Resumo: O propósito deste resumo é apresentar um dos resultados de experimentos cênicos promovidos pelo projeto de extensão do curso de artes cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro (PEPT), ministrado pelas discentes bolsistas e voluntárias, com docentes orientadores. Ao apresentar esse experimento o objetivo é falar de como foi as oficinas que resultaram numa montagem e também as relações, amizades e trocas que as aulas e o próprio teatro proporcionam para o ser humano, mas principalmente para esse pequeno grupo que encenaram e vivenciaram a peça “Como poderia ter sido”, com bricolagens de textos bases e criação de textos em conjunto, com o tema de ‘despedidas’. Usaremos metodologias de Bell Hooks e Paulo Freire, acreditando na emancipação e independência dos participantes e nas oficinas, destacamos as referências como Augusto Boal, Viola Spolin, Jean-Pierre Ryngaert, Dodi Leal, bem como os textos bases de Clarice Lispector, Fernando Veríssimo, Geni Núñez, Ricardo Dalai. É uma pesquisa participante, pois as encenadoras e os atores estão em contato direto, criando uma relação cruzada, afeto e intimidade. Durante o processo e ensaios fomos fazendo rodas de conversas para saber do progresso da turma, fazendo com que fosse muito coletivo e para o fim dessa oficina ofertada resultou na montagem cênica.
Palavra-chave: Experimento cênico; Extensão; Relações interpessoais; Processo criativo; Dramaturgia coletiva.
Autores:
João Alfredo Martins March - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Maria Luiza de Oliveira Leme - Discente do curso de Artes Cênicas – UEM
Clara Soares Mugnaini Barbosa - Discente do curso de Artes Cênicas – UEM
Livia Gatti Rodrigues - Discente do curso de Artes Cênicas – UEM
EAEX 2024 (acesse aqui)
Resumo: Este resumo expandido descreve os resultados de uma pesquisa bibliográfica a respeito do uso do método do processo de drama obtidos pela bolsista, bem como, o projeto de trabalho desse método em uma turma de iniciação teatral para adolescentes, em aulas promovidas pelo projeto de extensão PEPT - Práticas de Encenação e Pedagogias do Teatro. Ambos, a pesquisa e o projeto, tem como referencial teórico autores como Beatriz Cabral (2012), que apresenta o drama como método de ensino e Peter Slade (1978), que trabalha com o conceito do jogo dramático infantil, explicando que o processo de dramatização é natural ao ser humano desde os primeiros anos de vida. A proposta do desenvolvimento de um processo de drama com os adolescentes tem como objetivo o uso da potencialidade do drama de criar narrativas através da imersão dos participantes no contexto ficcional. Buscamos assim promover o distanciamento de realidade por eles vividas, e colocá-los dentro desse contexto ficcional para que a partir de situações de tensão e “protegidos” por seus personagens possam discutir questões reais e que os afetam dentro e fora das aula de teatro.
Palavra-chave: Processo de drama; Teatro; Educação; Projeto de extensão.
Autores:
João Alfredo Martins March - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Itamar Wagner Schiavo Simoes - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Clara Soares Mugnaini Barbosa - Discente do curso de Artes Cênicas – UEM
Maria Luiza de Oliveira Leme - Discente do curso de Artes Cênicas – UEM
EAEX 2024 (acesse aqui)
Resumo: Este escrito apresenta os resultados obtidos pela presente bolsista dentro do projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro, cuja sua principal atuação foi a participação de reuniões semanais do PEPT, regência de duas oficinas de montagem teatral para adolescentes, contribuição na organização e produção do evento MILTe e ação nas redes sociais do PEPT. Partindo da temática de interesse, como bolsista PIBEX, a pesquisa que dá suporte a grande parte das ações de extensão aqui previstas advém de um projeto iniciado em 2023 na primeira montagem teatral para adolescentes, oferecidas pelo PEPT, sobre a formação de um grupo teatral auxiliado por uma Professora Encenadora e a sua potência pedagógica e artística que une a rotina dos alunos ao fazer teatral, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de uma obra autoral criada coletivamente com todos os integrantes, fomentando o interesse de aprofundamento da pesquisa sobre Professora-Encenadora na comunidade.
