Este software foi desenvolvido com a finalidade de permitir a interação do robô com um computador à distância. Também é possível controlar o RAVE através da internet / intranet (conexões via rede TCP/IP), Bluetooth e dispositivos de entrada tais como mouse, teclado e joystick. Além disso, pode ser utilizado como uma IDE (Integrated Development Environment) para a implementação de novos sistemas que utilizem o robô.
A linguagem de programação utilizada para codificar o aplicativo RaveControl foi Java juntamente com a ferramenta Netbeans que é um IDE para desenvolvimento de sistemas. Esta escolha se deve ao fato de Java possuir algumas características que facilitaram a implementação rápida do sistema tais como: a) orientação a objetos, b) robustez e c) portabilidade.
Java é uma linguagem de programação desenvolvida originalmente por James Gosling na Sun Microsystems e lançada em 1995 como um componente central da Sun Microsystems. Esta possui características semelhantes à sintaxe das linguagens C e C++, mas possui orientação a objetos simples e de alto nível. As aplicações Java são normalmente compiladas para bytecodes que podem ser executados em qualquer máquina virtual Java (JVM), independentemente da arquitetura computacional.
Para fazer com que o RaveControl conectasse com a torre de comunicação através da porta serial do computador, foi utilizado a biblioteca SimpleSerial fornecida por Benjamin Resner. Esta ferramenta permite que qualquer aplicativo Java tenha acesso a porta serial de forma simples e eficiente.