Data: 18 de janeiro de 2016
Hora: 18:00h
Local: Sede da FAP
Ordem de trabalhos:
Associações de Estudantes presentes: AEFADEUP; AEFCUP; AEFCNAUP; AEFDUP; AEFEP; AEFEUP; AEFFUP; AEFLUP; AEFMUP, AEFMDUP; AEFPCEUP e AEICBAS.
1. Eleição dos dois estudantes a integrar o júri do Prémio de Cidadania Ativa da Universidade do Porto:
De acordo com o Regulamento eleitoral para os corpos de representação estudantil foram apresentadas duas candidaturas para júri do Prémio de Cidadania Ativa da Universidade do Porto, por parte das estudantes Alexandra Sofia Coelho Monteiro (FCUP) e Mónica Sofia de Pinho Carneiro (FPCEUP). Procedeu-se à respetiva eleição, tendo sido eleitas por unanimidade ambas as candidatas.
2. Relação entre as direções das faculdades e as associações de estudantes sobre os espaços concessionados:
O presente ponto foi introduzido pela AEFLUP que apresentou a sua situação, denunciando alguns problemas de relacionamento com a direção da FLUP, que se materializam em encargos avultados com despesas referentes a instalações. As diferentes associações apresentaram as suas realidades que, como exemplo positivo, poderão constituir um contributo importante para a resolução do problema apresentado pela AEFLUP.
3. Calendário escolar da Universidade do Porto:
Após discussão do assunto, o Presidente da FAP, Daniel Freitas, ficou incumbido de entrar em contacto com o Reitor da Universidade do Porto no sentido de lhe transmitir as preocupações apresentadas pelas associações de estudantes e de dar o melhor seguimento ao processo.
4. Acesso a salas de estudo/bibliotecas durante o período noturno nas épocas de exames pelos estudantes da Universidade do Porto:
O ponto foi introduzido na reunião a pedido da AEFDUP, que referiu não ter locais disponíveis para estudo durante o período noturno nas suas instalações e ter acesso temporalmente limitado a espaços de outras unidades orgânicas da Universidade. Após apresentação das diferentes realidades pelas associações de estudantes, concluiu-se que os estudantes da FCNAUP, da FPCEUP, da FADEUP e da FMDUP também não possuíam espaço disponível nas respetivas unidades orgânicas durante 24 horas. A curto prazo, concluiu-se que cada uma das associações envidaria esforços para resolver os respetivos constrangimentos. Adicionalmente concluiu-se sobre a necessidade de trabalhar no sentido de promover uma lógica de partilha de espaços e equipamentos dentro da Universidade do Porto, resolvendo assim os problemas que se têm verificado nesta matéria.
5. Outros assuntos:
A AEFLUP relembrou as associações para a importância do envio do levantamento relativo aos problemas de instalações em cada uma das unidades orgânicas. Este levantamento deve ser endereçado à direção da FAP para geral@fap.pt até ao dia 31 de janeiro.
Documentos: