Home


Bem-vindos ao Meandros Espeleo Clube!

 

O Meandros Espeleo Clube surgiu da vontade de alguns espeleólogos de criar uma nova modalidade de relacionamento, diferente dos grupos de espeleologia convencionais. A idéia era de estabelecer uma lista de discussões com a participação de espeleólogos experientes dos quatro cantos do Brasil, independentemente do seu grupo de origem, com a finalidade de trocar experiências e informações e principalmente para organizar saídas e expedições, com equipes qualificadas, viabilizando uma ampliação da produção técnica espeleológica, dentro de um clima de amizade e de colaboração. A lista virtual foi criada em julho de 2008, e após aproximadamente um ano e meio de muita atividade, sentimos a necessidade de criar um Grupo de Espeleologia para podermos firmar parcerias e aprofundar relações com os diversos setores envolvidos. 

 

Em 01 de dezembro de 2015 o Meandros completou seis anos como grupo. Desde o início das suas atividades até junho-14, já foram realizadas 59 saídas de campo, e mapeadas 118 cavernas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Pernambuco. 113 mapas foram finalizados e estão disponíveis no site (em Mapas). 

 

As Regras de funcionamento do Meandros são simples e claras e estão disponíveis neste site. 

 

Sejam bem vindos ao Meandros Espeleo Clube!

 

Leda Zogbi,  Roberto Cassimiro e Daniel Menin

Conselho Executivo.

O Meandros é um grupo de espeleólogos, isto é, de pessoas que se interessam pelas cavernas.
 
A espeleologia é uma atividade que engloba diversas áreas do conhecimento: áreas técnicas, como a exploração e o mapeamento das cavernas, e áreas científicas, como a geologia, a biologia, a arqueologia, e diversas especialidades que encontram nas cavernas fonte de pesquisa. 
 
O foco principal do Meandros é o mapeamento de cavernas e a documentação das mesmas, com relatórios e fotos, fundamentando assim futuros estudos científicos especializados. 
Comments