Os operadores são símbolos especiais que são usados em expressões para representar uma operação matemática ou lógica. Em programação, os operadores são usados para realizar cálculos, determinar se uma determinada condição é verdadeira ou falsa, ou para atribuir valores a variáveis.
As variáveis armazenam e fazem operações apenas com valores compatíveis ao seu tipo.
A adição, por exemplo, de uma variável int com uma variável float, ocorrerá sem problemas, mas se for tentada uma adição entre um valor int com um char, não sairá como esperado, sendo difícil prever o que acontecerá.
O comportamento de operações entre tipos diferentes podem variar de linguagem para linguagem, bem como do sistema operacional.
Vamos apresentar aqui as operações mais comuns entre as linguagens de programação, estas operações são separadas em:
Operadores Aritméticos: as operações matemáticas conhecidas - adição, subtração, multiplicação e divisão. Existem mais algumas, mas essas são as principais para estudarmos por enquanto:
Operadores Relacionais: são operadores usados para comparação entre os valores armazenados pelas variáveis. Por definição, o resultado dos operadores é lógico (verdadeiro ou falso). Estes são:
Operadores Lógicos: servem para combinar expressões, geralmente formadas pelos operadores relacionais (x < y E x > z). Eles são (a forma de escreve-los podem variar de linguagem para linguagem, sendo também um caso raro):
Há outro operador importantíssimo, o atribuição (=), na programação ele não representa a ideia de igualdade em si, mas a ideia de atribuição.
Como exemplo, podemos entender que int a = 10; define uma variável de nome a que recebe o valor 10, ou ainda que é atribuída à variável a o valor 10. É exatamente por isso que a comparação entre valores iguais é feita usando igual-igual (==), e não um só.
Reforçando: “=” – “recebe”, "atribuição";
“==” – “é igual a ?”.
Existem vários tipos de operações, que podem ou não serem exclusivas para determinados tipos de variáveis. Somo capazes até de usar essas operações com tipos diferentes, mas aí entramos numa discussão mais avançada, separada dessa.