Festas Populares

Um pouco sobre as principais celebrações e festas populares de Caxias do Sul.

Festa da Uva

A Festa da Uva fez a cidade de Caxias do Sul ser conhecida nacionalmente. A Festa surgiu em 1931 com uma tímida exposição, de apenas um dia, exibindo as melhores uvas colhidas naquele ano. O sucesso da primeira edição fez com que a segunda, em 1932, ganhasse espaço nobre, na Praça Dante Alighieri, onde permaneceu sendo realizada por mais três edições (1933, 1934 e 1937). Nos anos de 1940, devido à Segunda Guerra Mundial, a celebração foi interrompida. Retornou apenas em 1950, sendo inaugurada por Eurico Gaspar Dutra, quando uma nova tradição foi iniciada: a das visitas presidenciais para prestigiar o evento. Outras tradições da Festa são o desfile de carros alegóricos, que ocupa as principais ruas da cidade, e a escolha da rainha e das princesas, que trazem retratada em seus vestidos a herança cultural da cidade. A Festa movimenta economicamente Caxias, pois a cada edição, recebe milhares de visitantes, oriundos de diferentes regiões do país. É permanente o desafio de manter a sua vocação de festa comunitária e de celebração do fruto da videira, que ainda contribui para sustentar a economia local.

Vista do pórtico de entrada do Pavilhão de Exposições da Festa da Uva de 1932, localizado na Praça Dante Alighieri. Desfile do carro alegórico do Clube Alliança. Caxias, 1932. Autoria Giacomo Geremia.Fundo Remo Marcucci. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.


Exposição de uvas da Estação Experimental de Viticultura e Enologia na Festa da Uva de 1931, realizada na Sede Recreio da Juventude, atual Círculo Operário Caxiense.Caxias, 1931. Autoria Giacomo Geremia.Fundo Remo Marcucci. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Presidente Eurico Gaspar Dutra, junto com o então Governador do Estado Walter Jobim, inaugura e visita Pavilhão de Exposições da Festa da Uva.Caxias do Sul, 1950. Autoria Studio GeremiaFundo Studio Geremia. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Inauguração dos Pavilhões de Exposições do Parque Centenário para a Festa da Uva de 1975.Caxias do Sul, 1975. Autoria não identificada.Fundo Museu dos Capuchinhos. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Veja alguns vídeos da Festa da Uva

O desfile de 1950

Acervo: Cetel/UCSTV

Filme da Festa de 1954

Tomazzoni Filmes. Acervo: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

1958, coroação da Rainha

Acervo: Cetel/UCSTV

1975, os novos pavilhões

Acervo: Cetel/UCSTV
Casa de Pedra.mp4

Inauguração da Casa de Pedra na Festa da Uva de 1975

Acervo: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Acervo: IMHC/UCS
Rua Júlio de Castilhos entre as ruas Dr. Montaury e Visconde de Pelotas. Cortejo organizado para conduzir a rainha do carnaval de 1908 até os carros alegóricos. A rainha, senhorita Nayr Ronca, era filha do proprietário da farmácia Ítalo-brasileira, Hugo Luciano Ronca. O cortejo foi formado pelos sócios do Clube Juvenil.Caxias, 1908. Autoria não identificada.Fundo Metalúrgica Abramo Eberle S.A. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Carnaval

A celebração do Carnaval em Caxias ocorreu, inicialmente, por meio dos clubes sociais que promoviam desfiles pelas ruas da cidade. A partir da década de 1910, existem referências a blocos carnavalescos na cidade, como o Bloco dos Ciganos e o Bloco das Falenas, este surgido no interior do Clube Juvenil. Ao longo das décadas, outros clubes sociais passaram a promover a folia nos seus salões, como o Recreio da Juventude, o Guarany e o Cruzeiro. As primeiras agremiações carnavalescas (escolas de samba) surgiram nos anos de 1930, com origem em bairros populares, sendo a primeira escola, a Protegidos da Princesa, seguida de outras, como a Conquistadores do Ritmo. Recentemente, o Carnaval vem ganhando um novo destaque na cidade, principalmente com a criação de blocos de rua como o Bloco da Velha, o Bloco da Ovelha, e o Bloco do Luizinho. Já os desfiles de rua, promovidos pelas escolas de samba, lutam por uma retomada do seu espaço.

Carro alegórico do Clube Juvenil em desfile na rua Júlio de Castilhos defronte à praça Dante Alighieri. No alto, a Rainha do Clube Conceição Labourdette. A execução do carro é de Tarquinio Zambelli e de João Bragagnolo.Caxias, fev/1911. Autoria Domingos Mancuso.Doação Francisco Fortuna. Fundo Domingos Mancuso.Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Grupo carnavalesco do Recreio da Juventude.Caxias, 1926. Autoria Giacomo Geremia.Fundo João Spadari Adami. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Bloco carnavalesco do qual faziam parte as irmãs Saldanha.Caxias, 1919. Autoria não identificadaFundo Família Saldanha. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Grupo carnavalesco do Clube Juvenil.Caxias, fev/1919. Autoria não identificada.Fundo Família Saldanha.Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Grupo carnavalesco das Falenas, do qual as irmãs Saldanha faziam parte. Somente em 1915 começa a ter destaque a participação feminina no Clube. O Grupo das Falenas planejava e organizava diversos eventos em estilo ousado para a época.Caxias, 1925. Autoria Giacomo Geremia.Fundo Família Saldanha. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Carnaval no Recreio da Juventude.Caxias do Sul, 1963. Autoria Studio GeremiaFundo Studio Geremia. Acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Prefeito Pepe Vargas com a Corte do Carnaval 97. Fotograma 33: Delmo Schemes - Presidente do Clube Reno.
Corte do Carnaval de 1997.Caxias do Sul, 1997. Autoria Mário André Coelho de Souza.Fundo Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Carnaval de Blocos em Caxias do Sul, 2017. Acervo Bloco da Velha.
Fundo Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

A abertura oficial do Carnaval 2003 contou com o desfile das escolas de samba do Primeiro grupo: Unidos do Pôr do Sol, Protegidos da Princesa, Incríveis do Ritmo, Acadêmicos Filhos de Jardel, XV de Novembro, Unidos do É o Tchan

O desfile das escolas de samba campeãs contou com as vencedoras dos dois grupos. Primeiro grupo, ficou Campeã: Esola Protegidos da Princesa; 2º lugar: XV de Novembro e, 3º lugar: Unidos do É o Tchan. Nação Verde e Branco obteve o 1º lugar do Segundo grupo e a Escola Gaviões do Samba ficou em 2º lugar desse grupo.

Referências

  • Foto de Capa: Desfile da Festa da Uva na Av Júlio de Castilhos. Caxias do Sul, 1950. Autoria Reno Mancuso. Fundo Reno Mancuso. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
  • Agradecimento ao Bloco da Velha e Livraria Arco da Velha.