Saiba+

Este espaço está dedicado a sugestões de leitura que vão enriquecer este novo olhar em relação as metologias ativas de aprendizagem.

No livro Blended - Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação, mostra que o ensino híbrido, mescla do ensino presencial com o virtual dentro e fora da escola, já se consolidou como uma das tendências mais importantes para a educação do século XXI. As práticas do blended learning têm se dissiminado em redes de ensino de todo o mundo, oferencendo aos alunos acesso a um aprendizado mais interessante, eficiente e personalizado às suas necessidades.

Michael B. Horn e Heather Staker apresentam nesta obra um guia de referência para implementar o ensino híbrido em instituições de ensino e construir um sistema educacional centrado no aluno.

O livro Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competência que discute de forma clara e abrangente a avaliacão de aprendizagem numa abordagem por competências, partindo do esclarecimento de conceitos fundamentais e fornecendo grande variedade de instrumentos para colocá-la em prática, contribui de forma muito significativa para o avanço de nossos modelos educacionais e para a formação de nossos educadores e gestores acadêmicos.

Por muito tempo, na escola brasileira, avaliação de aprendizagem foi - e em parte ainda é - sinônimo de atribuição de notas pela aplicação de provas, não raro por meio de testes ditos objetivos.

São pouco frequentes as avaliações com perspectiva diagnóstica e formativa, e mesmo as avaliações externas tem mais servido para classificar escolas do que para orientar seu aperfeiçoamento.

Esta obra traz este olhar de avaliar a aprendizagem por competência.

É na sala de aula que tradicionalmente se concentra o aprendizado; no entanto, o perfil e a forma de assimilar os conteúdos por parte dos estudantes acompanharam as mudanças inerentes às gerações. O conceito desses ambientes precisou passar por transformações para continuar atendendo as necessidades e expectativas dos educandos.

O processo educativo que se baseia na "sala de aula invertida"consiste na utilização de recursos atuais como áudio, vídeo, internet e outras ferramentas interativas, que favorecem o empenho e a participação do estudante durante os ensinamentos.

Em Sala de Aula Invertida - Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem, esse conceito é explicado a partir de experiências realizadas pelos autores Jonathan Bergmann e Aaron Sams.

O leitor terá acesso à evolução de uma pesquisa empreendida pelos autores, com os resultados positivos e negativos de toda essa experiência. O livro-texto apresenta muito mais do que um olhar filosófico; oferece a descrição e o passo a passo para implementar a "sala de aula invertida".

O livro Inovar para Transformar propõe ao leitor, por um lado, soluções que provoquem mudanças na cultura das Instituições de Ensino Superior (IES) e, por outro, modelos de sistemas de ensino competitivos.

Nos diferentes artigos, fica claro que cabe às lideranças servir de referência para a inovação, pois são agentes de reorganização dos planos, da gestão de pessoas e da conduçãso da transformação que definirá os rumos educacionais.

Países com políticas públicas de educação bem definidas são mais competitivos, como é o caso da Finlândia e da Dinamarca, cujos sitemas educacionais são apresentados nesta obra.

No caso do Brasil, coube ao MEC, da SERES, INEP e CNE operar mudanças na legislação educacional com o objetivo de constribuir par que a inovação seja um fator de transformação no ensino superior.

A Educação em Engenharia está, inevitavelment, a transformar-se. Nos últimos anos, e um pouco por tudo o mundo, tem-se assistido a experiências verdadeiramente inovadoras na forma como se ensina e como se aprende.

Por outras palavras, um modelo de ensino e de aprendizagem centrado no estudante, promovendo a sua motivação, participação, reflexão e criatividade, torna-se um modelo que se opõe a uma lógica centrada na transferência do conhecimento do professor para o estudante, esperando que este faça as ligações necessárias para desenvolver as suas competências.

Este livro, Uma Nova Sala de Aula é Possível: Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia, apresenta os princípios e algumas das mais conhecidas estratégias e métodos de Aprendizagem Ativa, com base sólidas dos princípios de Dewey, Piaget ou Ausubel, e leva-nos de forma prática através dos métodos e dos passos que poderemos dar, até o momento da avaliação.

Este livro trata das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Engenharia, construídas a partir de interações com diversos segmentos relacionados com a formação e o exercício profissional da Engenharia.