Palavra-chave: Pedagogia do teatro; Encenação; Comunidade
Autores:
João Alfredo Martins March - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Clara Soares Mugnaini Barbosa - Discente do curso de Artes Cênicas – UEM
Gabrielly Portela Rizzo - Discente do curso de Artes Cênicas – UEM
Maria Luiza de Oliveira Leme - Discente do curso de Artes Cênicas – UEM
42º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS (acesse aqui)
Resumo: Este resumo expandido descreve o resultado obtido pela bolsista no âmbito do projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro. Ao longo desse percurso, dá-se grande atenção às investigações interessadas na articulação entre os jogos teatrais inspirados em procedimentos de Viola Spolin e os elementos artísticos da Cultura Hip Hop, tendo como referência o Teatro Hip Hop desenvolvido por Roberta Estrela D’Alva. Dessa forma, resulta a invenção da professora-Mc, disposta a promover a descoberta de caminhos próximos, empáticos e criativos no que tange à relação discente/docente, além da percepção de que aliar jogos teatrais aos elementos da Cultura Hip Hop mostra-se como um caminho possível para o fortalecimento, em ambas as práticas artísticas, de suas instâncias identitárias, contestatórias, emancipatórias, libertárias e transformadoras.
Palavra-chave: Hip-hop; Jogos teatrais; Professora-Mc.
Autores:
Sidmar Silveira Gomes - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Gabrielly Portela Rizzo - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
EAEX 2023 (acesse aqui)
Resumo: Esse artigo adveio da experiência de estágio de regência na escola e em um projeto de extensão, cujos conteúdos abordados foram autoficção e gestus. Como objetivos, constam: observar a relação entre os alunos e a criação de personagem partindo de sua própria realidade; e refletir sobre a autoficção e o conceito de gestus brechtiano presentes nas atividades realizadas.Como referenciais teóricos, utilizamos Ferreira (2018), que discute a linguagem teatral no currículo de artes do Ensino Médio; Bolle (1976), que contextualiza e conceitua o termo gestus social e Silva (2019), que conceitua e faz um apanhado histórico do gênero autoficcional. Como resultado, concluímos que os gestus apresentados pelos alunos em suas produções autoficcionais devem ser questionados em sala de aula para promover debate, a fim de aumentar a conscientização sobre suas próprias ações e desafiá-los a confrontar os estereótipos e estigmas que a escola e a sociedade colocam sobre eles.
Palavra-chave: Ensino de Teatro, Extensão, Gestus, Autoficção, Educação Básica.
Autores:
João Alfredo Martins March - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Lua Lamberti de Abreu - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Beatriz Eugênia Oliveira Carvalho - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
EAEX 2023 (acesse aqui)
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da contribuição da prática teatral para socialização das crianças de 10 a 12 anos que frequentaram um curso de iniciação teatral fornecido pelo projeto de extensão “Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro" (PEPT). Procura-se investigar sobre a Cultura de Pares e a Reprodução interpretativa como defende Corsaro (2011), e sobre a influência dos jogos teatrais para uma melhor socialização dos pequenos conforme aponta Pereira (2018). A investigação caracteriza-se como uma pesquisa participativa (BRANDÃO, 1984), com análise dos relatórios construídos durante o curso. Constata-se que as práticas realizadas no curso, principalmente os jogos e exercícios, contribuem para que os participantes troquem conhecimentos e laços afetivos, construindo e conscientizando-se de uma maior socialização principalmente a partir da compreensão de que eles são seres ativos e produtores de cultura na sociedade em que estão inseridos.
Palavra-chave: Cultura de pares; Reprodução Interpretativa; Jogos Teatrais.
Autores:
João Alfredo Martins March - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Maria Fernanda Garcia Carvalho - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
EAEX 2023 (acesse aqui)
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da contribuição da prática teatral para socialização das crianças de 10 a 12 anos que frequentaram um curso de iniciação teatral fornecido pelo projeto Práticas de Encenação e Pedagogias do Teatro, da Universidade Estadual de Maringá. Procura-se investigar sobre a Cultura de Pares como defende Corsaro (2011), e sobre a influência dos jogos teatrais para uma melhor socialização dos pequenos conforme aponta Pereira (2018). A investigação caracteriza-se como uma pesquisa participativa (BRANDÃO, 1984), com análise dos relatórios construídos durante o curso. Constata-se que as práticas realizadas no curso, principalmente os jogos e exercícios, contribuem para que os participantes troquem conhecimentos e laços afetivos, construindo e conscientizando-se de uma maior socialização principalmente a partir da compreensão de que eles são seres ativos e produtores de cultura na sociedade em que estão inseridos.
