SAIBA O QUE É UMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SAIBA O QUE É UMA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
A conferência de saúde é um amplo fórum de debates que conta com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo com a finalidade de avaliar, planejar e definir as ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando ganhos de qualidade de vida para toda a população e maiores condições para o desenvolvimento da sociedade. Ou seja, a conferência de saúde é um espaço de diagnóstico e debate que objetiva orientar o início do planejamento plurianual da gestão, em todas as esferas de governo.
A conferência de saúde é um momento decisivo de exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde locais que incidem diretamente na vida das comunidades e grupos sociais presentes no município.
É na conferência de saúde que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades. Essas necessidades são expressas em objetivos de médio e longo prazos para o desenvolvimento da saúde pública municipal, estadual e do Distrito Federal. Após a realização da conferência, as suas propostas devem ser incorporadas no Plano de Saúde municipal, estadual e do Distrito Federal.
TEMA DA 16ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
A 17ª CNS, em virtude da referência celebratória aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde, a serem comemorados em 2023, tem como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
§1º Os eixos temáticos da 17ª CNS são:
I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e
IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
ETAPA MUNICIPAL
Etapa Municipal será realizada, entre os meses de novembro de 2022 e março de 2023, com base em documentos produzidos pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Conselho Estadual de Saúde de sua Unidade da Federação e pelo Conselho Nacional de Saúde, sem prejuízo de outros debates e documentos, com os objetivos de:
a) analisar a situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional;
b) debater o tema e os eixos temáticos, definidos no caput e §1º do Art.3º deste regimento, analisando as prioridades locais de saúde, para a revisão dos Planos Municipais de Saúde, elaborados para os anos de 2022 a 2025;
c) formular propostas no âmbito do município, para elaboração do Plano e Ação, com vistas a incorporar o conceito do Direito à Saúde no debate público, de forma a ampliar a defesa do SUS no Brasil; e
d) elaborar o Relatório Final, nos prazos previstos por este Regimento.
§1º A divulgação da Etapa Municipal será ampla e a participação aberta para todas as pessoas dos respectivos territórios, com direito a voz e voto, em todos os seus espaços.
§2º Os documentos do Conselho Nacional de Saúde referidos no caput deste artigo serão definidos pelo CNS e editados após a publicação deste Regimento.
§3º As propostas e diretrizes que incidirão sobre as políticas de saúde nas esferas Estadual, do Distrito Federal e Nacional serão destacadas no Relatório Final da Etapa Municipal.
§4º O Relatório Final da Etapa Municipal será de responsabilidade dos Conselhos Municipais de Saúde e deverá ser enviado à Comissão Organizadora da Etapa Estadual, durante o mês de abril de 2023.
§5º O Relatório Final das Conferências Regionais do Distrito Federal deverá ser enviado à Comissão Organizadora da Etapa do Distrito Federal, durante o mês de abril de 2023.
§6º Os dados sobre as Conferências Municipais de Saúde serão registrados, por cada Conselho Municipal de Saúde e pelos Conselhos Regionais do Distrito Federal, durante o mês de abril de 2023, em espaço a ser definido pelo Conselho Nacional de Saúde e divulgado por instrumento próprio.
§7º A atualização dos dados junto ao Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (SIACS) será feito por cada Conselho Municipal de Saúde, até o último dia do mês de abril de 2023.
ELEIÇÃO DA DELEGAÇÃO MUNICIPAL PARA A ETAPA ESTADUAL
Na Conferência Municipal de Saúde serão eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da Conferência Estadual de Saúde, conforme Resolução CNS nº 453/2012.
§1º As pessoas delegadas serão eleitas pela via ascendente, havendo possibilidade de que uma porcentagem do total da delegação seja eleita pela via horizontal, caso o regimento da respectiva conferência estadual assim preveja, conforme definido no parágrafo único do Art. 6º deste regimento.
§2º O resultado da eleição de pessoas delegadas da Etapa Municipal será enviado pelos Conselhos Municipais de Saúde à Comissão Organizadora da Etapa Estadual e do Distrito Federal, até o último dia do mês de abril de 2023.
§3º As Conferências Municipais deverão incentivar que sejam eleitas pessoas que ainda não participaram de outras conferências e que tenham demonstrado compromisso com a defesa do SUS, com as deliberações da conferência, bem como com os debates em torno do tema central da 17ª CNS.
§4º Recomenda-se que as Conferências Municipais elejam suas delegações, fundadas no princípio da equidade, observando a representatividade dos mais diversos grupos que compõem a população brasileira.
SAIBA O QUE É UMA PRÉ-CONFERÊNCIA E SUA IMPORTÂNCIA
As pré-conferências de saúde se caracterizam como um espaço democrático para que os usuários possam reivindicar de forma organizada os problemas de saúde sentidos por eles. Os resultados desses encontros, na forma de problemas e propostas, são encaminhados e discutidos na Conferência Municipal de Saúde.
No dia da pré-conferência será apresentado um documento elaborado por membros da Comissão de Relatoria, organizados com o propósito de colaborar na reflexão e facilitar a metodologia de trabalho da 16ª Conferência Municipal de Saúde,
Quantitativo de participantes nas pré-conferências
Dúvidas frequentes
1 - Posso participar da 16ª Conferência Municipal de Saúde? sim, qualquer pessoa pode participar.
