A Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM é uma iniciativa semestral do curso de graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM, e tem como objetivo compartilhar com a comunidade interna e externa os resultados artísticos de produções realizadas pelos discentes nas disciplinas da graduação, assim como as práticas realizadas no âmbito dos estágios e as experiências de pesquisa acadêmica realizadas no semestre letivo. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos 30 minutos antes de cada apresentação. Fique atento/a à capacidade e faixa etária de cada ação. Todas as apresentações contarão com intérprete de libras. 

Período de realização: 09 a 17 de outubro de 2023

Confira os materiais complementares sobre a MILTE 2023.1: clipping

Os registros em foto e vídeo da Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM - edição 2023.1 foram realizados por Julia Bicudo, Milena Fernandes (integrantes do NEC - Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual, sob coordenação do Prof. André Rosa), Elana Dora (bolsista do ETTE - Entre a Escola no Teatro e o Teatro na Escola, sob coordenação do Prof. Sidmar Gomes) e Nathalie Cotting (bolsista do curso de Comunicação e Multimeios).

Agreste (Malva-Rosa) – um experimento cênico 


Contadores de estórias, como nossos pais, mães, tios, comadres e vizinhas, recebem o público numa varanda (num quintal ou numa pracinha) para compartilhar seus causos. É nesse contexto que a turma de estudantes de “Interpretação IV” do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM se propõe a investigar as relações entre representação e performatividade. Nesse processo, perguntamos: quem é essa gente de hoje que somos nós? Assumindo que não somos sujeitos fixos, mas um conjunto de cacos e fragmentos que se afetam mutuamente, perseguimos a pergunta através do encontro com a dramaturgia de “Agreste”, de Newton Moreno, e do contato com nossos próprios corpos, memórias e desejos. E se, nesse encontro, tomássemos consciência dos cacos mais cortantes que nos constituem? Estaríamos dispostos a olhar para as nossas hipocrisias e perversidades? Convidamos a todos para o nosso experimento. A cobaia agora somos nós. Após a apresentação haverá um bate-papo com a turma mediado pelo Prof. Luciano Matricardi e pela Profa. Lua Lamberti.


09 de outubro, segunda-feira, às 19h30

Sala 01 – Bloco O-08 (Universidade Estadual de Maringá)

Capacidade: 55 Lugares. Grátis. 16 anos. 40 min. 


Atuação: Amanda Bieszczad de Carvalho, Beatriz Eugenia Oliveira Carvalho, Edna Cristina da Silva Batista, Gabriel Dias Barbosa, Gabrielly Portela Rizzo, Gustavo Nunes

de Sena, Leonardo Naves Cocco Pereira, Maria Fernanda Garcia Carvalho, Maria Letícia Chelis Góes, Matheus Tuzuki Monteiro da Silva, Maysa Cristina Ferreira, Nathália de Souza Mendes, Thais Cavalcante, Vinícius Aparecido Rigo.

Texto: Newton Moreno.

Orientação: Prof. Luciano Matricardi.

Consultoria: Lua Lamberti.

Cenários, Figurinos e Iluminação: o grupo.

Arte gráfica: Matheus Tuzuki.



Vestido de Noiva (Ou, Um Exercício Cênico no Plano da Alucinação)


Esse exercício cênico resulta de experimentações realizadas com o método da análise ativa (C. Stanislavski) e o texto “Vestido de Noiva”, do dramaturgo Nelson Rodrigues, na disciplina de “Práticas de Atuação I” do Curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM. Em cena, o desejo reprimido segue seu cortejo fúnebre e termina em uma cerimônia de casamento realizada no seio de uma família tradicional. Esses acontecimentos do plano da realidade são entrecortados pelas lembranças e alucinações de Alaíde e o triângulo amoroso vivido por ela, Pedro e sua irmã Lúcia. Além de Pedro e Lúcia, outras figuras fantasmagóricas surgem nos momentos de delírio e Alaíde, em sua luta entre a vida e a morte: seus pais, sua quase-sogra, Madame Clessi, a Mulher do Véu, um homem de muitas faces, algumas mulheres, médicos e jornalistas, criando atmosferas que assombram o (des)enlace matrimonial.


10 de outubro, terça-feira, às 19h30.

Teatro Reviver Magó – Parça Todos os Santos, S/N, Zona 2, Maringá. 

Capacidade: 200 lugares. Grátis. 18 anos. 70min.


Atuação: Albino Samuel, Amanda Malakovski, Ayumi Takachi, Cassiana Ribeiro, Cintia Ribeiro, Clara Soares, Emerson Bueno, Isabela De Ganello, Isadora Dorociaki, Isabelle Cristine, João Augusto Morila, João Pedro Ghiraldelli, Lívia Gatti, Marcos Lopes, Malu Leme, Natiely Ricken, Roriê Gimenes, Ryan Gustavo Carvalho, Thiago Póss.