Palavra-chave: Cultura de pares; Socialização; Jogos Teatrais.
Autores:
João Alfredo Martins March - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Maria Fernanda Garcia Carvalho - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS (acesse aqui)
Resumo: O presente texto se interessa por analisar a imaginação como estímulo para ressiginificação do espaço de prática teatral com crianças. O intuito, portanto, é analisar a relação entre as formas lúdicas que o meio teatral possibilita para ressignificar o ambiente em que ocorrem as aulas. Tal reflexão parte da atuação da pesquisadora em ministrar aulas para crianças no projeto de extensão “Práticas de encenação e pedagogias do teatro” da Universidade Estadual de Maringá. A pesquisa, de caráter qualitativo (RICHARDSON, 1989), trata-se de uma pesquisa de campo ancorada sobre as principais teorias que norteiam a área da pedagogia teatral, tais como Spolin (2005) e Pereira (2018). Assim, vimos o quanto o lúdico afeta as crianças através da transgressão de regras e como o jogo contribui para uma transformação do ambiente de aula.
Palavra-chave: Pedagogia Teatral; Ludicidade; crianças.
Autores:
João Alfredo Martins March - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Maria Letícia Chelis Goes - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS (acesse aqui)
Resumo: O presente texto analisa as práticas artísticas e pedagógicas desenvolvidas no projeto de extensão Práticas de Extensão e Pedagogia do Teatro. Com base em duas ações desenvolvidas pelo projeto – a Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM e os Cursos de Iniciação Teatral, o artigo versa sobre a importância da prática extensionista na formação do licenciando em teatro, na perspectiva do que propõe o Projeto Político Pedagógico do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM, em consonância com as seis dimensões do conhecimento presentes na BNCC/Artes.
Palavra-chave: extensão universitária, pedagogia das artes cênicas, ensino do teatro, BNCC.
Autores:
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Davi Freire Giordano - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música - DMC/UEM
Maria Fernanda Garcia Carvalho - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
Beatriz Eugênia Oliveira Carvalho - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
Giulia Glasser da Silva - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
40º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS (acesse aqui)
Resumo: O presente resumo expandido analisa as práticas artísticas e pedagógicas desenvolvidas no projeto de extensão "Práticas de Extensão e Pedagogia do Teatro", especificamente a ação Cursos de Iniciação Teatral. Além de apresentar a atividade, o artigo versa sobre a importância da prática extensionista na formação do licenciando em teatro e o mútuo benefício entre os membros que compõem as comunidades externa e interna à instituição, uma vez que o contato com a prática pedagógica é um momento imprescindível no percurso formativo do licenciando.
Palavra-chave: Iniciação teatral - Pedagogia das Artes Cênicas - Ensino do Teatro - Extensão Universitária
Autores:
Davi Freire Giordano - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música - DMC/UEM
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Giulia Glasser da Silva - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
Maria Fernanda Garcia Carvalho - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
EAEX 2022 (acesse aqui)
Resumo: O presente artigo descreve os princípios pedagógicos e as práticas artístico-acadêmicas desenvolvidas na Mostra Integrada de Licenciatura em Teatro da UEM, ação semestral de extensão realizada pelo projeto de extensão Práticas de Extensão e Pedagogia do Teatro. O texto analisa a importância dessa ação extensionista para a formação do licenciando em teatro, bem como seu cruzamento com o Projeto Político Pedagógico do curso e as seis dimensões do conhecimento presentes na BNCC-Artes.
Palavra-chave: Pedagogia das Artes Cênicas - BNCC/Artes - Proejto Político Pedagógico.
