Esta página visa apresentar um veículo robótico denominado RAVE (Robotic Autonomous VEhicle) que foi construído com o intuito de servir como uma ferramenta experimental (plataforma de testes) para aplicar na prática os conhecimentos teóricos estudados em disciplinas como Sistemas Embarcados, Inteligência Artificial, Controle Digital, Processamento Digital de Sinais, entre outras.
Apesar do nome RAVE, em português, ser Veículo Robótico Autônomo, não significa que este é de fato um robô autônomo e sim uma plataforma de testes para permitir o estudo e desenvolvimento de sistemas robóticos capazes de torná-lo autônomo.
Na construção do robô, optou-se pela estrutura mecânica de um automodelo (carro de rádio controle) por ser uma alternativa rápida visto que as modelagens e as fabricações de peças mecânicas costumam ser trabalhos delicados e custosos.
Outra opção seria comprar um robô já existente no mercado, economizando tempo e esforço, mas infelizmente muitos deles são limitados aos propósitos pretendidos com este trabalho e os que possuem uma arquitetura robusta e flexível normalmente são muito caros.
Este robô foi construído por Andrews Sobral, Engenheiro de Computação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia - ÁREA1, como trabalho de conclusão de curso.
Neste site são apresentados: sua arquitetura, sistema embarcado e o controle à distância através do software RaveControl. Este foi desenvolvido com a finalidade de permitir a interação do robô com um computador à distância. Também é possível controlar o RAVE através da internet / intranet (conexões via rede TCP/IP), Bluetooth e dispositivos de entrada tais como mouse, teclado e joystick. Além disso, pode ser utilizado como uma IDE (Integrated Development Environment) para a implementação de novos sistemas que utilizem o robô.
Este trabalho foi concebido e desenvolvido a partir de uma grande motivação que surgiu durante os estudos sobre robótica. Durante os dois anos trabalhados desde a concepção, passando pelo desenvolvimento e os testes, foi conseguido que o RAVE se tornar-se uma plataforma capaz de permitir que outros estudantes, professores e profissionais pudessem conhecer e experimentar suas funcionalidades. Esta colaboração foi fundamental para o sucesso de seu objetivo principal, que é exatamente servir como plataforma de estudos em robótica móvel.
Vale salientar que o desenvolvimento do protótipo apresentado careceu a não existência de patrocínios. Apesar desta limitação, o objetivo de alinhar o conteúdo teórico ao experimental, pode ser considerado como sucesso.
O objetivo principal deste projeto é incentivar o estudo e desenvolvimento de técnicas para criação de veículos robóticos capazes de navegar de forma autônoma dado apenas a rota a ser percorrida.
O desenvolvimento deste trabalho começou em Setembro de 2007 após adquirir o automodelo. Inicialmente houve dificuldade na aquisição de alguns materiais como, micro-controladores, gravadores, entre outros, devido às poucas opções oferecidas no mercado local.
Ainda no mesmo ano foi construído o primeiro sistema embarcado em um protoboard permitindo interligar o controle remoto (fornecido juntamente com o automodelo) a um computador. Com isto foi possível controlar, pela primeira vez, o movimento do veículo através de um software.
Interligando o rádio controle ao computador.
Neste mesmo período foi desenvolvido um software denominado RaveMobileControl que permite controlar o RAVE através de um aparelho celular. A figura abaixo mostra como o sistema foi projetado.
Controle do robô através de um aparelho celular.
A segunda etapa do projeto foi iniciada em fevereiro de 2008 após a aquisição de um sensor ultrasônico e dois pares de módulo de rádio-frequência. Com isto foi possível fazer o RAVE ser controlado por um computador à distância. Logo foi desenvolvido o primeiro sistema de controle reativo fazendo o robô desviar de certos obstáculos de forma automática.
Foto do RAVE (esquerda) e da torre de transmissão (direita), todos no protoboard.
Em meados de agosto de 2008, todo o sistema embarcado foi reconstruído de forma modular (ver Arquitetura) em placas de circuito impresso tornando o robô mais flexível. Neste momento foi adquirido mais um sonar para melhorar a percepção do robô na identificação dos obstáculos.
Em setembro de 2008 o RAVE foi apresentado na Reunião Nacional de Ramos 2008 do IEEE onde mostrou-se sua arquitetura, funcionamento e outras características. A reunião contou com dezenas pessoas de diferentes localidades do Brasil.
Foto tirada durante a apresentação do RAVE na RNR 2008.
Um artigo sobre este trabalho foi publicado no IV Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), 2010, Campina Grande, Paraiba, Brasil
http://www.abcm.org.br/anais/conem/2010/PDF/CON10-2105.pdf
Robô RAVE:
Kit de comunicação sem-fio:
Software RaveControl: