Vídeos

A TV ABA é o canal da Associação Brasileira de Antropologia no Youtube.

O projeto TVABA é baseado na criação de uma plataforma web para a difusão das produções visuais da antropologia brasileira. A criação de uma web TV ligada a um repositório de vídeos poderá, além de disponibilizar e difundir material audiovisual já produzido pelos vários núcleos de antropologia visual, produzir entrevistas com os/as maiores antropólogos/as brasileiros/as, etc. O objetivo é abrir um diálogo entre pesquisadores que trabalham com temáticas específicas. Neste sentido, a utilização do audiovisual é aqui fundamental para a produção de um conhecimento polifônico, onde a autoridade da descrição etnográfica seja compartilhada e plural. Este trabalho constituirá a base de dados para a produção bibliográfica e audiovisual sobre a história da antropologia brasileira e os seus mais importantes debates contemporâneos.

IRIS DAN/UnB é o canal do Departamento de Antropologia da UnB no You Tube.

O Laboratório de Imagem e Registro de Interações Sociais -- IRIS é instância interna do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília composta pelos quadros docente e discente do mesmo e voltada a subsidiar, apoiar e promover o uso de recursos audiovisuais em atividades de pesquisa, ensino e extensão dos mesmos. Compreende ainda finalidade do Laboratório o estímulo a produção de conhecimento prático e teórico acerca da relação entre a prática antropológica e os recursos audiovisuais em todas as suas dimensões.

INAH TV, canal do Instituto Nacional de Antropología e Historia (México) no You Tube.

Bienvenidos al canal del Instituto Nacional de Antropología e Historia. A través de este medio se dan a conocer las actividades del instituto en materia de investigación, protección y difusión del patrimonio prehistórico, arqueológico, antropológico, histórico y paleontológico de México.

Canal You Tube do Museo Nacional de Antropología (México).

Coleção de documentários, vídeos etnográficos e outros materiais disponibilizados pela antropóloga brasileira Regina Abreu. Acesse aqui. Destaque para uma série de 12 documentários sobre os Museus do Rio de Janeiro, realziados pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Durante el año 2008 el Colegio de Graduados en Antropología de la República Argentina se propuso impulsar la creación del Ciclo de encuentros “Trayectorias”. En el mismo se realizan entrevistas a antropólogos y antropólogas locales y regionales que recuperan: en primer lugar su biografía, y a su vez los sentidos construidos acerca de su práctica profesional. El objetivo que persigue este proyecto es construir un Archivo Videográfico Público, que, entre otras cosas, plasme en un registro audiovisual aquellas historias de vida que han contribuido al desarrollo de la Antropología local y/o regional, y por otro lado -siendo lo sustancial- pretende aportar a la reflexión de la disciplina sobre la práctica profesional situada.

Desde las trayectorias de vida registradas es posible acceder a las particularidades socio-históricas desde las cuales se desplegó y despliega nuestra práctica profesional; asimismo también permite abrir el debate acerca de la necesidad, o no, de un marco regulatorio de la práctica profesional (código de ética, matricula profesional, entre otros), y por último habilita a reflexionar acerca del rol que asumieron y asumen las asociaciones profesionales que nuclean antropólogos de América Latina.

Entrevista com Egon Schaden (1913-1991). História da Antropologia no Brasil. Assista aqui.

Entrevista a Carlos Rodrigues Brandão, no programa "Memória Científica", da TV da Universidade Estadual de Campinas. Assista aqui.

Vídeos do Centro de Estudos Ameríndios de São Paulo (CEstA). Veja a lista e os links aqui.

Cátedra de Pensamiento Crítico en Antropología. Invitado: Eduardo Restrepo. Assista aqui.

Conversación de Néstor García Canclini con Claudio Lomnitz sobre Antropología en América Latina. Assista aqui.

História, Antropologia e Arte: Entrevista com Lilia Moritz Schwarcz. Assista aqui.

HISTORIA, LENGUA Y SOCIEDAD EN PARAGUAY. En esta entrevista, Bartomeu MELIA describe su entrada como antropólogo en Paraguay, dando cuenta de los distintos grupos indígenas con los que entra en contacto. A partir de su larga permanencia en América del sur, presenta una introducción sobre los principales trabajos realizados con las comunidades. Assista aqui.

Documentário DIARIO GUARANI - Padre Bartomeu Melià Lliteres. Assista aqui.

Bartomeu Meliá: "Para los guaraníes vender es vengarse, somos vengadores". Assista aqui.

Luis Guillermo Vasco Uribe - Reflexiones sobre las Metodologías en la Antropología - 2016. Assista aqui.

Fórum Vozes Vegetais. Diversidade, Contradomesticação, Feminismo e História da Floresta. 2019. Assista aqui.

VI Conferência Curt Nimuendaju. Com Tania Stolze. "Parecida com os peixes: um relato etnográfico de Belo Monte a partir de um apelo do povo Juruna da Volta Grande do Xingu". Assista aqui.

Lições de Fala: Diálogos Ameríndios . A partir de um diálogo com convidados indígenas, este Seminário propõe-se a explorar a centralidade e a potência da fala nas sociocosmologias de diferentes povos das terras baixas da América do Sul. Como escreveu Pierre Clastres, a linguagem é, para estes povos, não um mero instrumento a serviço da comunicação, mas algo a ser “celebrado”, usado com o máximo de cuidado, uma vez que atua na composição de pessoas e coletivos. Assista aqui.