DICAS DE PREPARAÇÃO PARA AS TUAS CAMINHADAS
De Mão Livres
A escolha da nossa mochila, dependa da utilização que lhe vamos dar, se é para uma caminhada de um só dia ou vários dias ou mesmo em autonomia. em qual quer destas 3 opções, ela deve ser leve e ao mesmo tempo robusta, de preferência com duas alças e um cinto para a cintura.
Para um só dia, a nossa mochila deve ser leve e robusta, deve ter uma capacidade ente os 20 a 30 litros, para podermos transportar um cantil ou uma garrafa de água, alguma comida, um corta-vento ou um casaco impermeável, para o caso de sermos surpreendidos por alguns aguaceiros e um polar para enfrentar uma mudança de temperatura repentina.
Para uma utilização de vários dias, mas que não tenhamos de levar o equipamento para dormir e cozinhar, deverá ter uma capacidade entre os 30 a 40 litros, tipo as caminhadas de peregrinação, para alem de alguma alimentação, água e agasalhos, também possamos colocar algumas mudas de roupa interior, neste caso sugere-se que tenha alguns bolsos laterais, para pequenos objectos, como uma lanterna ou frontal, pilhas, óculos de sol, um pequeno canivete, entre outros.
Numa caminhada em autonomia, a escolha da mochila é também muito importante, teremos de ter em atenção, que é nela que transportaremos todo o nosso equipamento, de dormir, como uma tenda ou um tarp para abrigo, o saca-cama, o colchão e o nosso material para cozinhar, a nossa própria alimentação e o nosso material de higiene. Esta deve possuir uma estrutura interior em alumínio para equilibrar todo o material no seu interior. A capacidade para uma mochila para este tipo de caminhada, dever ter uma capacidade entre os 40 a 50 litros, mas atenção, não deve transportar às costas, mais de 25% do seu peso, certifique-se que não ultrapassa este limite, correndo o risco de fragilizar as suas costas.