Mar Salgado

Mar salgado

Elesbão Ribeiro

ISBN - 978-85-65375-71-9  

1ª edição, 2023

Formato:

Brochura com orelha 12x18 cm

86 páginas

84 gramas

R$45,00 - frete para o Brasil incluso

Orelha

O novo livro de Elesbão Ribeiro, Mar salgado, traz a inconteste assinatura de seu autor. Elesbão vem publicando com frequência desde o ano de 2013, quando estreou com Estação piedade. Sua obra, ao longo destes dez anos, a cada novo livro, a cada novo poema, a cada verso, vem admirando seus antigos leitores e conquistando outros tantos. 

A dicção de Elesbão Ribeiro é feita de sutilezas e de uma grande dose de simpatia por seus personagens, geralmente gente humilde, sem arroubos; da ordem do cotidiano o poeta extrai, não só sua educação sentimental, como a percepção das pessoas marcadas pela sensibilidade para com os fatos diversos e comezinhos do mundo. 

Como se não bastasse, esta extração se dá através do mergulho nos poemas e músicas de sua predileção e da transformação deles em obra própria. A transfiguração operada transforma os Pessoas, os fadistas, o Sr. José Saramago em Elesbão Ribeiro. Este mergulho na persona do poeta é uma das muitas delícias que este Mar salgado nos traz. 

Sugerimos que o leitor experimente mergulhar neste livro como quem assiste a um filme. A cena inicial “edipiana” antecipa o título e os créditos e constrói traços precisos do herói português anti-camoniano, que enfrenta seu desenraizamento entre os despojos simbólicos das armas e dos barões e as pequenas criaturas que vão dando um jeito de viver com graça nos subúrbios da ex-colônia. 

É deste lugar híbrido, sem saber se  “um dia embarcamos/ ou se ainda continuo sentado/ na pedra daquele rio de onde/ deveria ter partido  pra américa”, que o poeta penteia seus versos, por uma gente humilde e simples, que, mais que vida, tem biografia.