Autoras:
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Maria Fernanda Garcia Carvalho - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
Beatriz Eugênia Oliveira Carvalho - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
EAEX 2022 (acesse aqui)
Resumo: O texto apresenta os resultados de pesquisa que investigou procedimentos metodológicos para criação de uma peça de teatro virtual, a partir do diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e elementos do RPG. Discute conceitos teóricos, descreve os caminhos metodológicos adotados e, por fim, tece uma reflexão sobre o processo de criação cênica em formato remoto. A reflexão busca evidenciar que, ainda que experiência do teatro virtual não possa ser simetrizada ao teatro presencial, o teatro virtual possui potência para ser mais do que uma alternativa emergencial de produção cênica em contexto pandêmico, agregando possibilidades formais dentro do grande rol de experiências que se entende por teatro contemporâneo.
Palavra-chave: Análise Ativa, Stanislavski, RPG, Teatro virtual .
Autores:
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Vitor Hugo Moreira Lima Compadre - Discente do curso de Artes Cênicas –UEM
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas (acesse aqui).
Resumo:O presente artigo apresenta uma reflexão acerca da criação compartilhada, objetivando compreender de que forma os processos individuais de criação se conectam e se organizam na busca por uma composição dramatúrgica de autoria plural. A investigação elegeu como objeto de estudo o processo criativo de Número Zero, espetáculo teatral resultante de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Por meio da análise do processo e de seus resultados à luz do referencial teórico adotado, foi possível constatar que a criação do espetáculo não ocorreu por meio de um discurso cênico unificado, e sim, por uma pluralidade de vozes organizadas, obtendo como resultado uma dramaturgia fragmentada, que estimulou e permitiu a exposição dessa pluralidade. Nesse aspecto, se mostrou fundamental a descoberta do que se nomeou como sentido em comum, elemento atuante como elo unificador das proposições cênicas, que as conectavam sem, contudo, fundir em um todo indivisível as diferentes vozes. Por fim, o artigo propõe uma reflexão acerca da presença artístico-pedagógica da professora-diretora, e reflete sobre as formas de condução de quem ocupa o lugar da direção em um processo de criação compartilhada em espaço formativo teatral.
Palavra-chave: criação compartilhada; pedagogia do teatro; dramaturgia; processos criativos; encenação.
Autoras:
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Thaís Martini Almeida - Discente do curso de Artes Cênicas, bolsista PIBEX–UEM
Revista Científica/ FAP (acesse aqui)
Ações Extensionistas de Teatro em Tempos de Pandemia: Ancestralidades Teatrais e Mulheres na Encenação
Resumo: Considerando a necessidade do distanciamento social durante o período pandêmico, o texto explana alguns dos caminhos e princípios pedagógicos adotados pelo projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro (PEPT) para continuar a promover ações extensionistas durante a suspensão das atividades presenciais. Apresentaremos, portanto, as ações Ancestralidades Teatrais e Mulheres Encenadoras, atividades realizadas por intermédio da rede social Instagram, e uma breve síntese de seus resultados.
Palavra-chave: pedagogia do teatro; redes sociais; pandemia.
Autoras:
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMC/UEM
Thaís Martini Almeida - Discente do curso de Artes Cênicas, bolsista PIBEX–UEM
39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS (acesse aqui).
Mulheres Encenadoras: espaço, visibilidade e valorização da mulher na função de direção teatral
Resumo: O presente artigo se debruça sobre a ação extensionista realizada em ambiente virtual Mulheres Encenadoras, vinculada ao projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro. Busca contextualizar o desenvolvimento da figura do encenador e a inserção das mulheres nessa função, sobretudo no teatro brasileiro, assim como apresentar o desenvolvimento e resultados da ação de extensão Mulheres na Encenação. A ação se consolidou por meio da criação de um perfil no Instagram, e pela oferta de um curso acerca do tema, contribuindo, assim, para o fomento do debate público sobre a inserção da mulher encenadora no cenário teatral.
Palavras-chave: mulheres encenadoras; encenação teatral; extensão universitária.
Autores:
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMUC/UEM
Thaís Martini Almeida - Discente do curso de Artes Cênicas, bolsista PIBEX–UEM
11.º Seminário de Pesquisa em Artes - Unimontes (acesse aqui.)