2 - Como faço a minha inscrição? a inscrição será realizada no dia da conferência 10/03/23.
3 - Qual o horário que iniciará a Conferência Municipal de Saúde? No dia 10/03 (sexta-feira) as INSCRIÇÕES terão inicio as 17h com previsão de término às 22h. No dia 11/03 (sábado) terá início às 8h com previsão de término às 18h.
4 - Não sei muito sobre saúde, porém, gostaria de participar da 16ª Conferência Municipal de Saúde, o que faço? recomenda-se que participe primeiramente da pré-conferência, pois é neste local que será debatido as prioridades de saúde em seu bairro, além disso, poderá encontrar outras pessoas para trocar experiências, assim agregará no aperfeiçoamento das propostas. Tão logo, você participante estará capacitado para participar da Conferência Municipal de Saúde.
5 - Quantos delegados serão eleitos da etapa municipal para estadual?
Serão 28 delegados titulares, sendo 14 segmento usuário, 7 segmento trabalhador e 7 segmento gestor/prestador.
Delegados suplentes 12, sendo 6 segmento usuário, 3 segmento trabalhador e 3 segmento gestor/prestador.
6 - Terá certificado de participação? sim, os certificados serão emitidos digitalmente aos participantes.
6 - Posso fazer moção? sim, A moção é manifestação de apoio ou repudio a situação, instituição ou pessoa devendo ser redigida e assinada pelo mínimo de 10% dos delegados, em formulário próprio, e entregue na secretaria da conferência até 12 horas do dia 11 de março.
§ 1º Não serão aceitas moções que se caracterizem como propostas.
§ 2º A moção será lida e votada, não cabendo debate sobre seu conteúdo.
§ 3º A moção será considerada aprovada por maioria simples dos votos e constará do Relatório Final.
Registros da Comissão Organizadora
1ª Reunião
PAUTAS DA REUNIÃO COMISSÃO DA CONFERÊNCIA DIA 18/01
- teto do horário da reunião
- local conferência( dia e horário)
- documentos: decreto, regulamento e regimento, distritos
- número de propostas limitado (10 por distrito –máximo)
- logo da Conferência (Samuel)
- documento orientador (Tania-Raquel)
- datas pré-conferências (locais, horários) – Raquel (áudio e vídeo)
- material para pré-conferências e conferência (cartazes,banner, faixa, áudio
e vídeo, material digital)
- relatoria
- data da próxima reunião
2ª Reunião
No dia 24/01, ocorreu a segunda reunião de organização da 16ª Conferência Municipal de Saúde, foram debatidos os seguintes assuntos:
teto do horário da reunião
divulgação card/cartazes
inscrições e credenciamento
propostas
documento orientador
datas pré-conferências
escolha dos painelista
relatoria no dia 11/03
material da conferência
urgência nas SIS
data da próxima reunião
3ª Reunião
Hoje foi a nossa 3ª reunião para acertar os últimos detalhes, antes da iniciar as pré-conferências.
teto do horário da reunião
divulgação cards/cartazes (Atenção Básica - vacinação, apoiadores, etc)
propostas (Tania Bighetti/CES- esclarecimentos)
inscrições e credenciamento, recepção (Iumara, Tania Oliveira, Taís, Isaac e alunos UCPEL) – usuários do SUS, trabalhadores em saúde, gestores/prestadores
documento orientador (Tania - Raquel)
escolha dos painelistas
relatoria no dia 11/03 (responsável- Bia e alunos UFPEL, pessoal disponível SMS - salas)
mesa autoridades, mesa dos painelistas
próxima reunião 01/03 – 14h - presença da Bia (relatoria)
4ª Reunião
4ª reunião para acertar
teto do horário da reunião
escolha dos painelistas ( Belletti, Arilson ) *reunião- Tania Bighetti
esclarecimentos sobre temas nas salas (Tania Bighetti)
explicações relatoria no dia 11/03 (responsável - Bia - salas)
próxima reunião on line - 01/03 – 14h até 18h - propostas (reunião longa onde vamos analisar as propostas das pré-conferências)
Registros das Pré-Conferências
06/02/2023 - Distrito Sanitário de Saúde I - Pré-conferência de saúde no CTG Os Farrapos.
07/02/2023 - Distrito Sanitário de Saúde II - Pré-conferência de saúde na Associação Tablada.
08/02/2023 - Distrito Sanitário de Saúde III - Pré-Conferência de Saúde - E.C Santa Cruz
09/02/2023 - Pré-conferência de Saúde Mental
10/02/2023 - Pré-conferência no Distrito Sanitário de Saúde IV - Fragata
13/02/2023 - Pré-conferência de Saúde - (Barro Duro) - PARTE I
13/02/2023 - Pré-conferência de Saúde - (Hospital Espírita) - PARTE II
14/02/2023 - Pré-conferência de Saúde - Distrito Sanitário de Saúde VI - Colônia Monte Bonito
15/02/2023 - Pré-conferência de Saúde Temática Unidade Cuidativa
17/02/2023 - Pré-conferência de Saúde - Distrito Sanitário de Saúde VI - Colônia Maciel
18/02/2023 - Entrevista do Coordenador César Lima abordando sobre a 16ª Conferência Municipal de Saúde
24/02/2023 - Pré-conferência de Saúde Temática CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador)