Projetos desenvolvidos no ano de 2024

Projeto de extensão EMAU - Praça do Cidade Nova

Os moradores do entorno da praça do Bairro Cidade Nova, buscaram o curso de arquitetura na intenção de desenvolver um projeto de adequação para o espaço . A comunidade havia buscado a prefeitura que se prontificou a executar as melhorias diante da apresentação de um projeto.

Os alunos da extensão desenvolveram e apresentaram o projeto que conceituaram como "Janela do Sol". Os moradores ficaram muito  satisfeitos  com o projeto elaborado no Escritório Modelo  e vão apresenta-lo à prefeitura para a execução.

Projetos desenvolvidos no ano de 2023

Projeto de extensão EMAU - Córregos do Bernardo

Durante o período de desenvolvimento do projeto de extensão, foi elaborado o projeto de uma capela velório para o distrito de Córregos do Bernardo. A capela está localizada no terreno da Igreja Nossa Senhora das Graças, no qual também já foi elaborado o projeto de um anexo, com um salão de festas coberto, que atenderá às festividades da igreja.

O projeto da capela surgiu diante da necessidade da comunidade de ter um local apropriado para velar seus integrantes. Assim, foi desenvolvido um espaço que além do salão principal, que é o espaço da capela em si, também abriga um quarto, para que os entes queridos possam descansar durante o uso da capela; além de instalações sanitárias feminina e masculina, uma copa e um DML. Além disso, a parte destinada ao apoio de quem estará utilizando a capela é rodeada por uma varanda e ao todo o projeto soma 97,65m².

A capela segue o estilo da igreja existente no local, seguindo o padrão construtivo e os revestimentos utilizados. Com a paleta de cores, azul e branco, o tijolinho aparente também foi utilizado para compor a fachada com um elemento vazado. O salão principal é iluminado com pendentes, na parede dos fundos um rasgo em forma de cruz permite que a luz passe e que parte da paisagem seja observada.


Projeto de extensão Univale na Praça

O projeto de extensão desenvolvido na Praça de Esportes, de Governador Valadares, teve como objetivo propor uma revitalização da iluminação e no paisagismo da praça. Assim, após visita técnica realizada no local para levantamento de dados foi possível concluir que a iluminação estava precária, tendo vários locais com ela inexistente.

Diante disso, foi desenvolvido o projeto lumínico, que procurou levar iluminação para todos os espaços, gerando maior segurança e conforto aos usuários. 


A entrada foi iluminada com balizadores que guiam o visitante em todo o trajeto até as quadras, piscinas e outras instalações. Postes de iluminação já existentes na praça receberam outros refletores, para atender o lado em que não era iluminado. Na quadra de areia e no playground foram instalados mais poste de iluminação, para poder iluminar a área que até então era bem precária. Além disso, foi realizada também uma intervenção no paisagismo, preservando as vegetações existentes e complementando-as nos locais em que se fazia preciso.


Projetos desenvolvidos no ano de 2022

Projeto de extensão EMAU - Córregos do Bernardo

No projeto elaborado foi proposta uma ampliação da área de festas e substituição da cobertura existente, que se estende até a cozinha desse espaço. É importante ressaltar que essa cobertura encontra-se em péssimo estado de conservação, tendo sido constatado cupim no madeiramento e deterioração das telhas de fibrocimento (espessura inferior à 5mm).

O espaço de festas terá uma área total de 268,80m², contará com cobertura em estrutura metálica; o fechamento dos fundos deverá ser executado em blocos de concreto, completando o muro existente até a altura da cobertura. Propõe-se também uma parede em tijolos cerâmicos maciços e aparentes para dividir o espaço de festas dos lavabos.

Estendendo a cobertura até a cozinha, criou-se mais um espaço coberto, aumentando a área social do salão.

É importante ressaltar que, exceto a ampliação da área coberta destinada ao salão de festas, os demais ambientes não serão modificados, somente a substituição da cobertura.   Esta será executada para o salão de festas e também para cobrir os demais ambientes.

Tomou-se cuidado para locar o salão com os afastamentos necessários da igreja existente, visto que esta se encontra em processo de inventariado junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) de Minas Gerais.

