PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS LITE

PUBG Leve e Grátis? Infelizmente não mais!

Red Fox - 04/08/2020

PUBG foi o responsável por tornar o gênero battle royale um fenômeno mundial, mas sua versão Lite promete entregar a mesma experiência por muito menos investimento, já que a versão padrão é paga, pesada e repleta de bugs. Mas será que vale a pena levar menos, mesmo que seja gratuito?

O BR Clássico

A PUBG Corporation andou ocupada nos últimos tempos, portando seu battle royale para os mais diversos formatos e plataformas, com portes em PCs, consoles e mobiles. Mas uma das reclamações mais constantes dos jogadores era a necessidade de hardwares muito potentes para rodar o jogo, uma vez que suas exigências não são muito amigáveis. Com isso em mente, a empresa decidiu lançar o PUBG Lite em versão Beta, disponível somente para PCs, onde o importante é rodar o jogo nos hardwares mais simples possíveis, e incrivelmente eles conseguiram!

Caso não conheça, o jogo é no estilo battle royale onde 100 jogadores caem juntos em uma ilha e o último sobrevivente é o grande vencedor da partida. Para isso estão disponíveis os mais diversos itens espalhados pela região, como coletes, mochilas e muitas armas. Além disso a região é colapsada por uma barreira de energia, forçando os jogadores a irem para o centro do mapa, região ainda habitável, e assim encontrando outros jogadores. A necessidade de movimentação e atenção constantes, aliado ao alto grau de verossimilhança tornaram PUBG um dos jogos mais jogados e apreciados do mundo.

Corre dos tiros! Fonte: O Autor

Menos é Mais (ou não)

PUBG Lite consegue entregar tudo o que o original têm: as armas, os itens, as localizações, e o próprio sistema de progressão. Tudo está lá como no original, mas com uma grande diferença: gráficos piorados. O grande complicador do PUBG sempre foi sua física e interações, tentando ser as mais realistas possíveis, e pesando demais em termos de processamento bruto, consumindo muito dos processadores e consequentemente das placas gráficas. Poucos PCs rodavam o jogo nas configurações altas ou até medianas por conta de suas exigências que, além de gráficas, pesavam muito na física do jogo.

Sua versão Lite não elimina o fator realismo ou altera a física presente, pois no caso tornaria-o outro jogo. Então a solução foi a redução gráfica absurda, divergindo as versões de tal modo que a versão original parece um remastered do Lite. Nesta questão tudo é piorado, desde texturas de baixa qualidade e objetos menos importantes (como folhagens e gramas) alterados para formas bidimensionais, até em questões mais profundas como distancia de renderização super encurtada e seccionamento do som em basicamente 8 direções.

A imersão gráfica no jogo é bastante alterada uma vez que se parece com um game de PS2 muito bem feito, mas ainda sim é divertido de se jogá-lo, pois tudo do jogo original está lá. E em termos de objetivos, PUBG Lite alcança o que os jogadores pediram: um jogo mais leve. Mas nisso o game se supera, tendo exigências mínimas de hardware tão baixas que qualquer máquina consegue rodá-lo sem problemas.

Esperando os outros 100 players. Fonte: O Autor

Na porta do Fortnite

Outro battle royale de muito sucesso é Fortnite, da Epic Games, no qual entrega um visual mais cartunesco e uma física nada realista. Mas um dos principais ponto em que ele se saiu muito bem, e por vezes melhor que o PUBG, é o fato dele ser oferecido totalmente grátis, não custando nada aos jogadores desfrutarem do título. Com isso, PUBG viu seu público em potencial despencar, fazendo com que hoje tenha muito menos jogadores ativos. A versão Lite veio para corrigir isso também, entregando um jogo totalmente gratuito e assim enfrentando cara a cara seu antigo adversário Fortnite, e outros títulos posteriores também gratuitos, tais como Apex Legends.

Minha experiência com o jogo foi razoavelmente boa, não tendo problemas em relação a bugs ou travamentos. As mecânicas funcionam muito bem, como a sua física, mesmo faltando algumas animações para poupar processamento. Cada item e arma têm suas propriedades e características, podendo-se optar por diferentes formas de se jogar, como força de recuo, velocidade de trajetória das balas e tipos de equipamentos acopláveis. Minhas únicas reclamações são em relação ao sistema de anti-cheat inexistente no jogo, tendo que os próprios jogadores denunciarem quem estiver usando de trapaças durante a partida, e em relação a rede de servidores do jogo que cai diversas vezes, gerando lags e frustração em alguns momentos.

Veredito

PUGB Lite trouxe a proposta de ser extremamente leve e acessível, conseguindo isso através da redução gráfica absurda no jogo, exigindo quase nada de hardware para ser jogado. Tudo foi portado do original, mas os bugs foram agora corrigidos, tornando a experiência melhor. Apesar disso a falta de inovação pesa no jogo, oferecendo de novo um battle royale simples e básico, nada além do original, mas não o elimina de ser uma boa opção de jogo gratuito e leve.

PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS LITE

Desenvolvedora: PUBG Corporation

Publicadora: PUBG Corporation

Lançamento: Janeiro de 2019

Plataformas: PC