Considerando a necessidade de conferir uma unidade mais clara e um maior comprometimento e participação ativa dos membros da lista de discussões Meandros criada em agosto de 2008, sentimos a necessidade de transformá-la num grupo de espeleologia, porém com um caráter diferenciados dos grupos convencionais.
Objetivo do grupo
Criar um grupo de espeleólogos ativos, preocupados em primeiro lugar em mapear e documentar o patrimônio espeleológico brasileiro, sem burocracia. O objetivo maior do Meandros é propiciar o que todos nós mais gostamos de fazer, que é ir para as cavernas para produzir conhecimento e eventualmente, participar da divulgação desse conhecimento gerado (apresentações e publicações). Para isso, o nosso Brasil é um verdadeiro paraíso, pois somos pouquíssimos espeleólogos e a área cárstica inexplorada é gigantesca. A própria distribuição do Meandros por diversos estados brasileiros possibilita a distribuição das atividades nas diversas regiões cársticas do país.
Estrutura do grupo
O Meandros possui um Conselho Executivo formado por 3 membros.
Esse Conselho Executivo tem como missão manter o grupo dentro de seus objetivos, faz o controle financeiro e toma demais providências administrativas necessárias. Os componentes do conselho executivo tem acesso a todos os dados relacionados ao grupo e tomam as decisões por consenso ou por maioria.
A cada dois anos, haverá a renovação do Conselho executivo. Nesse momento, todos os sócios ativos do Meandros poderão se candidatar, e a escolha será feita por uma eleição virtual direta com a participação de todos os sócios.
A princípio, o Meandros não tem CNPJ e funciona de maneira informal, exclusivamente com base nestas regras.
Só há uma categoria de sócios, e o processo de associação se fará conforme descrito a seguir.
Como se associar:
Depois de uma primeira viagem pelo grupo, o interessado deverá preencher uma ficha de associação e ser indicado por um sócio ativo do Meandros para então ter sua associação aprovada pelo Conselho Executivo e pagar a anuidade. A partir de então, ele será admitido na lista de discussões do grupo e será considerado como sócio.
Um sócio poderá ser excluído do Meandros por decisão motivada do Conselho Executivo, como por exemplo:
- Ter colocado em risco a integridade física dos integrantes da equipe;
- Ter feito uso indevido do nome do grupo;
- Mal uso de equipamentos cedidos pelo grupo.
- Outros casos levados ao conselho pelos associados para análise (injúria, calúnia, difamação, comportamento anti-ético, entre outros), em que seja solicitado especificamente o afastamento do associado.
Em todos os casos, a análise e o julgamento do fato se dará respeitando-se o direito de defesa plena do acusado conforme os princípios legais brasileiros.
Modo de funcionamento
Comunicação
A ferramenta básica de comunicação entre os sócios é o grupo de WhattsApp do Meandros. Sendo um grupo composto por espeleólogos de diversos estados brasileiros, não são realizadas reuniões e nem assembléias presenciais. Todas as discussões serão realizadas pelo WhattsApp, e só ocorrem encontros presenciais dos membros em campo, eventos, comemorações, etc.
As decisões de cunho pratico e operacional são tomadas pelo Conselho Executivo. Qualquer decisão oficial que envolve o nome do grupo é confirmada em votação virtual.
Organização das viagens
Qualquer sócio pode organizar viagens utilizando a lista de WhattsApp, desde que se responsabilize pela sua execução e gerenciamento dos dados coletados e produzidos. Um dos presentes na viagem deverá preencher o log (disponível na página do grupo), e fazer um breve relato da viagem no retorno.
Qualquer sócio do grupo poderá levar convidados nas saídas de campo organizadas, sendo que todas as informações relacionadas à atividade (como dificuldade, equipamentos necessários, riscos...) serão de inteira responsabilidade do sócio, que também deverá acompanhar e se responsabilizar pelos seus convidados.
Créditos
Os mapas produzidos pelo Meandros, além do logotipo do grupo, recebem os nomes de todos os integrantes das equipes de topografia. Caso um sócio do Meandros seja sócio também de outro grupo, pode solicitar que após o seu nome sejam citadas as suas demais filiações além do Meandros. Da mesma forma, se um sócio do Meandros contribuir num trabalho de mapeamento coordenado por outro grupo, pode citar o nome do Meandros se assim o desejar.
O Meandros pode estabelecer parcerias com outros grupos para a realização de trabalhos um uma área ou caverna determinada. No caso de projetos conjuntos, os logotipos dos dois grupos serão publicados nos mapas.
Todo sócio do Meandros pode citar sua filiação em trabalhos técnicos ou científicos, se assim o desejar.
Direito de uso dos mapas
Todos os mapas gerados pelo Meandros serão cedidos gratuitamente para qualquer pesquisa ou estudo que vise a conservação das caverna sem finalidade comercial, após análise do Conselho Executivo.
Os parques, prefeituras ou proprietários de terra que desejarem cópias dos mapas produzidos graças à sua autorização, poderão receber uma cópia do trabalho.
No caso de haver alguma organização interessada na compra dos mapas para fins comerciais (quaisquer que sejam eles), os autores dos mesmos (participantes do mapeamento e também a pessoa que desenhou o mapa) deverão ser consultados para a aprovação da venda. Havendo discordância dos autores, a decisão ocorrerá por decisão do Conselho Executivo. Parte do valor captado com a venda dos mapas será revertido para subsídio de viagens dos autores, conforme explicado no item Tesouraria.
Equipamentos
Todos os equipamentos pertencentes ao Meandros e/ou que possam vir a fazer parte do seu patrimônio serão disponibilizados para uso de seus associados, mediante autorização prévia do Conselho Executivo e responsabilização do associado requerente.
É responsabilidade da equipe usuária a devolução dos equipamentos em bom estado de funcionamento e limpeza.
Anuidade
Todos os sócios deverão pagar uma anuidade correspondente a 1/8 de salário mínimo. Entretanto, nas saídas de campo realizada pelo sócio, esse valor será revertido em custos de viagem (transporte e/ou hospedagem).
Tesouraria:
O Meandros possui uma conta exclusiva, para movimentação dos seus recursos.
A origem desses recursos será, em primeiro lugar, a anuidade dos sócios e também a eventual venda dos mapas e serviços executados pelo grupo.
No caso de haver recursos provenientes da venda de mapas e serviços, a prioridade de uso desses recursos será decidida pelo Conselho Executivo, acompanhando a seguinte ordem:
1) 1/2 do total arrecadado pela venda será destinada a subsidiar viagens das pessoas que participaram da elaboração do mapa vendido (gasolina e/ou hospedagem).
2) Aquisição de equipamentos para o grupo (em quantidade proporcional ao número de sócios) e/ou investimento em projetos visando a divulgação das informações colhidas pelo grupo.
O Meandros não se responsabiliza por eventuais acidentes e/ou fatalidades ocorridos em cavernas e em suas atividades correlatas (viagens, deslocamentos, acidentes com animais peçonhentos, entre outros...).