Resumo: O presente artigo se debruça sobre a ação extensionista realizada em ambiente virtual Mulheres Encenadoras, vinculada ao projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro. Busca contextualizar o desenvolvimento da figura do encenador e a inserção das mulheres nessa função, sobretudo no teatro brasileiro, assim como apresentar o desenvolvimento e resultados da ação de extensão Mulheres na Encenação. A ação se consolidou por meio da criação de um perfil no Instagram, e pela oferta de um curso acerca do tema, contribuindo, assim, para o fomento do debate público sobre a inserção da mulher encenadora no cenário teatral.
Palavras-chave: encenação teatral – redes sociais – mulheres encenadoras.
Autoras:
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMUC/UEM
Thaís Martini Almeida - Discente do curso de Artes Cênicas, bolsista PIBEX–UEM
EAEX 2021: (acesse aqui).
Praticas de Encenação e Pedagogia do Teatro: Caminhos para extensão em teatro em tempo de pandemia.
Resumo: O artigo apresenta as ações e os resultados do projeto Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro (PEPT) obtidos durante o período de suspensão das atividades presenciais na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Diante das dificuldades impostas pelo isolamento social ao campo teatral – modalidade artística que tem como um dos fundamentos básicos a presença física de corpos –, o texto explana caminhos e princípios pedagógicos adotados pelo projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro (PEPT) durante a pandemia. Para isso, se debruçou em investigações metodológicas variadas que tornassem possíveis consolidar ações extensionistas remotas na área do teatro.
Palavras-chave: Ensino remoto – Artes Cênicas – Pandemia.
Autores:
Martha Dias da Cruz Leite - 1Profa. Depto. de Música e Artes Cênicas – DMC/UEM
Eddy Anézio Cerqueira da Silva - Discente do curso de Artes Cênicas, bolsista Central de Estágio
Letícia da Silva Munhoz - Discente do curso Artes Cênicas
EAEX 2021: (acesse aqui)
Ancestralidades Teatrais: Discutindo a trajetória do teatro negro no Brasil e a representação da mulher negra
Resumo: Este artigo apresenta os resultados obtidos no Ancestralidades Teatrais, atividade integrante do projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro, que engloba as seguintes ações: duas temporadas de vídeos e postagens na rede social Instagram, e o curso “Estudos em teatro negro: a representação da mulher negra no teatro brasileiro”. As ações tiveram como intuito discutir e divulgar pesquisas e artistas relativas ao teatro negro brasileiro, explorando sua formação e contestando suas problemáticas, com foco, sobretudo, nas mulheres negra.
Palavras-chave: mulher negra – representação teatral – estereótipos – teatro negro brasileiro – ancestralidade.
Autoras:
Martha Dias da Cruz Leite - Profa. Depto de Música e Artes Cênicas–DMC/UEM,
Amanda Oliveira Reis - Discente do curso de Artes Cênicas, bolsista PIBIS–UEM,
EAEX 2021: (acesse aqui)
Dos Processos Individuais À Criação Compartilhada: Uma investigação sobre o percurso criativo colaborativo no espetáculo Número Zero
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão acerca da criação compartilhada, objetivando compreender de que forma os processos individuais de criação se conectam e se organizam na busca por uma composição dramatúrgica de autoria plural. A investigação elegeu como objeto de estudo o processo criativo de Número Zero, espetáculo teatral resultante de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Por meio da análise do processo e de seus resultados à luz do referencial teórico adotado, foi possível constatar que a criação do espetáculo não ocorreu por meio de um discurso cênico unificado, e sim, por uma pluralidade de vozes organizadas, obtendo como resultado uma dramaturgia fragmentada, que estimulou e permitiu a exposição dessa pluralidade. Nesse aspecto, se mostrou fundamental a descoberta do que se nomeou como sentido em comum, elemento atuante como elo unificador das proposições cênicas, que as conectavam sem, contudo, fundir em um todo indivisível as diferentes vozes. Por fim, o artigo propõe uma reflexão acerca da presença artístico-pedagógica da professora-diretora, e reflete sobre as formas de condução de quem ocupa o lugar da direção em um processo de criação compartilhada em espaço formativo teatral.
