Estudo de caso

o que é?

Estudo de caso é uma abordagem de investigação, geralmente, em ciências sociais simples ou aplicadas.

Consiste na utilização de um ou mais métodos qualitativos de recolha de informação e não segue uma linha rígida de investigação.

Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal. O caso consiste geralmente no estudo aprofundado de uma unidade individual, tal como: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituição, um evento cultural, etc.

Quanto ao tipo de casos estudo, estes podem ser:

  • exploratórios;
  • descritivos;
  • explanatórios.

A designação dada a este tipo de estudo aprofundado transitou posteriormente das ciências sociais para o domínio das ciências aplicadas, sob a designação de caso de estudo. Efetivamente, o termo estudo de caso é usado quase exclusivamente para designar a análise de informação e a sua discussão em ciências sociais como a sociologia, a psicologia ou as ciências da educação, enquanto o termo caso de estudo é preferido para designar os casos de aplicação de metodologias ou técnicas nas ciências aplicadas, como os vários ramos da engenharia, medicina, ou economia.

Inicialmente esta metodologia nasceu da necessidade de transmitir na íntegra a complexidade de situações reais com as quais nos confrontamos todos os dias. A aplicação inicial deu-se nas áreas da medicina, onde é impossível abraçar a totalidade dos fatores que podem influir sobre determinada situação e que obrigam a vários avanços e recuos na forma como dirigimos a resolução do problema que é colocado.

Ensinar através de estudos de caso é formar sem ensinar. Consiste em acompanhar o aluno em diligências rigorosas e disciplinadas.

Pretende-se que o aluno descubra pela sua maneira de ver, sentir, entender e interpretar, tudo fazendo que os conhecimentos adquiridos sejam os do próprio aluno que se identifica claramente com a construção deste mesmo saber.

O estudo de caso significa uma evolução nas relações entre docente e alunos sendo que deixa de haver uma relação “clássica” entre quem sabe e quem aprende. A crença de base no presente método é que, a tarefas que só se conseguem ensinar pela vivência e experiência.

O aprendiz seleciona e transforma a informação, constrói hipóteses e toma decisões, contando para isto com uma estrutura cognitiva. E, é a estrutura cognitiva que fornece significado (através da tradução da realidade observada, nos esquemas ou modelo mentais do indivíduo) às experiências e permite ao indivíduo ir para além da informação que obtém. Isto porque, o mesmo é condicionado por uma estrutura cognitiva, formada pela experiência e pelo passado.

Saiba um pouco mais assistindo o vídeo abaixo!!