Roleplay

o que é?

A simulação de roleplay é um método de aprendizado experimental, no qual jogadores amadores ou profissionais (também chamados de interatores) improvisam com os alunos como parte de um cenário simulado.

O Roleplay foi projetado principalmente para criar experiência em primeira pessoa em um ambiente seguro e favorável. O papel é amplamente reconhecido como uma técnica poderosa em várias vias de treinamento e educação.

Abaixo, um vídeo de como foi a experiência do professor em sua disciplina de Direito aplicando o Roleplaying.

Uso em atividades práticas

Treinamento médico

Os atores médicos normalmente se enquadram na categoria Pacientes Padronizados (PP).

Os PPs são amplamente utilizados no ensino médico e de enfermagem para permitir que os alunos pratiquem e melhorem suas habilidades clínicas e de conversação para um encontro real com o paciente.

Os PPs geralmente fornecem feedback após esses encontros. Eles também são úteis para treinar os alunos a aprender conduta profissional em situações potencialmente embaraçosas, como exames pélvicos ou mamários.

Também são usados extensivamente no teste de habilidades clínicas dos alunos, geralmente como parte de um exame clínico estruturado objetivo. Normalmente, o PP usará uma lista de verificação para registrar os detalhes do encontro.

Treinamento Jurídico

Os atores são frequentemente contratados pelas agências policiais para retratar criminosos ou vítimas de crimes em cenários que simulam situações típicas da polícia.

Isso pode variar de uma resposta a uma chamada de violência doméstica a um cenário de "atirador ativo".

Os atores são vantajosos em relação às simulações policiais baseadas em vídeo, pois podem escalar ou diminuir a escalação de uma situação de confronto em resposta às palavras, linguagem corporal e tom de voz do trainee.

Isso se torna essencial no treinamento eficaz do uso da força.

Os cenários de aplicação da lei usam atores para cenários como interrogatório, negociação de reféns e entrevistas com testemunhas.

Vantagens de aprendizagem

O uso de atores qualificados em uma simulação traz vários benefícios sobre o uso de confederados não qualificados:

Quando é solicitado que colegas aprendizes não treinados sirvam como atores em uma simulação, a experiência de aprendizado resultante tende a ser ineficaz devido a vergonha, intimidação ou desempenho irreal.

Os jogadores qualificados também ajudam a garantir que as condições para uma simulação eficaz estejam intactas. Essas condições incluem a manutenção de um ambiente seguro e o ajuste dinâmico de dificuldade, complexidade e intensidade às capacidades e nível de experiência do aluno.

Como os atores improvisam cada interação, a previsibilidade é retirada da simulação. Cenários previsíveis limitam o desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão.

Os provedores de papéis costumam oferecer uma cobertura mais ampla da representação demográfica do que é possível usando a equipe interna para interpretar personagens.