Palavras-chave: criação compartilhada; pedagogia do teatro; dramaturgia; processos criativos; encenação.
Autoras:
Thais Martini Almeida - Discente do curso Artes Cênicas
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Artes Cênicas e Música– DMUC/UEM
Revista cientifica - FAP (acesse aqui).
Resumo: O texto apresenta os resultados de pesquisa que investigou procedimentos metodológicos para criação de uma peça de teatro virtual, a partir do diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e elementos do RPG. Discute conceitos teóricos, descreve os caminhos metodológicos adotados e, por fim, tece uma reflexão sobre o processo de criação cênica em formato remoto. A reflexão busca evidenciar que, ainda que experiência do teatro virtual não possa ser simetrizada ao teatro presencial, o teatro virtual possui potência para ser mais do que uma alternativa emergencial de produção cênica em contexto pandêmico, agregando possibilidades formais dentro do grande rol de experiências que se entende por teatro contemporâneo.
Palavras-chave: Análise Ativa, Stanislavski, RPG, Teatro virtual
Autores:
Martha Dias da Cruz Leite - Prof.a do Depto. de Música e Artes Cênicas - DMC/UEM;
Urdimento: revista de estudos em Artes Cênicas (Acesse aqui)
Mostra de Cenas à Distância: como recriar em estado de isolamento?
Resumo: Este artigo apresenta os princípios norteadores e os resultados da Mostra de Cenas a Distância, evento de extensão integrante das ações universitárias elaboradas especialmente para o período de suspensão das atividades presenciais na UEM, entre junho e agosto de 2020. A mostra foi uma iniciativa interdisciplinar e organizada por docentes e alunos dos cursos de graduação em Artes Cênicas, Música e Comunicação e Multimeios, e que contou também com o apoio da Diretoria de Cultura (DCU). A partir da pergunta “Como recriar em estado de isolamento?”, e do conceito de cena expandida, a ideia da mostra era estimular a criação de propostas artísticas que dialoguem com o momento em que vivemos diante da pandemia COVID19.
Palavras-chave: ação cultural – arte e tecnologia – interdisciplinaridade
Autores:
Eddy Anezio Cerqueira da Silva - Discente do curso de Artes Cênicas, Bolsista Extensão DMC/UEM;
Martha Dias da Cruz Leite - Prof.a do Depto. de Música e Artes Cênicas - DMC/UEM;
Rael Bertarelli Gimenes Toffolo - Prof. do Depto. de Música e Artes Cênicas - DMC/UEM;
Rodrigo Corrêa Gontijo - Prof. do curso de Comunicação e Multimeios do Depto. Fundamentos da Educação - DFE/ UEM;
38º. SEURS (acesse aqui).
Mostra de Cenas à Distância: como (re)criar em estado de isolamento?
Resumo: Este artigo apresenta os princípios norteadores e os resultados da Mostra de Cenas a Distância, evento de extensão integrante das ações universitárias elaboradas especialmente para o período de suspensão das atividades presenciais na UEM, entre junho e agosto de 2020. A mostra foi uma iniciativa interdisciplinar e organizada por docentes e alunos dos cursos de graduação em Artes Cênicas, Música e Comunicação e Multimeios, e que contou também com o apoio da Diretoria de Cultura (DCU). A partir da pergunta “Como recriar em estado de isolamento?”, e do conceito de cena expandida, a ideia da mostra era estimular a criação de propostas artísticas que dialoguem com o momento em que vivemos diante da pandemia COVID19.
Palavras-chave: ação cultural – arte e tecnologia – interdisciplinaridade
Autores:
Eddy Anezio Cerqueira da Silva - Discente do curso de Artes Cênicas, Bolsista Extensão DMC/UEM;
Martha Dias da Cruz Leite - Prof.a do Depto. de Música e Artes Cênicas - DMC/UEM;
Rael Bertarelli Gimenes Toffolo - Prof. do Depto. de Música e Artes Cênicas - DMC/UEM;
Rodrigo Corrêa Gontijo - Prof. do curso de Comunicação e Multimeios do Depto. Fundamentos da Educação - DFE/ UEM;
EAEX 2020 (Acesse aqui)
Processos de Criação Compartilhada: exercício de uma construção coletiva de uma obra cênica.
