Matriz Curricular
Matriz Curricular
A estrutura curricular contempla situações de ensino-aprendizagem, propiciando aos estudantes o estabelecimento de relações entre teoria e prática e promovendo uma formação mais adequada às demandas do mundo do trabalho. Considerem-se ainda os processos avaliativos a que os estudantes são submetidos, a exemplo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), entre outros, e a capacidade de estabelecer relações entre os conhecimentos e a prática profissional.
Para a análise e organização dos conteúdos curriculares (itinerário formativo) estabeleceu-se coerência na distribuição das disciplinas e demais atividades ao longo do curso com o perfil profissional proposto e com os objetivos.
Em síntese, o currículo (itinerário formativo) proposto preocupa-se em:
● Apresentar uma concepção da estrutura curricular, fundamentada em metodologia de ensino que articule o ensino, a iniciação científica e a extensão;
● Estimular o desenvolvimento de integração entre conteúdos, da inter relação teoria/ prática por meio de processos interdisciplinares;
● Estimular o desenvolvimento do espírito crítico e analítico, preparando os estudantes para a resolução dos problemas enfrentados na atuação profissional;
● Considerar a graduação como etapa de construção das bases para o desenvolvimento do processo de educação continuada, incentivando a iniciação científica, os trabalhos integradores e a participação de estudantes e egressos em eventos acadêmicos e pós-graduação.
O trabalho conjunto do grupo de professores, no NDE e colegiado do curso constitui-se em uma estratégia que garante a efetividade do PPC. Coloca-se a importância do planejamento conjunto da equipe de professores, de modo que todos compreendam a visão sistêmica e global do projeto pedagógico do curso.
A concepção de currículo adotada pelo curso, caracterizada por bases processuais da formação acadêmica e profissional, deve responder à formação cidadã, ética e humanista e expressam a tradução das ações e dos movimentos necessários ao ensino e à aprendizagem. A matriz curricular utilizada prima por agregar ao perfil profissional eixos integradores que possibilitem, através da disciplina Projeto Arquitetônico do período, práticas interdisciplinares, tais como os projetos integradores do curso, maratona de projetos, entre outros.
Ao considerar os princípios institucionais e a missão da UNIVALE, o curso de Arquitetura e Urbanismo proporciona uma formação ampla para atender à demanda do mercado contemporâneo. Portanto, desenvolve uma metodologia de ensino baseada na investigação arquitetônica para a formação de um profissional crítico, ético e criativo. Nesse sentido, os estudantes são estimulados a encontrar respostas e alternativas de soluções para os problemas apresentados.
A articulação dos conteúdos é outra dimensão fundamental no desenvolvimento do curso que, nessa perspectiva, apresenta nas suas diversas disciplinas, abordagens que levam o estudante a perceber a sua relação com o universo que o cerca, trazendo ainda, possibilidades de investigação e compreensão dos diversos contextos da cidade.
Atividades acadêmicas e complementares oportunizam a troca de experiências com professores, estudantes, profissionais, empresas e áreas afins tais como: Aulas Magnas, Seminários, Simpósios, Palestras, Viagens Técnicas, Cursos, Visitas a Escritórios e Ateliers, Semana Acadêmica (Arquitetando), Mostra de trabalhos dos alunos e professores.
Assim, a ênfase didático-pedagógica recai na investigação das relações que conformam esta apropriação do espaço, quando possibilita o desenvolvimento de procedimentos básicos, considerando hierarquias e necessidades de ocupação dos usuários e organização funcional das edificações arquitetônicas e do território das cidades. Investiga-se, ainda, o comportamento estrutural dos edifícios, tipologias das edificações através da analogia com outros sistemas da natureza, bem como da pesquisa e do entendimento da aplicação e durabilidade de materiais fundamentais usados na construção da arquitetura e das cidades.
Considera ainda o contexto socioeconômico e cultural na formação das organizações humanas ao investigar e analisar a produção e a formação das cidades no Brasil e no mundo, da Pré-História à Contemporaneidade, estudando os pensamentos que estruturaram a concepção da cidade, entendida como reflexo e condicionamento das relações socioculturais e ambientais, e do entendimento dos agentes produtores do espaço urbano, com ênfase nas demandas regionais.
O estímulo à implantação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos, que atendem e utilizam como referência as normas técnicas vigentes, constitui uma abordagem transversal, vivenciada ao longo do curso, mediada pelo corpo docente, entre disciplinas do próprio curso e de outros cursos da UNIVALE. Além disso, existem programas de ações sociais vinculadas ao Escritório Modelo.
Ademais das aulas expositivas dialogadas, o curso proporciona aos alunos outras formas de aquisição de habilidades e competências, tais como visitas técnicas, pesquisas temáticas, bibliográficas e iconográficas, trabalhos práticos em laboratórios ou canteiros, participação em seminários (ou similares), pesquisas de iniciação científica e atividades realizadas em núcleos e escritórios modelos e outras atividades artístico-culturais (exposições, feiras, viagens, visitas aos escritórios de arquitetura e ateliês de arte).
A proposta do curso é romper com a fragmentação do conhecimento a partir de uma matriz curricular baseada na interdisciplinaridade, dando sustentação para o estudante desenvolver projetos de arquitetura e urbanismo que atendam satisfatoriamente às necessidades do usuário.
Dessa forma, os conteúdos curriculares se apresentam conforme Resolução CNE-CES nº 2 de 17 de junho de 2010: Núcleo de Conhecimento de Fundamentação, Núcleo de Conhecimentos Profissionais e Trabalho de Curso.