Ensino & Educação

Um breve apanhado sobre a educação e o ensino em terras caxienses.

Ensino Básico

A educação formal na região de colonização italiana do RS, no início do processo imigratório, foi organizada pelos próprios imigrantes, na forma de aulas comunitárias, sem maior apoio do governo local. Aos poucos, surgiram as instituições escolares paroquiais, as religiosas, as mantidas por sociedades comunitárias, pelo governo da Itália (por meio de sociedades de socorro mútuo), da Província ou da Intendência. A primeira aula sob a administração direta do município de Caxias do Sul ocorreu apenas em 1898. No início do século XX, congregações religiosas passaram também a atuar no campo da educação na cidade, devido à chegada das congregações religiosas das Irmãs de São José (em 1901) e dos Irmãos das Escolas Cristãs Lassalistas (1908), seguidas das Irmãs do Sagrado Coração de Maria (1928) e dos Josefinos de Murialdo (1929). Nos anos de 1930, a instalação da Escola Complementar Duque de Caxias permitiu a formação local das primeiras professoras, e foi também a instituição escolar onde houve, a partir de 1954, a oferta de curso científico (de nível Médio).

Prédio da escola pública, que foi sede da Junta Governativa Municipal, localizado na rua Silveira Martins, atual Avenida Júlio de Castilhos, esquina com a rua Marechal Floriano.Vila de Santa Teresa de Caxias, RS. [1885-1897]. Autoria não identificada.Fundo Arquivo da Diretoria da Colônia Caxias e da Comissão de Terras e Medição dos Lotes. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Esther Troian Benvenutti, primeira vereadora de Caxias do Sul, fala sobre educação, voto feminino e política.

Escola regida pelo professor Silvio Stalivieri. À direita, vê-se o Agente Consular Domingos Bersani e seu filho Ítalo Bersani, a cavalo. Domingos Bersani foi também inspetor das escolas de língua italiana das 17 léguas da zona colonial de Caxias.Vila de Santa Terese de Caxias, Distrito Santa Corona, [1908].Fundo Conceição Brustolin Abel. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Alunos da professora Suely Bascú em sua residência na rua Mateo Gianella, em visita do inspetor do município Santo Ceroni.Caxias, 1930.Fundo Suely Bascú. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

O Colégio José Bonifácio foi criado oficialmente em 1912 e reunia as pequenas "escolas isoladas ou aulas públicas" existentes na cidade. Teve como primeiro Diretor Prof. Apolinário Alves dos Santos. Funcionou em diferentes locais, mais tarde tornou-se Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza.

O prédio conhecido como “Teatro Velho”, pertencia a uma sociedade dramática que existia na cidade. Ali funcionaram os primeiros cinemas ambulantes de Caxias do Sul, no início do século XX. Posteriormente, o Clube Juvenil, comprou o prédio para sua terceira sede.

Colégio Elementar José Bonifácio, na rua Os Dezoito do Forte, esquina com a Visconde de Pelotas. Caxias, [1912]. Autoria não identificada.Fundo João Spadari Adami. Acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
SENAI - Nilo Peçanha, grupo de alunos em frente ao prédio.Caxias do Sul, déc. 1940. Autoria Studio Geremia.Fundo Studio Geremia. Acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Louseno Menegotto fala da importância do Eberle na criação do SENAI em Caxias do Sul.

Ensino Técnico

Um capítulo importante da Educação na história local foi o início das atividades do Ensino Técnico, primeiro com a instalação, em 1917, da Escola Industrial Elementar de Caxias, filial da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Décadas mais tarde, em 1944, foram iniciadas as atividades da Escola de Aprendizagem Industrial Nilo Peçanha, ligada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), também com o objetivo principal de formação técnica de jovens para a atuação na indústria. A escola do SENAI teve, no seu início, forte ligação com a Metalúrgica Abramo Eberle, que já oferecia aos seus funcionários aulas de desenho técnico e curso de alfabetização.

Fundo Studio Geremia. Acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Educação Superior

O Ensino Superior na cidade iniciou com o reconhecimento, pelo Ministério da Educação, das escolas de nível superior e das faculdades existentes em Caxias, ligadas ao Poder Público e a entidades locais, a partir do final dos anos de 1950.

Em 1959, passou a funcionar, como Escola de Ensino Superior, a Escola Municipal de Belas Artes (pertencente à Prefeitura), que oferecia os cursos de Música e de Pintura, seguida da Escola de Enfermagem Madre Justina Inês (ligada à Sociedade Caritativo-Literária São José), da Faculdade de Ciências Econômicas e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (mantidas pela Mitra Diocesana), e da Faculdade de Direito de Caxias do Sul (criada pela Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima).

Na década de 1960, reunindo esforços do poder municipal e de lideranças da sociedade civil, houve a congregação dessas cinco instituições de Ensino Superior em uma única, dando origem à Universidade de Caxias do Sul (UCS), que teve início oficial em 1967. Hoje, a UCS é a mais antiga Instituição de Ensino Superior da região da Serra Gaúcha, com ampla área de abrangência, e tem como missão promover, por meio do acesso ao ensino e ao conhecimento, e a partir da pesquisa científica, o desenvolvimento regional.

Vista aérea do Bloco A da Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, déc. 1970. Acervo: IMHC-UCS.
Notícia da instalação da UCS na capa do jornal Pioneiro de 18 de fevereiro de 1967. Acervo: IMHC-UCS.

Referências

  • Foto de Capa: Alunos na sala de aula da Escola Elementar José Bonifácio. Na foto, vê-se as professoras: Alcemira Ribeiro Lisboa e Picucha Torres. Caxias, 1922. Fundo Joaquim Pedro Lisboa. Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
  • HERÉDIA, Vânia Beatriz Merlotti. Memória e história: educação profissional numa escola industrial. História Oral, v. 21, n. 1, p. 73-94, jan./jun. 2018.
  • RECH, Gelson Leonardo; LUCHESE, Terciane Ângela. Escolas italianas no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul, RS: Educs, 2018.
  • TESSARI, Anthony Beux; RELA, Eliana; RECH, Gelson Leonardo; HENRICHS, Renato (Orgs.). UCS: 50 anos de uma universidade comunitária (1967-2017). Caxias do Sul, RS: Educs, 2017.
  • TISOTT, Ramon Victor. Formar trabalhadores, transformar a sociedade: o ensino industrial em três tempos (Caxias do Sul, 1901-1964). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.