Desde o início do projeto, o robô RAVE foi concebido de forma que fosse modular facilitando a agregação de novos recursos e assim oferecendo aos pesquisadores uma plataforma versátil e dinâmica.
A seguir, são apresentadas algumas das propostas sugeridas para futuros trabalhos:
- Desenvolvimento de um módulo de localização, utilizando uma bússola digital e um sistema de odometria. Permitindo assim aprimorar o sistema de mapeamento existente e permitir o desenvolvimento de sistemas de navegação mais complexos. Um fator que implicou o não desenvolvimento deste módulo no escopo deste trabalho foi devido ao preço da bússola digital encontrado no mercado nacional ser relativamente alto em relação ao preço esperado. Foi encontrado uma opção similar no mercado internacional que, mesmo com todos os custos (inclusive o de frete), é mais acessível que o encontrado nacionalmente, mas mesmo assim devido a limitações financeiras, este equipamento ainda não foi adquirido.
- Substituição do sistema de comunicação por um mais robusto e de longo alcance. É desejável que a largura de banda seja grande para ser possível trafegar mais dados entre o robô e um computador.
- Aquisição de uma maior quantidade de sonares e de novos tipos de sensores, tais como infravermelho e laser, para facilitar a detecção de obstáculos.
- Utilização de uma câmera embarcada para observação do ambiente permitindo o desenvolvimento de aplicações de visão computacional.
- Implantação de um computador de bordo baseado na tecnologia Pico-ITX (ou outra equivalente) fornecendo assim um maior poder de processamento interno e facilitando o desenvolvimento de sistemas embarcados mais robustos. Especificamente para esta ação, é recomendável a expansão física, se possível com o uso de um automodelo maior.