Orientação: Prof. Wagner Monthero.

Bate-papo “A Cena Contemporânea e a Pedagogia do Teatro”

Com Ana Julia Marko - Profa. Dra. do Departamento Académico de Artes Escénicas da PUCP (Peru).


O encontro tem por objetivo debater a cena contemporânea em suas interfaces com a pedagogia do teatro. Ana Julia Marko é Profa. Dra. do Departamento Académico de Artes Escénicas da PUCP (Peru), tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em interpretação teatral e teatro-educação.  Neste evento a convidada estará presente de forma remota.


11 de outubro, quarta-feira, às 14h.

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).

Capacidade: 150 lugares. Grátis. 16 anos. Evento Híbrido. 


Mediação: Prof. Luciano Matricardi e Profa. Elisa Heidrich.

Infância, Tiros e Plumas, de Jô Bilac

Infância, tiros e plumas, tudo isso em uma viagem à Disney. Um lugar sem problemas, sem corrupção. A resolução dos problemas da humanidade. Um trajeto corrompido. Traumas. Infâncias que se cruzam a partir da visão de nove personagens que entram em um voo nada tranquilo. Um médico criou um remédio para acabar com a depressão. Uma criança sonha em criar um remédio para acabar com traumas de infância. Jô Bilac, o autor, apresenta um texto sobre o corrompimento da humanidade e o caráter duvidoso de nove personagens bastante complexos. Nesse exercício, os atores e atrizes alternam entre os   personagens rumo a essa viagem intensa e indiscreta. Também quer viajar nesse balão? O espetáculo é resultante dos trabalhos de pesquisa cênica desenvolvidos no âmbito da disciplina de “Práticas de Atuação I”, turma 2, do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM.


11 de outubro, quarta-feira, às 19h30.

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).

Capacidade: 150 lugares. Grátis. 12 anos. 60min.


Atuação: Ana Gabriela Sena Goncalves, Ana Helena Alves Teixeira Pinto, Ana Luiza Lopes Aite, Beatriz Maino Pagani, Diego dos Santos Santini, Diego Henrique Cassiano Pereira, Elana Dora Wink Ferreira do Rosário, Emanoelle Louise Cássia Cardoso Rodrigues de Melo, Giovanna Garcia Damasceno, Guilherme Rodrigues da Silva Severino, Julia Carolina Ferreira de Moraes, Julia da Costa, Julia Evelyn Araujo Calegari, Mariana de Oliveira Lima, Natalia Oliveira de Aguiar, Sara do Espirito Santo Carlos dos Santos, Yasmim Vitoria Goncalves Neves.

Orientação: Prof. Vanderlei Antonio Bachega Junior.

Texto: Jô Bilac.

Ecos e Ruídos

Experimento cênico com dramaturgia original criada a partir de vivências no processo criativo e registro em diário de ensaios da turma de “Interpretação Teatral III”, turma 2, do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM. Temáticas como identidade, memória, bullying, conexão com a natureza e reflexões sobre a vida e a arte se mesclam em uma colagem de cenas sensível e envolvente. Pessoalidades, hibridismo entre linguagens, materiais plásticos e tecnologias digitais norteiam a pesquisa cênica desenvolvida pela turma.


12 de outubro, quinta-feira, às 19h30.

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).

Capacidade: 150 lugares. Grátis. 14 anos. 45min.


Atuação: Ana Laura Piassa Margiotti, Bianca Tavares Lima, Diego dos Santos Santini,Emanoelle Louise Cássia Cardoso Rodrigues, Hérick de Souza Justino, Julia Evelyn Araujo Calegari, Mara Nair Signorini Gomes e Mariana Brito Andrade.

Orientação: Profa. Elisa Beschorner Heidrich.

Dramaturgia: Turma 2 de “Práticas de Atuação III”.

Figurinos: Turma 2 de “Práticas de Atuação III”.

Trilha sonora pesquisada: Elisa Heidrich e Turma 2 de “Práticas de Atuação III”.

Iluminação: Prof. Vanderlei Junior.

Arte: Hérick Justino.

Bate-papo "Encenação e Pedagogia do Teatro"

 Com Robson Haderchpek.

