PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS

Aluna: Barbara Luiz Pinheiro e Ronilson Fernando da Silva

Professora orientadora: Bárbara Poliana Campos

5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável

- Descrição do concurso:

O 5° Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura ‒ Habitat Sustentável, iniciativa do Grupo Saint-Gobain, tem a finalidade de reconhecer e premiar projetos de arquitetura que se destacaram em soluções para o conforto do ambiente, além de mobilizar profissionais e estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição para a sustentabilidade do setor e bem-estar dos usuários. O prêmio incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras, e a correta especificação de produtos e processos construtivos. A Univale contou com a participação dos alunos Barbara Luiz Pinheiro e Ronilson Fernando da Silva, discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo. O projeto dos alunos ficou entre os 10 finalistas do concurso.

- Descrição da proposta:

O Edifício EcoCenter é um projeto comercial com o intuito de ser implantado na área central de Governador Valadares – MG, que engloba centro de compras, restaurante, salão de eventos, salas multi, e diversificadas salas comerciais, com ambientes que buscam se adequar as mais diversas necessidades presentes no mercado. A proposta é de um edifício o máximo sustentável possível, e para isso foi escolhido o sistema de certificação LEED (principal plataforma utilizada para green buildings), pautada principalmente na necessidade de implantação de técnicas e estratégias nos projetos em busca da amenização das altas temperaturas presentes na cidade, o que muitas vezes acaba por não levar em consideração os altos níveis de gasto energético e nem a degradação ambiental causada. O conceito do projeto foi proporcionar ao usuário um contato com a natureza em todos os pavimentos.

- Período de realização: Outubro de 2017 a Fevereiro de 2018

- Objetivo:

●       Preparar o aluno para práticas profissionais relativos a concurso de projetos a nível nacional

●       Apresentar projetos de arquitetura que envolvam soluções técnicas e processos sustentáveis

●        Incentivar ao aluno a prática de projetos que envolvam a harmonia com o meio ambiente e o bem-estar humano


Aluno: Jhefferson Mota Siqueira: posição 25 em 418 

Professora orientador: Guilherme Letizio

CONCURSO PAVILHÃO DE TORONTO

- Descrição do concurso:

 O concurso Pavilhão Toronto (Canadá) é organizado em uma parceria entre a 44 ARQUITETURA e a SKOPE INTERCÂMBIO CULTURAL, este concurso é para estudantes ou recém-formados em Arquitetura e Urbanismo têm a intenção de contribuir para o estímulo da criatividade e explorar o potencial das ideias daqueles que estão iniciando suas vidas no incrível universo da Arquitetura.

Um concurso de ideias tem o potencial de colocar em prática os conhecimentos em arquitetura, a formação acadêmica e a importância de ser um referencial no portfólio profissional do (a) participante. Além disto, as diferentes formas de enxergar um mesmo objeto proposto como tema de um concurso, dissemina a riqueza dos olhares e a multiplicidade de conhecimentos. Todos que participam de um concurso têm muito a ganhar além dos prêmios propostos. É uma experiência a qual incrementa uma enorme bagagem na vida pessoal, de estudante ou profissional. Ao participar do concurso você soma para si mesmo, para a arquitetura e para a sociedade.

- Objetivo:

Projetar um pavilhão para a realização de uma exposição cultural sobre a cidade de Toronto, no Canadá. Em um terreno genérico, o pavilhão deverá contar com área total entre 350 m² a 400 m². O espaço interno do pavilhão deverá ser funcional ao que será exposto, à boa circulação do público e ter a utilidade de expor sobre uma das mais lindas cidades do mundo, Toronto.

- Período de inscrição: 06 de novembro de 2017 até 20 de dezembro de 2017

Aluna: Adriana Silva 

Professora orientador: Igor Monte Alto Rezende

28º Opera Prima: você na história da arquitetura brasileira 

- Descrição do concurso:

O 28º Opera Prima, Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo promovido pela editora Arco, premiou os melhores trabalhos de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil do ano de 2016. O concurso é famoso por contar com a grande adesão das principais instituições de ensino de Arquitetura e Urbanismo do país. A Univale contou com a participação da aluna Adriana Silva, discente do curso de Arquitetura e Urbanismo, que apresentou sua proposta do Manancial Park, para um parque urbano com medidas de drenagem sustentável.

- Descrição da proposta:

O estudo Manancial Park Jardim dos Lagos – Drenagem Sustentável no Alívio de Enchentes propõe repensar o espaço urbano de Governador Valadares utilizando soluções alternativas de drenagem para melhorar a qualidade de vida da população. O Manancial tem por objetivo usar possibilidades da natureza, criando harmonia entre arquiteturas e espaços naturais recriados ou autênticos, bem como estimular a socialização das pessoas em um espaço público. O programa de necessidades contempla edificações como setor administrativo, lanchonetes, áreas de refeição, vestiários, salas de aula, dentre outras. As soluções alternativas de drenagem incluem faixa verde permeável, mata ciliar, bacia de retenção, sistema de reaproveitamento de água e outros.

- Período de realização: Setembro a Dezembro de 2017

Aluna: Arthur Amaral

22º Concurso Estudos Deca - Banheiro de festival de música

 - Descrição do concurso:

A Deca realizou em 2017 o 22º Concurso Estudos Deca, concurso de projetos de arquitetura e interiores que tem como objetivo fomentar e incentivar alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores no desenvolvimento de ideias criativas para ambientes temáticos, utilizando os produtos da empresa. A Univale contou com a participação do aluno Artur Amaral, discente do curso de arquitetura e urbanismo, que concorreu com um projeto de interiores para o tema Banheiro de Festival de Música.

- Descrição da proposta:

A proposta do projeto é a criação de banheiro público para usuários de um festival de música de rock. Todos os itens de decoração, piso, revestimentos e demais itens foram pensados em estilo mais arrojado e ousado. A planta baixa dos ambientes possui cabines sanitárias com bacia, mictórios e cubas de piso. Um diferencial é a separação harmônica entre o uso e a higienização no sanitário.

- Período de realização: Setembro de 2017