Post date: Jun 17, 2012 11:27:12 PM
Por: Leda Zogbi
No dia 24 de março de 2012, aproveitando uma passagem por Boa Vista, Roraima, resolvi conhecer a Pedra Pintada, um sítio arqueológico que se encontra dentro da Reserva Indígena de São Marcos, no sul do município de Pacaraima.
Descobri que o procedimento necessário para obter a autorização para entrar na reserva indígena demoraria no mínimo dois dias, o que inviabilizaria a minha ida. Por sorte do destino, pude contar com o apoio do Deputado Federal, Sr. Raul Lima, que me acompanhou até o local, com a sua família (esposa e dois filhos).
A Pedra Pintada é um afloramento de granito em formato de cogumelo, de 35 m de altura, com um belo paredão com pinturas rupestres em seu flanco, e uma pequena gruta atrás. Com a ajuda da família Lima, fiz a topografia da caverna, que somou aproximadamente 30 m. Trata-se de um conduto único, que vai se afunilando até terminar. O que mais incomodou na topografia foi o acúmulo de fezes (possivelmente de cabra), por todo o piso da caverna, que deve ser utilizada pelos índios como abrigo noturno para suas criações.
Como registro histórico, há mais de 10 anos uma equipe de japoneses fez um filme que foi rodado nas cavernas do Petar e em Roraima, justamente na Pedra Pintada.
Coincidentemente nossos amigos Jurandir (Jura) e Junior (Parque Aventuras) foram protagonistas do filme e estiveram no local.
Trata-se, provavelmente, do registro de localização de caverna mais ao norte do território Brasileiro, até o momento. Gostaria de agradecer ao Deputado Raul Lima e à sua simpática família pelo apoio neste trabalho.