O encontro tem por objetivo debater processos de encenação e suas interfaces com a pedagogia do teatro. Robson Haderchpek é ator, diretor e pesquisador, docente do Curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Artes Cênicas da UFRN, colaborador do PPG Artes da UERJ e do Doutorado em Ciências da Educação do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe, Angola. Autor dos livros: “O Teatro Ritual e os Estados Alterados de Consciência” (2021), “A Poética da Direção Teatral: O diretor-pedagogo e a arte de conduzir processos” (2016). Neste evento o convidado estará presente de forma remota.


13 de outubro, sexta-feira, às 14h.

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).

Capacidade: 150 lugares. Grátis. 16 anos.


Mediação: Prof. Wagner Monthero.

Entre Cacos

Experimento cênico com dramaturgia original criada a partir de vivências no processo criativo e registro em diário de ensaios. Temáticas como a relação do tempo com o trabalho e a sobrevivência; identidade; fragilidade humana; sentimentos e busca pelo sentido na arte e na vida se mesclam em uma colagem de cenas inusitada e instigante. Pessoalidades, hibridismo entre linguagens, materiais plásticos e tecnologias digitais norteiam a pesquisa cênica desenvolvida pela turma 1 de “Práticas de Atuação III” do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM. 


13 de outubro, sexta-feira, às 19h30.

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).

Capacidade: 150 lugares. Grátis. 14 anos. 45min.


Atuação: Camila Almeida Giroto, Daniel de Oliveira Cassol, Fernando Yago Akamatsu, João Pedro Figueiredo de Oliveira, Natiely Ricken e Renan Lopes Lustosa.

Orientação: Profa. Elisa Heidrich.

Dramaturgia: Turma 1 de “Práticas de Atuação III”.

Figurinos: Turma 1 de “Práticas de Atuação III”.

Trilha sonora pesquisada: Elisa Heidrich e Turma 1 de “Práticas de Atuação III”.

Iluminação: Vanderlei Junior.

Desenho: João Pedro Figueiredo de Oliveira.

Arte digital: Prof. Fernando Yago Akamatsu

Mostra de Direção - Olhares


Apresentação das cenas desenvolvidas na disciplina de Fundamentos de Direção Teatral, ministrada pela Prof. Wagner Monthero


14, 15 e 16 de outubro, às 19h30.

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).


Para conferir a programação detalhada da Mostra de Direção, clique aqui.

 

4ª Roda de pesquisa: diálogos, propostas e conceitos da investigação em Arte-Educação

.Atividade voltada à apresentação pública de projetos de pesquisa desenvolvidos por discentes do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM na disciplina “Metodologias e Projetos de Pesquisa nas Artes da Cena”. Trata-se de uma experiência de partilha de diversos temas de investigação que dialogam com as pedagogias do teatro e a educação. O intuito é apresentar conceitos teóricos e práticos de propostas a serem desenvolvidas pelos/as discentes-artistas-pesquisadores/as.


16 de outubro, segunda-feira, às 8h.

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).

Capacidade: 150 lugares. Grátis. Livre.


Apresentadores/as: Ana Gabrriela Sena Gonçalves, Ana Luiza Lopes Aite, Elana Dora Wink Ferreira do Rosário, Diego Henrique Cassiano Pereira, Maria Silva Cortez da Silva, Julia Carolina Ferreira de Moraes, Julia da Costa, Sara do Espirito Santo Carlos dos Santos, Yasmim Vitoria Goncalves Neves, Roriê Gimenes de Moraes, Cassiana de Jesus Ribeiro, Albino Samuel Brunelli, Andrei Dias Lima, Camila Almeida Giroto, Clara Soares Mugnaini Barbosa, Emerson Paulo Bueno, Geovana Kwiatkowski Bevenuto dos Santos, Isabela Escudeiro de Ganello, Izabelle Cristine Barth Dias João, Isadora Dorociaki de Oliveira, João Augusto Morila de Freitas, João Pedro Ghiraldelli, Lívia Gatti Rodrigues, Marcos Vinícius Lopes Batista, Maria Luiza de Oliveira Leme, Gustavo Santos Carvalho, Thiago Alves Póss. 

7º Encontro de Vivências Docentes em Teatro da UEM – Bate-papo “O estágio supervisionado na comunidade e a formação do/a Artista-Docentes-Pesquisador/a”

Com Profa. Me. Laís Jacques Marques. 

Laís Jacques Marques é atriz, professora e pesquisadora em Artes Cênicas. Graduada em Artes Cênicas com ênfase em Interpretação Teatral (UFSM) e em Licenciatura em Teatro (UFSM), Mestra em Teatro (UDESC) e doutoranda em Artes Cênicas (UDESC) no mesmo programa e área. Pesquisa a pedagogia do Teatro em espaços de restrição e privação de liberdade desde 2018, temática que a permitiu atuar como professora de Teatro em seis unidades socioeducativas diferentes da região sul do Brasil. Além disso, conduziu oficinas teatrais junto à comunidade de mulheres idosas na cidade de Santa Maria - RS e em projetos sociais em comunidades periféricas na cidade de Chapecó. A participação da convidada se dará por meio de presença remota.


