Acorda T.I.! Matrix é Aqui!

A sigla “T.I” (Tecnologia da Informação) restringe uma área ocupacional, mas aqui servirá apenas para referenciar genericamente aos profissionais da computação. O contingente mundial de T.I. é gigantesco. Certamente, grande parte dele assistiu e gostou da trilogia de filmes: Matrix, Matrix reloaded e Matrix revolutions. Será que alguém desse meio percebeu a real importância da sua expertise para o desenvolvimento humanístico, social e científico?

Matrix era um mundo criado e mantido por computadores. Os habitantes de Matrix viviam em uma imensa realidade virtual. A Matrix era um mundo inteiramente programado, pois absolutamente tudo nele dependia de programas para existir. Inclusive, o seu criador que era chamado de arquiteto ou programador.

A realidade em Matrix parecia ser bem diferente da nossa, pois tudo nela já estava preestabelecido. Entretanto, algumas vezes, nós também temos essa impressão. Aliás, muita gente garante que o futuro já está escrito. Provavelmente, essa visão foi um dos motivos que levou os nossos antepassados a creditarem a nossa origem aos poderes de deuses mágicos. Obviamente, os conhecimentos deles eram insuficientes para entender de algo tão sofisticado como engenharia de software e hardware.

As estruturas do universo e de Matrix são muito parecidas. Matrix é matriz em português. As matrizes são conjuntos muldimensionais, pois elas têm estruturas hierárquicas que se compõem de subconjuntos. O universo pode ser visto como uma imensa matriz (ou matrix), pois tudo nele do macro ao microcosmo pode ser decomposto em subconjuntos.

A célebre frase de Lavoisier: “Na natureza nada se cria! nada se perde! tudo se transforma!” é mais uma grande evidência de que o universo e Matrix são muito parecidos. Nessa eterna transformação tudo também é executado por meio de processamentos, programas, entradas (insumos) e saídas (produtos).

As evidências acima demonstram que os profissionais de T.I. seriam os melhores experts para descobrir a engenharia da natureza. Nenhuma outra categoria profissional está tão preparada para analisar e compreender tão bem a natureza ou um sistema tão grande complexo como o universo. A propósito, assumir essa responsabilidade é uma boa maneira de contribuir para a redução das falácias que tanto atrapalham a paz e os desenvolvimentos social e humanístico.

Os artigos “O que somos nós?” e “Uma visão surpreendente do universo” discorrem um pouco mais sobre essa visão singular do universo e da criação. Já na "Teoria do Big Brain" você vai encontrar uma descrição detalhada do que está por trás do software e do hardware natural. Para você que é cético, eu deixo a seguinte mensagem: “A tarefa não é tanto ver o que ninguém viu ainda, mas pensar o que ninguém pensou sobre algo que todos vêem.” (Schopenhauer) Acorda T.I. ninguém melhor do que vocês para demonstrar porque "Matrix é aqui”.