O reconhecimento explícito da formação do engenheiro e da engenharia para inovar, empreender e exercer atividades formativas nas áreas de tecnologia e engenharia significa admitir que esses autores também podem ter um perfil profissional para além do suposto nos objetivos enunciados nos projetos atuais dos cursos.

Ao dar atenção aos ingressantes, aos egressos, à capacitação docente e à interação com as organizações, as DCNs consideram efetivamente esses atores como essenciais no processo formativo em Engenharia.

E o principal, essas novas diretrizes abrem perspectivas reais para que as Escolas voltem a impregnar os cursos com uma formação de engenheiros e engenheiras voltada tando para geração de empregos como para ocupação de cargos de lideranças no país.

Há pouco mais de três décadas, a preocupação com a formação do professor que atua no ensino superior começou a fazer parte das discussões dos estudiosos da Educação. Gradativamente, essa preocupação foi alcançando outras áreas do conhecimento. Nos dias atuais, tem ficado cada vez mais claro que apenas o domínio de conteúdo - embora fundamental para o processo de ensino e aprendizagem - não é o suficiente.

No livro Revolucionando a Sala de Aula, são abordadas 15 técnicas de metodologias ativas de aprendizagem, desde as mais tradicionais, como a aula expositiva e o Seminário, até as técnicas mais contemporâneas na área de negócios, como o Problem-Based Learning (PBL) e o Role-play. Em todas elas, houve a preocupação com o processo de ensino e aprendizagem ativo, tendo professor e aluno como os protagonistas do fenômeno.

Esta obra é recomendada para professores e profissionais da Educação que tenham como desafio, melhorar o nível de aprendizado e motivação dos estudantes em sala de aula.

Cientista e pesquisador internacionalmente reconhecido, Eric Mazur desenvolveu o Peer Instruction, um método simples, mas efetivo, de ensinar ciência.

Sua abordagem envolve o estudante em seu próprio processo de aprendizagem, pois explora a interação entre os alunos durante as aulas expositivas e foca os conceitos fundamentais, tornando o conteúdo significativamente mais acessível.

Adotado e adaptado em uma série de disciplinas, desde as ciências naturais até as ciências humanas e sociais, em universidades e escolas de diversos países, este livro não apenas explica como ensinar fazendo perguntas, mas também fornece todas as ferramentas necessárias para implementar o Peer Instruction em uma disciplina de introdução à física.

Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital.

Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.

O livro Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) livro tem por objetivo colaborar para a praticidade do ensino na área de negócios e para a efetividade da aprendizagem dentro do seu devido contexto.

Cada vez mais, as metodologias ativas de aprendizagem se tornam parte integrante do ambiente educacional e profissional das pessoas, e a grande dificuldade consiste em transformar abordagens conceituais em aprendizado dinâmico e efetivo.

Nesse contexto, Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem-based Learning (PBL), é uma abordagem curricular centrada no aluno que o capacita a realizar pesquisas, a integrar teoria e prática, além de possibilitar a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes no desenvolvimento de uma solução viável para problemas atuais, relacionados com a disciplina e que estejam inseridos em um determinado contexto social e econômico.

Leitura recomendada para professores de cursos de graduação e pós-graduação, facilitadores e tutores de treinamentos em universidades corporativas, executivos, gestores de instituições de ensino, alunos de cursos de graduação e pós-graduação. Livro altamente recomendado para as disciplinas de Metodologia de Ensino e Didáticas de Ensino. Imagens meramente ilustrativas.

Este livro trata do desenvolvimento de um novo modelo de ensino e aprendizagem que tem como foco a valorização da qualidade de ensino e aprendizagem com o uso da tecnologia educacional.

A obra tem como diferencial a aplicação da ABP em ambientes virtuais de aprendizagem, além de uma abordagem interativa e com possibilidade de acesso ao ambiente virtual.

Apresenta uma modalidade de ensino e aprendizagem que ajuda o professor a se atualizar e desenvolver melhores conteúdos para serem aplicados no EAD, além de apresentar uma proposta com muitas atividades complementares e diálogo constante com o leitor.

Ao oferecer uma abordagem completa do planejamento e do uso do estudo de caso como um método de pesquisa, este clássico aborda o tema, mostra a sua aplicação e fornece acesso a casos oriundos de uma grande variedade de campos acadêmicos e aplicados.

O livro Estudo de Caso traz tutoriais ao final de cada capítulo, com discussões detalhadas sobre a complexidade dos tópicos abordados no texto.