Reflexões sobre as leis.

A palavra “lei” vem de “Lex” do latim que é sinônimo de regra ou norma. Elas servem para vincular fatos. Portanto, as leis são vínculos obrigatórios. Esses vínculos também são chamados de relações causais ou as relações de causa e efeito. As leis são imprescindíveis para implementar a lógica na realidade. Os principais tipos de leis são: as leis da natureza e as leis concebidas pelos seres racionais.

As leis da natureza são responsáveis pela criação e manutenção de absolutamente tudo, do micro ao macrocosmo. São elas que organizam física, química e biologicamente a realidade natural. As leis da natureza são imprescindíveis até para a existência das ciências, pois sem elas, não existiriam relações causais para serem identificadas. As leis da natureza não podem ser transgredidas nem revogadas.

Algumas leis são atribuídas a divindades, mas elas servem apenas para encobrir valores e interesses humanos. Geralmente, o recebimento delas é atribuído a pessoas que seriam porta-vozes divindades. Os transgressores dessas leis são chamados de pecadores ou infiéis, descriminados, perseguidos e punidos com rigor.

As leis concebidas pelos seres racionais têm a finalidade de estabelecer situações que sejam dos seus interesses. Essas leis dependendo do contexto são denominadas: regras, estatutos, normas, regulamentos etc.Exemplos: As leis de trânsito, leis esportivas, o código civil, o código penal, a constituição, regras de condomínios etc. Os animais também concebem e impõem leis, porém elas são mais rudimentares do que as humanas. Elas servem para estruturar o bando, dividir o trabalho, ritualizar o acasalamento, construir moradias (ninhos, cupinzeiros, formigueiros, favos etc.).As leis dos seres racionais são extremamente importantes, mas mesmo assim podem ser transgredidas. Os transgressores também são chamados de infratores, criminosos, traidores, contraventores etc.

A coerção e a coação são os principais instrumentos dos guardiões das leis dos seres racionais e das atribuídas às divindades, pois a ameaça e a força são indispensáveis para dominar o livre-arbítrio dos seres racionais. Perguntas: Porque os valores divinos necessitariam de guardiões? Por que eles não são impostos por meio de leis intransponíveis, tal qual acontece na natureza? Resposta: Isso acontece porque esses valores foram criados pelos seres humanos para padronizar o comportamento dos seus semelhantes. Em outras palavras, as leis divinas e o pecado foram inventados para que o nosso comportamento seja compatível com interesses ou valores culturais vigentes.

Em suma as leis são indispensáveis para a criação e a manutenção da realidade, mas nem sempre têm a origem que nos dizem ou que acreditamos. Portanto, nós temos que ter muita cautela para não sermos manipulados para fins escusos. Essa manipulação constitui um desserviço à evolução pessoal, social, cultural e humanística. O melhor modo de evitá-la é conhecendo a natureza holisticamente. Se você quiser avançar nessa direção, leia também os artigos “Sugerindo uma nova ciência” e “Uma visão surpreendente do universo”.