Red Fox - 07/03/2021
Na terça-feira dia 02 foi revelado que a Epic Games comprou a desenvolvedora Mediatonic. A notícia foi dada através de um tweet da própria empresa, falando que estava muito grata por essa união. E para quem não sabe, a Mediatonic é a desenvolvedora por trás de Fall Guys: Ultimate Knockout! Ambas não deram muitos detalhes sobre o futuro do jogo, mas agora é quase certo que o jogo entre no esquema da Epic, sendo oferecido gratuitamente na Epic Store com crossave e crossplay entre todas as plataformas por meio de uma única conta.
Epic atacando!
A bastante tempo a Epic Games entrou no mercado de plataformas de distribuição de jogos digitais no PC com a Epic Games Store, fazendo frente principalmente a Steam. Mas como plataforma estreante ela não possuía tantos títulos em seu catálogo, se resumindo em jogos da própria produtora e indies que se arriscaram na loja. Com o tempo mais e mais estúdios começaram a distribuir seus jogos na plataforma, com a própria Epic dando alguns incentivos como porcentagens maiores das vendas para elas.
Mas a Epic achou alguns jeitos muito lucrativos, como pagando quantias absurdas por exclusividade temporária de títulos para a plataforma ou a venda de créditos e a distribuição de jogos gratuitos toda semana para qualquer um que entre com uma conta, atraindo mais jogadores para a loja e sendo muito criticada por tais práticas. E um dos métodos mais recentes que ela encontrou é a aquisição de estúdios inteiros, produtores de geralmente um jogo online de sucesso, como o caso da compra da produtora de Rocket League Psyonix. Nisso ela torna o título de distribuição exclusiva da Epic Store e totalmente gratuito, se juntando a outros jogos F2P da empresa como Fortnite e Dauntless.
A ideia básica da Epic é juntar mais jogadores em sua plataforma, oferecendo jogos bons e gratuitos para todos e com uma série de vantagens como crossplay e crossave, ganhando na venda de créditos para o jogo como acontece em Fortnite e Rocket League, forçando o jogador a comprar caso queira itens cosméticos.
Não que seja uma prática ruim, já que quanto mais jogos gratuitos de qualidade melhor para os jogadores, mas se torna um pouco de descaso com os jogadores que compraram tais títulos antes de se tornarem gratuitos. Falo por mim mesmo que comprei Rocket League na Steam, ganhando nada mais que alguns carros de DLCs e todos os itens cosméticos de loot-boxes, o que podem ser todos ganhos in-game. E caso a Epic aplique seu "formato" a Fall Guys (o que é quase certo que aconteça), a dúvida que fica é: quais itens cosméticos vou ganhar?
E fique ligado aqui em 2PLAYERS para mais notícias como essa do mundo dos games!