#ENFERMAGEM

LIVROS






NÃO TEM DESCULPA PARA NÃO LER!
Ache um lugar confortável e aproveite a leitura.


Gênero - Romance

O Crime do Padre Amaro

por Eça de Queiroz

Ano: 1875

Indicação: professora Sonara Estima

A história de Amaro e Amélia chega a ser subversiva para a época. Aos moldes de um romance puramente fictício, a obra foi pautada em fatos, pesquisada, analisada e colocada em evidência por Eça de Queirós. O escritor aborda um realismo severo, feroz e espirituoso, que satiriza a corrupção do clero e reconstitui seus costumes com extrema vivacidade.

Dom Casmurro

por Machado de Assis

Ano: 1899

Indicação: professora Sonara Estima

“Capitu traiu ou não Bento Santiago?”. Talvez essa seja uma das perguntas mais enigmáticas da literatura brasileira. Em Dom Casmurro, o narrador Bento retoma a infância e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu. Nas páginas desse romance, encontra-se a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e enreda o leitor em sua narrativa ambígua sobre adultério. 

Memórias Póstumas de Brás Cubas

por Machado de Assis

Ano: 1881

Indicação: professora Sonara Estima

Num primeiro momento, a prosa fragmentária e livre de memórias póstumas, misturando elegância e abuso, refinamento e humor, causou estranheza, inclusive entre a crítica. Com o tempo, no entanto, o defunto autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver tornou-se um dos personagens mais populares da nossa literatura. 

Quincas Borba

por Machado de Assis

Ano: 1891

Indicação: professora Sonara Estima

Narra a vida de Rubião, amigo e enfermeiro particular do filósofo Quincas Borba, de quem herda toda a fortuna. No trem que o conduz ao Rio de Janeiro, para receber a herança, Rubião conhece o casal Sofia e Cristiano Palha, que logo percebe que o companheiro de viagem é um novo-rico ingênuo. Seduzido pela amabilidade do casal e, sobretudo, pela beleza de Sofia, Rubião passa a frequentar a casa deles, confiando cegamente nos novos amigos. 

Sonhos Tropicais 

por Moacyr Scliar

Ano: 1992

Indicação: professora Sonara Estima

Enquanto aguarda a chegada ao Rio de Janeiro de um pesquisador norte-americano interessado na vida do sanitarista Oswaldo Cruz, um médico desempregado relata e reexamina a vida e as lutas desse pioneiro da medicina experimental no Brasil. Sonhos tropicais é um romance que, além de acompanhar a polêmica trajetória de um homem cujos métodos inovadores levaram à eclosão da famosa Revolta da Vacina, delineia o panorama de toda uma época crucial, fazendo o diagnóstico preciso de uma sociedade que, travada pela miséria e pelo atraso, abre-se com relutância para a modernidade.


#SemestreZero
Um jeito diferente de aprender