Red Fox - 16/08/2020
Na quinta-feira dia 13 de agosto, a Epic Games lançou um sistema de pagamentos interno de seu jogo Fotnite para dispositivos mobile. Com isso os jogadores podem pagar por V-Bucks diretamente para a empresa, contornando os sistemas de pagamento da Google e Apple, que retém 30% do valor de cada compra.
Porém, algumas horas depois a Apple se pronunciou contra tal sistema, retirando o jogo da App Store e abrindo processo contra a Epic, e seguindo isso, a Google fez o mesmo em seu sistema. Mas o que isso realmente afeta a Epic Games e o Fortnite?
A Queda de Fortnite
Por muito tempo o Fortinte foi o carro chefe da Epic Games e o maior BR de todos, sendo o jogo mais jogado do mundo. Não perdendo tempo, a produtora portou o jogo para todas as plataformas, e hoje ele pode ser jogado em qualquer dispositivo seja PC, console ou mobile. Com isso, surgiram diversas coisas relacionadas ao jogo, como videos e lives do Fortnite pela internet, Twitch TV ascendendo dentre os serviços, e-sports do jogo e o surgimento de super jogadores, como o próprio Ninja.
Mas o tempo passou, muitos BR surgiram e superlotaram a categoria, outros jogos seguiram os passos de Fortnite e assumiram seu lugar de destaque, além de que o próprio jogo já não agradava tanto quanto no início. Eventos especiais, skins e colaborações gigantes como com a Marvel e DC Comics, trouxeram uma sobrevida ao jogo, mas nunca angariou o sucesso novamente. As pessoas já começaram a esquecer de Fortnite.
Então a Epic viu nisso a queda de seu maior sucesso e percebeu que estava um pouco defasada. Já tinha lançado outros jogos como Dauntless (excelente mas específico a um tipo de público), Rocket League por meio da compra da Psyonix, e o sucesso da Epic Store no PC que fazia a Epic se lançar no mundo dos jogos, mesmo sem muitos jogos. Além disso, jogos grátis toda semana e o sistema de crossplay e crossave chamavam mais público para o lado da empresa. Mas essas coisas não dão lucro para a empresa.
Se Juntando com Seus Rivais
A Epic viu que Fortnite não estava tendo mais tanto sucesso nem lucro para a empresa, e um dos meios que menos gerava dinheiro é via mobile. Visando lucro, a Epic lançou o sistema de pagamentos interno direto para ela, contornando a pesada fatia de 30% que a Google e Apple detém sobre cada transação feita em suas lojas. Porém isso infere ao contrato estabelecido pelas compras nas lojas, fazendo a remoção do jogo válida.
Mas o que toda essa confusão prova é o simples fato de que Fortnite está morrendo. Sem tanto sucesso ou jogadores como no início, o jogo tende a ser cada vez mais esquecido pelo público, seja nas lives, vídeos ou até mesmo nas lojas. E mesmo com a Epic desesperada por salvar o jogo (ou pelo menos lucrar com ele) é inevitável que Fortnite acabe caindo no esquecimento como seu antigo rival PUBG.