Red Fox - 06/03/2021
Imagine um jogo onde o importante é estar sempre em movimento, escalando e atirando em tudo o que vê pela frente. Esse é Sunset Overdrive, o exclusivo de ação maluca e divertida que abriu a geração do Xbox One!
O cartunesco maluco
Sunset Overdrive é um jogo de ação e aventura open-world com elementos de tiro e parkour, desenvolvido pela Insomniac e distribuído exclusivamente para Xbox One em seu lançamento, depois vindo para o PC.
Em termos técnicos o jogo apresenta gráficos bem cartunescos mas muito bem trabalhados, com o jogo utilizando muito dessa linguagem para trazer graça à diversos momentos como explosões ou falas implícitas. O visual é semelhante ao de HQs e desenhos punks, bastante colorido e rico de elementos visuais gráficos, entretendo os olhos do jogador em várias situações e quase nunca deixando a desejar do que é apresentado em tela.
Desde o início o jogador é apresentado ao sistema de movimentação no cenário, podendo ele subir, escalar e pular por cima de qualquer coisa do cenário. Também existem mecânicas como deslizar, quicar e se pendurar, tudo isso ajudando o personagem a se movimentar pelo mundo do jogo.
O cenário é repleto de itens e elementos interativos que o jogador pode usar em combate ou em movimentação, como deslizar por cordas e corrimãos, com diversos postes e fios espalhados pela cidade, ou quicar em objetos como trampolins, usando carros, pneus ou lixeiras para isso. A cidade é bastante vasta e bem rica em seus elementos diversificados, com áreas especificas para cada elemento, como o centro cheio de prédios ou os subúrbios com fábricas e usinas gigantes, mas sempre tendo os elementos básicos de movimentação do personagem.
E em termos de movimentação é muito satisfatório usar tudo isso a seu favor! Você pode facilmente deslizar por onde quiser, saltar pelas paredes e se atirar nos altos de prédios, lembrando muito o Spider-Man de PS4!
Faça muito grind!
O jogo se concentra em dois pilares: a movimentação fluida e maluca com o sistema de tiro. O jogador deve ficar em constante movimento para não ser acertado pelos inimigos (e que são muitos!) e também atirar neles enquanto faz parkour pelo cenário. Em alguns pontos ele lembra InFamous, com manobras aéreas e tiro em terceira pessoa, mas criando um estilo único maluco e frenético onde não se pode ficar parado.
A variedade de inimigos é bastante, variando desde os monstros que se encontra nas ruas, gangues duronas muito bem armadas, ou até robôs super tecnológicos. Dentre esses grupos existem vários tipos de inimigos, como monstros rushadores, tanques ou explosivos, robôs de tiro longo, robôs de melee, ou atiradores de granadas que ficam nos telhados. E muitas vezes o jogador deve enfrentar todos esses inimigos ao mesmo tempo, se tornando um verdadeiro caos no ambiente e uma confusão maluca que deve se resolver no tiro!
Para enfrentar tudo isso o jogador conta com diversas armas disponíveis no jogo, como rifles automáticos, lança ursinhos de pelúcia explosivos, metralhadora de disco de vinis, ou até regadores ácidos, tudo criado com sucata do apocalipse vendido por Jack Dois-Chapéus. Caso queira pode se ganhar AMPs, mods para as armas e para o próprio personagem ao defender sua base contra hordas de monstros, assim se melhorando para enfrentar inimigos mais poderosos.
No caso da movimentação o jogo promove o que ele chama de ESTILO, um contador de pontos onde quanto mais movimentos malucos e acertos de tiros o jogador fizer, mais fortes os AMPs ficam. Caso o jogador seja acertado ou não acumule pontos o nível de ESTILO abaixa, desativando os mods instalados pois eles só funcionam com um certo nível de pontuação.
Uma das coisas mais interessantes do jogo é o sistema de customização do personagem, com o jogador podendo escolher desde roupas de cima, de baixo, chapéus, sapatos e até roupas íntimas! O personagem têm 4 modelos de corpo, dois masculinos e dois femininos, e com diversas opções de rosto, cabelo e cores, tudo podendo ser equipado nas bases espalhadas no mapa.
Sou eu! Fizzie!
A história do jogo se passa em Sunset City, onde a grande empresa de tecnologia Fizzco lançou um novo energético que, por um erro em sua fórmula química, transformou a população da cidade em monstros horrendos. A cidade foi totalmente isolada do mundo para os monstros não sairem de lá, com a própria Fizzco controlando tudo.
O jogador é um sobrevivente no meio desse apocalipse, se mantendo vivo com a ajuda de Walter, um velho que tenta sair da cidade voando com um carro adaptado. E com o passar do tempo mais personagens entram na vida do jogador, como Sam o amigo nerd, o chefe de tropa Brillcream, e o rei dos Fargarthians Ignatius, cada um com suas histórias malucas e divertidas complementando ainda mais o jogo. No final o jogador entende que o importante de toda a jornada não é sair da cidade, e sim salvar seus amigos das mãos da Fizzco.
Tiro e mais grind!
Talvez um pouco da minha experiência com outros jogos de movimentação e ritmo acelerado me ajudaram a dominar as mecânicas do jogo, mas Sunset Overdrive me surpreendeu em todos os fatores, seja em seu gameplay ou em sua história, ou até mesmo em suas referências magníficas de diversas coisas da cultura pop e geek, assim como outros jogos! Lutar e atirar nos monstros enquanto se movimenta pela cidade é extremamente fluido e divertido, com o jogador sempre querendo repetir toda a confusão das batalhas só pela diversão.
Diria que o único ponto decepcionante é que o jogo é exclusivo de XONE, sendo disponível também para PCs, sendo ele o jogo de apresentação do console. Não é rebaixando o jogo, mas InFamous: Second Son entrega um jogo muito mais desenvolvido e trabalhado, mostrando já de cara todo seu investimento, enquanto em Sunset demora para perceber o quão bom é o jogo.
Veredito
Sunset Overdrive é um jogo divertido, engraçado, rápido e muito maluco. Juntando um TPS com movimentações de parkour, o jogador é apresentado a um mundo aberto e livre para ele atirar, deslizar e explodir tudo o que vê pela frente. O jogo aproveita bem o sistema de grind, onde quanto mais o jogador se pendura e desliza fazendo movimentos malucos, melhor o desempenho de suas armas e habilidades são. E sua história e personagens são extremamente divertidos e engraçados complementando muito bem o mundo do jogo. O único problema de Sunset é sua apresentação que, para muitos, aparenta ser um jogo infantil e sem graça quando comparados aos exclusivos do PS4, mas fora isso o jogo é excelente para quem procura ação e diversão sem grandes preocupações.
SUNSET OVERDRIVE
Desenvolvedora: Insomniac Games
Publicadora: Microsoft Studios
Lançamento: Outubro de 2014
Plataformas: XONE e PC