Nesta seção é apresentada a arquitetura do RAVE em forma de fluxograma. Optou-se por uma arquitetura modular por facilitar o reaproveitamento e a manutenção dos módulos que estes operam de forma independente. Assim caso ocorra alguma falha em um módulo, é possível realizar a troca de forma rápida sem interferir nos módulos existentes.
Cada módulo ilustrado na figura abaixo possui uma responsabilidade. Por exemplo, o Módulo de Sensoriamento se encarrega de coletar e processar os sinais provenientes dos sensores e então transmite essas informações para o Módulo de Comunicação. Este último se responsabiliza por encaminhar as mensagens para a Torre de Comunicação que está conectada a um computador pessoal (PC).
Como os módulos operam de forma independente, se ocorrer uma falha, por exemplo, no Módulo de Comunicação, os outros módulos continuam em funcionamento mesmo sabendo que as informações não estão sendo transmitidas à Torre de Comunicação. Esta característica fornece uma melhor tolerância à falhas, pois caso a arquitetura não fosse modular, se ocorresse algum erro em um determinado módulo, poderia prejudicar ou até mesmo parar todo o funcionamento do sistema.
Outra característica importante de um sistema modular está relacionada à manutenção, pois um módulo pode ser re-configurado ou até mesmo substituído por um melhor sem a necessidade de fazer alterações significativas em todo o sistema embarcado.
Todos os módulos especificados na figura acima estão prontos e em funcionamento. Esta estrutura foi concebida de forma flexível permitindo que novos módulos possam ser inseridos futuramente.