Outros projetos em andamento que estão utilizando o RAVE como uma ferramenta para testes são:
- RaveVoicerControl: este projeto tem como finalidade a implementação de um sistema de controle embarcado baseado em comandos de voz. Para isto é necessário adotar o RAVE com um microfone embutido (ou outra tecnologia equivalente) capaz de capturar e filtrar vozes humanas e assim obedecer às ordens dadas. Atualmente existe um aplicativo desktop que se encontra em fase de testes utilizando a tecnologia Sphinix-4 em Java para realizar reconhecimento dos comandos de voz. Foram realizadas algumas apresentações mostrando o RAVE sendo controlado por voz para alguns alunos e professores.
- RaveFuzzyControl: visa ser uma ferramenta baseada em lógica fuzzy para estudo e desenvolvimento de algoritmos “inteligentes” permitindo assim, por exemplo, a implementação de sistemas de navegação mais robustos. Atualmente existe uma versão em fase de testes baseada na tecnologia jFuzzyLogic em Java que procura fazer o RAVE acelerar e frear de forma suave e precisa.
- RaveVisionControl: é um projeto que tem como objetivo fazer o RAVE navegar e reconhecer alguns tipos de obstáculos através de técnicas de visão computacional. Para isso é preciso que o RAVE seja dotado de uma câmera embarcada. Atualmente os testes estão sendo realizados com uma WebCam convencional conectada na porta USB do computador. O primeiro objetivo é fazer o RAVE se auto-localizar através de marcos visuais. A ferramenta utilizada é o RoboRealm por possuir uma vasta quantidade de algoritmos de processamento de imagens já implementados possibilitando desenvolver rapidamente um sistema de visão computacional mais complexo.
- RaveMobileControl: é um projeto que tem como objetivo desenvolver uma aplicação mobile para possibilitar a interação do RAVE com um aparelho celular através de conexões Bluetooth ou WI-FI. Atualmente existem duas aplicações mobile, uma em J2ME (Java) e outra em MobilePython. A primeira, é um sistema que pode ser executado em qualquer aparelho celular com suporte a tecnologia Java. A segunda está sendo testada em dispositivos Nokia com sistema operacional Symbian.