A partir do dia 15 Maio de 2021, daremos início a coleta de assinaturas de apoio ao PCP
Os Democráticos, adeptos e filiados ao PCP, que não apenas falam de Democracia, mas que procuram praticá-la em suas vidas diárias, adotaram o CREDO seguinte, baseados em semântica política de vanguarda:
INDIVÍDUO - Acredito na fundamental importância do Indivíduo, como base de sustentação moral e cívica de uma Sociedade de Confiança.
POVO - Acredito que o Povo é a expressão nacional da soma dos indivíduos e de seus núcleos familiares, contendo diversidades em todos os aspectos humanos, civicamente unidos no amor a mesma Pátria e por valores comuns conferidos pela História, sujeitos a direitos, deveres e igualdades inerentes à sociedade politicamente organizada, o Estado Constitucional Soberano.
CIDADANIA - Acredito na verdadeira defesa da cidadania, quando é considerado seu valor na medida em que ela possa abrigar o Indivíduo como alvo de engrandecimento e reconhecimento de seus méritos. O Brasil não pode continuar sendo rico, com seu Povo empobrecido, sujeito às migalhas eleitoreiras de governos de plantão e vivendo sem maiores oportunidades de aprimoramento educacional para o trabalho e para a prosperidade pelo esforço próprio. A Cidadania, em tais circunstâncias, será apenas um vocativo sem conteúdo real e sem moralidade.
DIREITOS INDIVIDUAIS - Acredito que o Estado verdadeiramente democrático deva ser o fiel defensor dos direitos individuais, garantindo-lhes proteção e justiça. Sendo assim, os democratas não aceitam intromissões indevidas do Estado, com a desculpa de melhorar a sociedade pela redução da riqueza de uns para benefício de outros. Todos devem ser iguais perante a Lei, sem quaisquer discriminações e privilégios.
IGUALDADE - Acredito que a igualdade de todos perante a lei é a grande coluna que sustenta a Democracia. O país governado pelas leis cria as condições de prosperidade geral e de igualdade de oportunidades, quando a Educação de qualidade competitiva, tem sua produtividade gerada na liberdade curricular, na gestão e no desempenho escolar, sem gratuidades, custeado por bolsas de governos ou por bolsas particulares.
INSTITUIÇÕES - Acredito na necessidade constante de aprimoramento das instituições e do Estado de Direito, fundado sobre a legitimidade de uma democracia representativa, quando valorizada pela liberdade pluripartidária, pela liberdade de opinião e pela absoluta liberdade de Imprensa.
FEDERALISMO - Acredito na ideia da força do Federalismo, referente à descentralização máxima do poder político, quando instrumento de Integridade Nacional, contraposto ao centralismo, ao clientelismo, ao fisiologismo e aos abusos do poder e de autoridade.
LEI FUNDAMENTAL - Acredito que se faz necessário uma mudança radical na constituição vigente, removendo dela os assuntos que deveriam figurar em legislação ordinária, sem petrificações e sujeita ao desenvolvimento natural das questões econômicas e sociais. Acredito na necessidade de prévia aprovação de qualquer projeto de Emenda Constitucional do Congresso Nacional, no mínimo, por 2/3 dos Legislativos Estaduais, fazendo jus à forma federativa de Estado.
NAÇÃO - Acredito na Nação, como comunhão ativa de todos no amor e na defesa da Pátria. A Nação abriga-se na República Federativa do Brasil, que só será dignificada e respeitada por todos, quando todos sem exceções, tiverem suas liberdades políticas, econômicas e culturais, asseguradas de fato pela forma democrática e federativa do Estado, com respeito absoluto ao direito de propriedade, a legítima defesa, com direitos e obrigações passíveis de serem cobrados em Judiciário de fácil acesso, rápido e eficiente para todos.