sujeitos do currículo

"Todo currículo implica um projeto de sociedade, de ser humano, de cultura. São perguntas que pautam propostas de currículos: que sociedade se deseja ter em futuro próximo e longínquo? Que pessoas são desejáveis na sociedade? Como formá-las? Com que valores éticos? Que conhecimentos são necessários para viver (dignamente) nesse mundo e para a construção de outro mundo possível? [...] Diferentes projetos de sociedade demandam diferentes formações" (PONCE, 2018, p. 794).

À vista disso, compreende-se que o conceito de currículo vai além de seu significado nebuloso e polissêmico, pois, direta ou indiretamente, são muitos os participantes das práticas curriculares. Como sujeitos diretos, podem ser considerados os alunos, professores e gestores. Indiretamente, relacionam-se ao currículo famílias, comunidade do entorno das unidades escolares, funcionários e colaboradores de diferentes segmentos.

Contudo, considerando o objetivo de divulgar as concepções que têm orientado as práticas pedagógicas dos profissionais de Santo André, demos na pesquisa, visibilidade às professoras, cujas entrevistas foram gentilmente concedidas para o estudo. Para saber mais, acesse aqui.

O critério de escolha das professoras partiu do pressuposto que envolveu a vivência de cada uma delas como Coordenadora Pedagógica (Assistente Pedagógica) ou Coordenadora de Serviços Educacionais (Supervisora Escolar), em caráter de função gratificada nas EMEIEF do município de Santo André, pelo período mínimo de seis anos, incluso no recorte cronológico estudado - 2005 a 2016. Pelo fato da vivência como função gratificada estar atrelada, mesmo que indiretamente, a uma condição política, a busca dos sujeitos que perpassaram pelas diferentes gestões foi um tanto quanto trabalhosa. O “ir e vir” das funções gratificadas revelou outra descontinuidade marcante para a pesquisa, visto que, inicialmente, a ideia era entrevistar apenas profissionais que tivessem atuado por todo o período analisado na função de Coordenador Pedagógico, critério que, considerados os impedimentos, logo foi descartado.

Caracterização das Professoras entrevistadas - Tempo de atuação em função gratificada

Fonte: elaborada pela pesquisadora