Nesta aula, vamos ver como instalar o Unity Hub para, nas próximas aulas, trabalharmos diretamente com códigos no Unity. Essa mesma aula se encontra na série sobre Introdução ao Unity, portanto, fica como dica essa série para melhor absorver o conteúdo.
Apresentando o Unity
Antes de começarmos, é importante entender o que é o Unity. O Unity é uma plataforma de desenvolvimento de jogos que permite criar jogos para várias plataformas, como PC, Mac, consoles de jogos e dispositivos móveis. O Unity é baseado em uma linguagem de programação chamada C#, que é uma linguagem de programação de alto nível e orientada a objetos. Isso significa que o C# é fácil de aprender e permite a criação de programas complexos.
Unty Hub
Para começar, precisamos criar um novo projeto no Unity Hub.
Para isso, baixe-o pelo link unity.com/pt/download e instale-o. Ao instalar e rodar, aceite a permissão do Firewall. Para usar o Unity, primeiramente deve-se registrar uma licença. Clique na engrenagem e vá em License Management.
Para criar a licença, faça login no UnityHub. Provavelmente você terá que criar uma conta, mas é possível usar as contas das redes sociais. De qualquer forma, crie sua conta, ou use uma já existente, e depois faça login no UnityHub.
Clique em Activate New License e escolha as seguintes opções: Unity Personal, I don't use Unity in a professional capacity. Se a ativação deu certo, você verá a tela assim:
Unity
O próximo passo é instalar alguma versão do Unity. Saia do License Management e vá para a opção Installs. Nela você pode incluir uma versão do Unity ja instalada ou adicionar novas.
Clique em Add e escolha a versão que quiser. A versão recomendada geralmente é a versão mais nova com o menor número de bugs, e, portanto, a mais estável (porque é a preferência de quem faz jogo profissionalmente).
Na próxima tela, escolhemos os módulos do Unity. Recomendo fortemente você adicionar a opção do Visual Studio e a opção da documentação. Os demais módulos são módulos de exportação, ou seja, se queremos exportar uma aplicação para Android, precisamos adicionar a opção Android Build Support, se queremos exportar uma aplicação Linux, precisamos selecionar a opção Linux Build Support.
Você não precisa decidir tudo agora, é possível adicionar depois, mas o Visual Studio será nossa ferramenta de edição de código, então é altamente recomendado instala-lo (a menos que você tenha outro de sua preferência, ou já possui um Visual Studio em seu computador).
Vai levar um certo tempo para completar toda a instalação, é normal demorar mesmo, apenas deixe a instalação do Unity e do Visual Studio rodando sem interromper o computador e eventualmente tudo sairá como esperado.
Depois de instalar, você verá a versão instalada com o ícone dos módulos escolhidos.
Criando um projeto
Na janela do UnityHub, temos do lado esquerdo o seletor Projects. Clicando nele, abre-se a lista de projetos e as opções de adicionar um já existente ou criar um novo.
A seta que fica junto com o botão New permite selecionar qual versão do Unity usaremos para criar o projeto. Isso é útil quando temos mais de uma versão do Unity instalada.
Por estarmos numa aula introdutória, a versão não importa muito, apenas seguiremos para a configuração de um novo projeto, contudo, estarei usando aqui a versão 2021.2.0f1.
Na tela de configuração do novo projeto, do lado esquerdo o Unity disponibiliza templates de projetos (já configurados) para objetivos específicos, e do lado direito temos o campo do nome e a pasta aonde esse projeto será salvo.
A imagem a seguir apresenta uma sugestão de nome.
Uma vez que o projeto foi criado, o Unity abrirá automaticamente esse projeto e ele ficará disponível na lista de projetos do UnityHub, aonde poderemos abri-lo novamente, quando formos mexer nele outras vezes.