Resumo: O curso de extensão “Processos de Criação Compartilhada: exercício de construção coletiva de uma obra cênica”, integrante do projeto de extensão “Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro”, teve como objetivo proporcionar a experiência de um processo de montagem teatral em que o aluno teria a oportunidade de compor, em conjunto com os demais integrantes e a professora-orientadora, a dramaturgia de um espetáculo de teatro de autoria pluralizada. Como resultado, obteve-se a peça Número Zero, que realizou duas apresentações em 2020 no Teatro da UEM, consolidando-se com uma ação cultural importante que aliou ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Teatro – processo criativo – dramaturgia plural
Autoras:
Thaís Martini Almeida - Discente do curso de Artes Cênicas, bolsista PIBEX-UEM;
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Música e Artes Cênicas – DMC/UEM;
EAEX 2020 (Acesse aqui)
Os Estereótipos da Mulher Negra na Representação Teatral Brasileira: ponderações acerca dos estereótipos e suas problemáticas
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados das ações de pesquisa e extensão do subprojeto denominado “Os estereótipos da mulher negra na representação teatral”, vinculado ao projeto de extensão “Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro”. Com o objetivo de refletir sobre a representação da mulher negra na dramaturgia teatral brasileira, a proposta realizou uma investigação a respeito das problemáticas existentes em tal representação, com o intuito de contribuir para a desconstrução de estereótipos depreciativos na representação teatral da mulher negra, e para o fortalecimento das vivências de atrizes negras ao propor uma categoria de análise dramatúrgica pela perspectiva do feminismo negro.
Palavras-chave: mulher negra; representação teatral; estereótipos; feminismo negro.
Autoras:
Amanda Oliveira Reis - Discente do curso de Artes Cênicas, bolsista PIBIS–UEM;
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Música e Artes Cênicas – DMC/UEM;
EAEX 2020 (Acesse aqui)
Dos Processos Individuais à Criação Compartilhada: uma investigação sobre o percurso criativo colaborativo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que forma os processos individuais de criação em Artes Cênicas se conectam e organizam-se na busca por uma composição de autoria compartilhada. Para tanto, teve como objeto de estudo o processo criativo do espetáculo Número Zero. Através da fricção entre o referencial teórico e os resultados das experimentações cênicas foi possível perceber que o processo de criação não ocorreu por meio de um discurso cênico unificado, mas sim, por uma pluralidade de vozes organizadas, tendo como resultado uma dramaturgia fragmentada que estimulou e permitiu a exposição desta pluralidade.
Palavras-chave: teatro, processo criativo, pedagogia do teatro.
Autores:
Thaís Martini Almeida - Discente do curso de Artes Cênicas, bolsista PIBEX-UEM;
Martha Dias da Cruz Leite - Prof. Depto de Música e Artes Cênicas – DMC/UEM;
EAIC 2020 (Acesse aqui)
A inserção da população negra no teatro brasileiro: resistência, exclusão e subversão
Resumo: A pesquisa busca, inicialmente, apresentar uma contextualização histórica acerca da miscigenação existente na colonização brasileira com o intuito de ajudar na compreensão das desigualdades raciais presentes atualmente que derivam, evidentemente, do passado escravocrata do Brasil. Esta questão reflete no teatro e será o foco da pesquisa que dialogara com as dificuldades que o a população negra enfrentou para se inserir nesse meio, pois, a priori, o único espaço que era cedido a eles era o de personagens repletos de estigmas e estereótipos. Posteriormente, haverá uma análise de obras teatrais, sendo elas uma peça e um grupo, representados por dois importantes dramaturgos que trazem em suas trajetórias teatrais características raciais de uma forma instigante, a saber: Abdias do Nascimento, fundador do Teatro Experimental Negro (TEN) e Jorge Andrade com a peça Confrarias.
Palavras-chave: teatro negro – miscigenação – desigualdade racial
Autores:
Amanda Oliveira Reis - Discente da Graduação em Artes Cênicas, bolsista PIBIS/FA-UEM
André Luís Anelli - Prof. Depto de Música – DMU/UEM
EAEX 2019 (Acesse aqui)