Projetos de Pesquisa

Coletânea “Conversas com o rio Doce” (13 cadernos temáticos)

Caderno Temático 3 – Memórias do rio Doce

Tipo de ação: Extensão/Pesquisa

Responsáveis:  Patrícia Falco Genovez/José Luiz Cazarotto

Disciplinas:  Patrimônio Cultural e Técnicas Retrospectivas

Descrição da atividade: Educação Patrimonial (O material produzido pela Coletânea Conversas com o rio Doce tem como objetivo uma aproximação com a população, buscando estabelecer um diálogo sobre o rio Doce. O Caderno Temático 3 traz a memória do rio numa linguagem acessível para crianças do ensino fundamental.).

Justificativa:  Esta ação de extensão e de pesquisa (projetos “Relação com o saber e Educação Ambiental: uma pesquisa com estudantes em tempo integral”, apoiado pelo CNPq, e “Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares“, coordenados pela profa. Dra. Maria Celeste R. F. de Souza) promove a Educação Patrimonial e consolida o papel da Univale na preservação da memória local e regional.

Data de realização da atividade: 28/10/2021

Alcance quantitativo: 73 escolas da rede municipal e população de Governador Valadares e região.

Alcance qualitativo:  O material disponibilizado traz impacto significativo para a promoção da Educação Patrimonial, tornando-se um instrumento para professores e alunos da rede municipal. A médio prazo pode produzir uma mudança de mentalidade no tocante à memória do rio e da cidade.

ARTIGO

GENOVEZ, Patrícia Falco; LISBOA, Débora Tameirão. (Entre)linhas arquitetônicas e a configuração de multiterritorialidades: sofrimento e rejeição a partir da igreja de São João Batista (Itueta/MG). Pixo - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade. V. 5, n. 19, p. 124-143, 2021. 

http://https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/article/view/20644/0

Tipo de ação: Pesquisa

Responsáveis:  Patrícia Falco Genovez/Débora Tameirão Lisboa

Disciplinas:  Patrimônio Cultural e Técnicas Retrospectivas/Projeto Arquitetônico

Descrição da atividade: Pesquisa e interdisciplinaridade (O material produzido pelas autoras trata do sofrimento vivenciado com o deslocamento da população de Itueta em função da construção de uma barragem hidrelétrica. Com uma perspectiva interdisciplinar abordou-se a demolição de um antigo templo, a construção de um novo (em novo estilo) e a rejeição do mesmo pela comunidade. Inúmeras questões surgem em função disso: o peso da cultura, o valor dos recursos simbólicos intrínsecos aos elementos arquitetônicos, as multiterritorialidades, conflitos e tensões, etc.

Justificativa:  Esta ação de pesquisa entrelaça a memória da população, a arquitetura e os símbolos religiosos. Além disso, a experiência de Itueta é um alerta para que a arquitetura não se torne protagonista de futuros crimes antropológicos ao contribuir para um desenraizamento desumano e insensível, como o ocorrido. Em vista disso, a pesquisa promove o respeito a cultura local em intrínseca articulação com a arquitetura e consolida o papel da Univale na preservação da história e da memória local e regional.

Data de realização da atividade: 11/09/2021

Alcance quantitativo: pesquisadores interessados em Arquitetura e Urbanismo, Artes, Filosofia, Educação, Geografia e Psicologia.

Alcance qualitativo:  O artigo, além de explicitar aspectos teóricos interdisciplinares e uma metodologia voltada para a semiótica social, não deixa de ser também uma denúncia contra as soluções técnicas e desumanas comuns em procedimentos tecnocráticos que envolvem deslocamento de populações.