DICAS DE PREPARAÇÃO PARA AS TUAS CAMINHADAS
Refeição Quentinha
Cozinhar no campo e em autonomia, exige uma atenção redobrada e complicada, pelo facto de não se poder fazer uma fogueira na natureza e especialmente por causa dos fogos. Mas hoje em dia existe uma gama muito variada de utensílios para cozinhar ao ar livre, desde trens de cozinha, fogões a gás e outros combustíveis, a própria alimentação, também ela adaptada à rapidez da sua confeção.
O fogão, é dos utensílios mais importante para preparar-mos a nossa alimentação quentinha, após a nossa caminhada em autonomia, geralmente o combustível mais utilizado é o gás, mas existem outros fogões que funcionam com outros tipos de combustível, como o álcool, gasolina, diesel, querosene, parafina e até combustível de aviação.
Os recipientes mais comuns e usados, são os chamados trens de cozinha, compostos por, vários utensílios, numa só embalagem, um tacho ou panela, frigideira, prato, copo e talheres. Os de alumínio, são os mais leves, mas os mais utilizados e duradouros são os de inox ou os de titânio, estes são os mais caros, derivado à sua duração e leveza.
Os alimentos mais utilizados em autonomia são os produtos liofilizados, que mantêm os nutrientes, a cor, o sabor e a forma dos alimentos, as embalagens individualizadas são uma mais valia, que podem ser conservados em temperatura ambiente sem necessidade de frigorífico, para o preparo apenas temos de acrescentar água quente e aguardar uns cinco minutos, outra vantagem, é a redução do peso e do volume dos alimentos, tornando mais fácil o seu armazenamento e transporte, outra vantagem é que existe refeições completas, como por exemplo, carnes com diversos acompanhantes, massas, arroz de frango etc, ainda existe algumas vegetarianas, que tornaram o consumo das refeições liofilizadas um grande potencial para melhorar a nossa performance física.