Histórico

Turma de arquitetura e urbanismo

Alunos com maquete da disciplina de PIAUP

Alunos em viagem a Belo Horizonte

Alunos em visita a cidade administrativa

A história de implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIVALE, remonta a 1999 a partir de uma lacuna observada no contexto universitário da região, quando muitos jovens buscavam formação nesta área profissional em universidades distantes da cidade. Belo Horizonte era, na maioria das vezes, a opção mais viável em Minas Gerais. Em consideração a esta realidade, a UNIVALE começou a articular e planejar a oferta do curso. A autorização foi obtida através da Resolução CONSEPE 020/2001 em 04 de julho de 2001, tendo o curso sido inaugurado em 2002.

Em 2007, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) visitou a UNIVALE, tendo avaliado o curso com o conceito B. Desde então, através de seus egressos, o curso vem contribuindo para o desenvolvimento da cidade com a produção do espaço urbano não somente como determinação topográfica, histórica e social, mas como fruto de um projeto coletivo em constante diálogo com o poder público. Várias intervenções foram realizadas em bairros da cidade reafirmando, desta maneira, o relacionamento entre natureza e arquitetura, espaço público e privado, através de estratégias de recuperação e revitalizações que priorizam ações de natureza holística e integrada.

Estas ações, realizadas em áreas degradadas ou obsoletas, relacionam-se à necessidade de gerar efeitos multiplicadores da dinâmica econômica da cidade, bem como atrair investimentos. Desta forma, o que parece ser apenas uma ação pontual, na verdade se encontra relacionado à cidade em sua totalidade, contribuindo para a recuperação não apenas das periferias, mas para a preservação do patrimônio histórico, promoção de habitação e ações diretas sobre os espaços públicos.

    Por haver sido pioneiro na oferta em Arquitetura e Urbanismo, o curso tornou-se referência para muitos jovens de cidades vizinhas que, ao concluírem seus estudos e retornarem para suas cidades de origem, contribuíram também com projetos de revitalizações de praças, paisagismo e construções diversas.

        Ao longo destes 20 anos de existência o curso de Arquitetura e Urbanismo vem se consolidando através da formação de profissionais que atuem nas áreas de edificações, em planejamento urbano, conjuntos arquitetônicos e monumentos, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio e do ambiente natural, e a utilização racional dos recursos disponíveis. Desta forma, o curso sempre esteve empenhado em propiciar uma formação profissional qualificada para o exercício da profissão do Arquiteto e Urbanista, com base no rigor científico, intelectual e ético, proporcionando ao egresso sua autorrealização profissional e cidadã.