O projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro (PEPT) é composto de ações diversas relacionadas à difusão das ações de pesquisa, ensino e criação artística do curso de Graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro, com foco em modalidades artístico-pedagógicas vinculadas à processos de encenação. Por meio de ações de extensão variadas, o projeto se configura como um espaço de investigação e produção de conhecimentos na área da Pedagogia do Teatro, trabalhando a partir de uma perspectiva não seccionada entre ação pedagógica e criativa. Neste sentido, o projeto tem como objetivos:
Ofertar à comunidade interna e externa ações de extensão variadas, tais como: cursos, oficinas, laboratórios de pesquisa e criação, montagem de espetáculos, realização de mostras, apresentações públicas e atividades de formação de público;
Promover espaços de criação e difusão da atividade teatral com a função de desenvolver as capacidades e habilidades artísticas e pedagógicas dos participantes envolvidos;
Atuar como um espaço de formação complementar para o artista-docente-pesquisador em formação no curso de Graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro;
Fomentar conhecimento acadêmico especializado de forma democrática na área da Pedagogia do Teatro por meio de ações extensionistas, não só compartilhando com a sociedade os produtos e saberes produzidos pela universidade pública, mas também convidando a comunidade externa a participar da produção de tais conhecimentos.
Nesse link, contamos um pouco da história do projeto, que se inicia em 2011 com o nome de Exercícios de Interpretação Através da Montagem e Encenação.
Atualmente, o projeto configura-se como um importante agente de produção e difusão cultural na cidade de Maringá, contribuindo diretamente para a articulação entre teoria e prática durante a formação dos acadêmicos do curso de Graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro. As informações referentes aos cursos e eventos oferecidos, aos espetáculos realizados, artigos publicados, projetos especiais e bolsas vinculadas, a partir de 2020, estão organizadas nas abas abaixo, após os dados da composição atual do PEPT.
A partir de junho de 2025, o PEPT se transformou em um Projeto de Extensão Permanente da Universidade Estadual de Maringá.