Gestão dos Dados da Pesquisa

Plano de Gestão dos Dados utilizados na pesquisa

Foram levantados e analisados os microdados da educação básica e do ensino superior relativos aos 4 estados e 24 municípios. Foi realizado o download desses microdados disponíveis no período de 2017 a 2018, a partir do website do INEP, sobre o Censo da Educação Básica e do Ensino Superior. Essas informações foram organizadas em um banco de dados da pesquisa, passível de consultas sobre o recorte territorial dos 4 estados e 24 municípios selecionados.

Após a análises prévias das informações extraídas desses microdados e com os elementos levantados nos planos municipais e estaduais, foi possível iniciar a elaboração dos instrumentos/questionários que foram fontes de dados para, em conjunto com os microdados, melhor contextualizar e caracterizar a situação de atendimento educacional das localidades em interfaces com os Planos de Educação Nacional, Estaduais e Municipais. Eles também auxiliaram na compreensão do quadro das políticas locais de atendimento educacional a partir das diretrizes destes planos. Esses instrumentos de coleta se dividiram em um questionário do tipo quantitativo e outro do tipo qualitativo.

Para o levantamento de dados foi realizado o download dos indicadores e dados sobre os estados dos Cerrados do Centro-Norte do Brasil especificamente que recobre parcialmente os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia do MATOPIBA e dados mais detalhados dos 24 municípios representativos da pesquisa a partir das fontes oficiais (IBGE e INEP). Esses dados foram organizados em tabelas do Excel e foi construída uma primeira base de dados em formato de planilhas do Excel, filtrando os dados dos indicadores relativos aos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A partir da organização dessas planilhas, foram realizados alguns testes com o software de análise Tableau. Posteriormente essa base evoluiu para um banco de dados mais robusto e interconectado com o software de software tableau.

Para o levantamento dos Planos de Educação foi realizado o download dos documentos relativos aos Planos Estaduais de Educação dos 4 estados e a busca dos Planos Municipais de Educação dos 24 municípios representativos. Foi realizada uma análise qualitativa dos planos, buscando a presença do alinhamento dos planos Nacional, Estaduais e Municipais.

No levantamento da bibliografia foram elencados artigos que tratam de análise de indicadores da educação e de acompanhamento de planos de educação. Também foram levantadas produções científicas que tratam sobre a região do MATOPIBA, seu desenvolvimento e indicadores econômicos e sociais, levando em consideração estudos da geografia que versam sobre a dinâmicas do agronegócio presentes nos estados e municípios da pesquisa.

Essa base de dados organizada ao longo de 2018 e 2019 sobre o tema da educação e do MATOPIBA, tanto documental quanto tabular em banco de dados, juntamente com a realização do Evento de “I Encontro da Pesquisa” e as parcerias estabelecidas com pesquisadores de outras universidades e instituições, ampliou a visão da equipe do projeto acerca dos indicadores sociais e econômicos da região dos cerrados do centro norte do Brasil, bem como das questões históricas presentes no desenvolvimento do agronegócio na região dos cerrados do centro norte e suas consequências diretas para a configuração geográfica, da dinâmica social, econômica e cultural que proporcionou as bases para a produção de textos, de orientações científicas e acadêmicas e a divulgação de resultados parciais e análises realizadas, conforme detalhado mais adiante.


Foram levantados os respectivos Planos Estaduais de Educação (PEEs) de todos os estados que compõem a pesquisa assim como os Planos Municipais de Educação (PMEs) dos 24 municípios pesquisados. Também foi feito um levantamento quantitativo e qualitativo dos principais indicadores educacionais e sociais destes municípios. Como fontes de pesquisa foram priorizadas a consulta e consideração de dados oficiais como: publicações de diários oficiais da união, de estados e municípios, dados governamentais em websites oficiais: MEC, INEP, IBGE e PNAD, entre outros de origens oficiais. Foram levantados os dados de elaboração dos Planos Estaduais e Municipais de Educação, as legislações que os promulgaram, além do levantamento dos contatos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação dos Estados e Municípios pesquisados.

Microdados do Censo Escolar do INEP

Microdados do Censo da Educação Superior do INEP

Dados da produção agropecuária IBGE

Dados do PIB da agropecuária IBGE

Levantamento Documental dos Planos de Educação


Software Tableau

Banco de Dados Postgresql

Extração dos microdados do Censo Escolar para as análises

Quantificação, mapeamento e acompanhamento das metas do PNE na região

Para o mapeamento e acompanhamento dessa meta e de seus objetivos, utilizamos os indicadores disponíveis em três fontes de dados oficiais: o PNE em Movimento, disponível em http://simec.mec.gov.br/pde/grafico_pne.php. Essa plataforma do MEC agrega e disponibiliza indicadores de todas as metas do PNE, organizando dados e microdados do IBGE, da PNAD contínua, do MEC e do INEP; o Observatório do Plano Nacional de Educação, disponível em https://www.observatoriodopne.org.br/indicadores/metas. Essa plataforma agrega e disponibiliza os indicadores de todas as 20 metas do PNE, organizando dados e microdados do IBGE, da PNAD contínua, do MEC, do INEP e de diversas outras fontes; as sinopses e os microdados Censo Escolar do INEP, disponíveis em http://portal.inep.gov.br/microdados. Essa plataforma do INEP organiza e disponibiliza os microdados relativos à Educação Básica e ao Ensino Superior em nível de detalhe de município, de escola e de matrícula. Existe ainda um sistema de Businnes Intelilgence do INEPDATA[1] com uma série de ferramentas para trabalhar os microdados de forma online, cobrindo o período de 2007 a 2014. Para o intervalo de 2015 em diante, é necessário fazer o download e análises dos microdados.

Estas três fontes de dados oficiais se complementam e convergem em suas análises e acompanhamento dos indicadores. Elas convergem no sentido de utilizarem fontes de dados básicos iguais (IBGE, PNAD, INEP entre outros), não necessariamente com seus indicadores tendo resultados iguais (possivelmente pela metodologia de calcular o indicador ter diferenças). Mais importante, elas se complementam, principalmente quando é necessário chegar no nível de município, como é proposto para esta pesquisa.

[1] INEP DATA. Businnes Intellingence. Disponível em https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Portal&PortalPath=%2Fshared%2FEduca%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica%20-%20Acesso%20Externo%2FArquivos%2FCenso%2FConsolidado%2FMatr%C3%ADculas%2FAn%C3%A1lises%2FP%C3%BAblico%20Geral%2FEnsino%20Regular%20-%20Por%20Etapa%20de%20Ensino

Fontes dos Microdados e Dados utilizados na pesquisa