17 de outubro, terça-feira, às 14h.

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).

Capacidade: 150 lugares. Grátis. Livre.


Mediação: Prof. Luciano Matricardi.

7º Encontro de Vivências Docentes em Teatro da UEMPartilha de diferentes experiências de estágio na Comunidade

O encontro consiste na partilha de diferentes experiências de estágio na Comunidade dos/as acadêmicos/as do 4⁰ ano do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM. Essa partilha, em formato de relatos expositivos, experiências sensíveis e resquícios dos processos vividos, possibilita refletir sobre alguns aspectos metodológicos, teóricos e práticos do percurso de formação do/a artista-docente- pesquisador/a em teatro, bem como o compartilhamento e a divulgação dos principais resultados dos projetos de estágio à comunidade interna e externa da Universidade. 


17 de outubro, terça-feira, às 14h.

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).

Capacidade: 150 lugares. Grátis. Livre.


Discentes artistas-docentes-pesquisadores/as: Amanda Bieszczad de Carvalho, Beatriz Eugenia Oliveira Carvalho, Edna Cristina da Silva Batista, Gabriel Dias Barbosa, Gabrielly Portela Rizzo, Giulia Glasser da Silva, Gustavo Nunes de Sena, Leonardo Naves Cocco Pereira, Maria Fernanda Garcia Carvalho, Maria Letícia Chelis Góes, Matheus Tuzuki Monteiro da Silva, Maysa Cristina Ferreira, Nathália de Souza Mendes, Thais Cavalcante. 

Coordenação de Estágio: Profa. Mileni Vanalli Roéfero.

Docente Orientador: Prof. Luciano Matricardi.

Crédito da imagem: Prof. Luciano Matricardi.

7º Encontro de Vivências Docentes em Teatro da UEM – Bate-papo “O estágio supervisionado na escola e a formação do/a Artista-Docentes-Pesquisador/a”

 Com com Profa. Dra. Lucia Gomes Serpa (UFPB).

Lucia Serpa é formada em Interpretação Teatral (UFRGS), com Mestrado em Educação (UFPB) e doutorado em Pedagogia do Teatro (Escola de Comunicações e Artes da USP). Participou de grupos de teatro em Porto Alegre e São Paulo. Foi professora da Escola Livre de Teatro em Santo André (SP) e da Escola-Teatro Célia Helena (SP). Atualmente, é professora do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, tendo participado da criação dos cursos de licenciatura em Dança e em Teatro. É coordenadora da área Teatro no PIBID/UFPB, programa de Iniciação à Docência da CAPES. A participação da convidada se dará por meio de presença remota.

Mediação: Profa. Mileni Vanalli Roéfero.


17 de outubro, terça-feira, às 19h

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM)

Capacidade: 150 lugares. Grátis. Livre.

7º Encontro de Vivências Docentes em Teatro da UEM – Partilha de diferentes experiências de estágio na escola

O encontro consiste na partilha de diferentes experiências de estágio na Escola dos/as acadêmicos/as do 3⁰ ano do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM. Essa partilha, em formato de relatos expositivos, experiências sensíveis e resquícios dos processos vividos, possibilita refletir sobre alguns aspectos metodológicos, teóricos e práticos do percurso de formação do/a artista-docente-pesquisador/a em teatro, bem como o compartilhamento e a divulgação dos principais resultados dos projetos de estágio à comunidade interna e externa da Universidade. 


17 de outubro, terça-feira, às 19h

TUM – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM)

Capacidade: 150 lugares. Grátis. Livre.


Discentes artistas-docentes-pesquisadores/as: Ana Laura Piassa Margiotti, Bianca Tavares Lima, Diego dos Santos Santini, Isadora Dorociaki de Oliveira, Julia Evelyn Araujo Calegari, Mara Nair Signorini Gomes, Mariana Brito Andrade, Camila Almeida Giroto, Daniel de Oliveira Cassol, Fernando Yago Akamatsu, Heron Gabriel Alvares, João Pedro Figueiredo de Oliveira, Maria Eduarda Carraschi Nogueira, Renan Lopes Lustosa. 

Coordenação de Estágio: Profa. Mileni Vanalli Roéfero.

Docentes orientadores/as: Profa. Mileni Vanalli Roéfero e Prof. Vanderlei Antonio Bachega Junior.

Crédito da imagem: Prof. Luciano Matricardi

Apoio: 

Realização: