Centro cultural como forma de reabilitação da Açucareira 

Orientador:  Professor Igor Monte Alto Rezende, 2019

Aluna: Larissa Requel 

Desde o encerramento de suas atividades industriais em 1970 devido à escassez de matéria prima regional, a Açucareira é utilizada para sediar eventos culturais diversos. Ela já foi sede do Museu da Cidade entre 1995 e 1999, e, até a última década, seu espaço externo dava local à anual Festa da Fantasia.

O principal intuito desse projeto é reinseri-la no cotidiano dos moradores através do restauro desse patrimônio histórico municipal tão importante para a história da cidade. Hoje em dia, o prédio da Açucareira sofre as consequências das intempéries e da falta de manutenção adequada, além de gerar despesas para o governo da cidade.

Para que o prédio pudesse se transformar num centro cultural completo, a estrutura existente foi setorizada em seis complexos com finalidades diferentes, sendo eles o Museu Açucareira, uma biblioteca pública, banheiros, cafeteria, setor administrativo geral e setor de serviços.

Para que a vista frontal da fachada tombada fosse mantida com a menor quantidade de alterações possíveis, a proposta de projeto apresenta os dois prédios complementares anexados à Açucareira na parte de trás, sendo eles um teatro, com capacidade para 754 pessoas e o novo Museu da Cidade, conectado à cafeteria por uma passarela coberta.