#ENFERMAGEM

LIVROS






NÃO TEM DESCULPA PARA NÃO LER!
Ache um lugar confortável e aproveite a leitura.


Gênero - Ficção

Casa de Pensão 

por Aluísio Azevedo 

Ano: 1890

Indicação: professora Sonara Estima

O livro relata a vinda do maranhense Amâncio de Vasconcelos ao Rio de Janeiro e a sua estada na Corte ao cursar o primeiro ano na Escola de Medicina. A hospedagem na pensão de João Coqueiro e de Madame Brizard representa a independência sonhada e suas desventuras. As páginas descrevem a rotina local, sublinhando com fina ironia a degradação e a imoralidade que caracterizam o pensionato. 

Contágio

por David Koepp

Ano: 2019

Indicação: professora Sonara Estima

O agente do Pentágono, Roberto Diaz, é enviado a uma pequena comunidade no deserto australiano para investigar o surgimento de uma nova espécie de fungo que adoeceu todos que entraram em contato com ele. Porém, ao chegar no local, descobre algo bem pior: o organismo modifica o próprio DNA a uma velocidade impressionante e pode exterminar a vida na Terra em poucos dias. 

Triste Fim de Policarpo Quaresma

por Lima Barreto

Ano: 1911

Indicação: professora Sonara Estima

Por meio da vida tragicômica do major Quaresma, um nacionalista fanático, ingênuo e idealista, Lima Barreto revela as estruturas sociais e políticas do Brasil da Primeira República, enfocando os fatos históricos do governo de Floriano Peixoto. 

O Enfermeiro 

por Machado de Assis 

Ano: 1896

Indicação: professora Sonara Estima

A pedido de um padre amigo, o enfermeiro passa a cuidar de um coronel, que tem a agressividade e a intolerância como marcas. O enfermeiro, aparentemente mais preparado que os anteriores, resiste à tradicional fúria do paciente até o dia em que, diante de uma violência desmedida, perde o equilíbrio e esgana, de modo fatal, o doente, que – no clima de ambiguidade da narrativa – pode ter morrido em função da ação do enfermeiro ou em consequência de alguma enfermidade pré-existente. 


#SemestreZero
Um jeito diferente de aprender