O salão de festas proposto pode ser visualizado na Figura 5, cujas imagens foram obtidas por meio da maquete eletrônica elaborada para o local. Nota-se que a cobertura receberá uma platibanda de fechamento.


Projetos desenvolvidos no ano de 2021

Intervenções artísticas na comunidade do Buracão 

Tipo de ação: Atividade de extensão 

Responsáveis: Professores Simone Amaral e João Marcos 

Disciplinas: Composição Tridimensional 

Período: 1º período 

Descrição da atividade: Pintura das escadarias e de muro na entrada da comunidade do Buracão, bairro Carapina, em Governador Valadares - MG, a partir de trabalho compositivo realizado pelos estudantes na disciplina Composição Tridimensional. 

Justificativa: A atividade está em conformidade com o Plano Nacional de Extensão Universitária, onde a  UNIVALE estabelece objetivos da extensão que repercutem nos projetos pedagógicos dos cursos, tais como a curricularização da extensão, como processo acadêmico definido e efetivado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, em função das exigências da realidade, indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. Essa ação contribui para assegurar a relação bidirecional entre a Instituição e a sociedade, de tal modo que os problemas sociais urgentes recebam atenção produtiva por parte da UNIVALE. 

Data de realização da atividade: 11 de julho de 2021 

Alcance quantitativo: Por volta de 15 participantes internos e 10 participantes externos. 

Alcance qualitativo: A ação foi importante para dar visibilidade a uma comunidade que fica à margem de ações concretas do poder público, além de contribuir com a beleza estética proporcionada pela intervenção artística na comunidade, além da construção de uma auto-imagem positiva por parte da comunidade. A ação também mostra as ações extensionistas da UNIVALE e seu compromisso com as comunidades locais.

Como instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES), a Univale, por meio de suas ações extensionistas, reafirma sua interlocução com os diversos segmentos sociais, de forma a contribuir para o desenvolvimento das comunidades em seu entorno, cumprindo sua natureza institucional, na promoção da democratização do saber acadêmico e científico.

A ação atende aos cinco eixos fundantes da política extensionista:

1) A interação dialógica entre a universidade e a comunidade como cerne da dimensão ética dos processos de extensão universitária; 2) A interdisciplinaridade e interprofissionalidade na superação da dicotomia entre generalismos e especializações em respostas à complexidade da realidade social e da atuação profissional; 3) A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão que oportuniza a produção de conhecimentos por meio de metodologias participativas, no formato investigação-ação, envolvendo tanto o ensino quanto a pesquisa na dialogicidade extensionista; 4) O impacto na formação do estudante, ampliando seu universo de referência e oportunizando o contato direto com as grandes questões contemporâneas da sua área, colocando-o como protagonista de sua formação técnica e cidadã; e 5) O impacto e transformação social e institucional, contribuindo na solução de problemas sociais qualificando as demandas e antecipando as necessidades dos vários grupos sociais e, prioritariamente, das populações mais vulneráveis na perspectiva da inclusão. 

Lançamento da Cartilha Educação Patrimonial

Tipo de ação: Extensão curricularizada

Responsáveis:  Patrícia Falco Genovez/ Maria Terezinha Bretas Vilarino (Ilara Duran fez o contato com o Conselho Deliberativo do Patrimônio)

Disciplinas:  Patrimônio Cultural e Técnicas Retrospectivas

Descrição da atividade: Educação Patrimonial (A Univale autorizou a utilização de um material de Educação Patrimonial pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura - A Secretaria de Educação imprimiu o material e distribuiu nas escolas municipais).

Justificativa:  Esta ação de extensão promove a Educação Patrimonial do município, favorece a pontuação do ICMS Cultural local junto ao IEPHA e consolida o papel da Univale na preservação da memória local e regional.

Data de realização da atividade: 24/09/2021

Alcance quantitativo: 73 escolas da rede municipal

Alcance qualitativo:  O material disponibilizado traz impacto significativo para a promoção da Educação Patrimonial, tornando-se um instrumento para professores e alunos da rede municipal. A médio prazo pode produzir uma mudança de mentalidade no tocante à memória local.