiras e invadindo as pastagens. Apresenta dispersão irregular e descontínua, sendo particularmente ao longo dos rios, terrenos rochosos e íngremes, onde a floresta é aberta e nas formações secundárias. A floração ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro e a maturação dos frutos ocorre entre maio e agosto. Além disso, produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, disseminadas pelo vento.
Madeira: Moderadamente pesada, resistente, extremamente flexível e de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos. É empregada na construção civil, inclusive, na confecção de móveis vergados e peças torneadas.
Leticia Correia Nunes
1º ano/2018
Colégio Estadual José Chiochetta
https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7oita-cavalo-mi%C3%BAdo
https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/410-acoita-cavalo.html?lang=pt