Atualmente, a ideia do Unity é cada vez mais tornar o programa gerenciável por versões. Para tal, inicialmente precisamos instalar o UnityHub, um programa que controla as versões, projetos, e licença.
Baixe-o pelo link unity.com/pt/download e instale-o. Ao instalar e rodar, aceite a permissão do Firewall.
Para usar o Unity, primeiramente deve-se registrar uma licença. Clique na engrenagem e vá em License Management.
Para criar a licença, faça login no UnityHub. Provavelmente você terá que criar uma conta, mas é possível usar as contas das redes sociais. De qualquer forma, crie sua conta, ou use uma já existente, e depois faça login no UnityHub.
Clique em Activate New License e escolha as seguintes opções: Unity Personal, I don't use Unity in a professional capacity. Se a ativação deu certo, você verá a tela assim:
O próximo passo é instalar alguma versão do Unity. Saia do License Management e vá para a opção Installs. Nela você pode incluir uma versão do Unity ja instalada ou adicionar novas.
Clique em Add e escolha a versão que quiser. A versão recomendada geralmente é a versão mais nova com o menor número de bugs, e, portanto, a mais estável (porque é a preferência de quem faz jogo profissionalmente).
Na próxima tela, escolhemos os módulos do Unity. Recomendo fortemente você adicionar a opção do Visual Studio e a opção da documentação. Os demais módulos são módulos de exportação, ou seja, se queremos exportar uma aplicação para Android, precisamos adicionar a opção Android Build Support, se queremos exportar uma aplicação Linux, precisamos selecionar a opção Linux Build Support.
Você não precisa decidir tudo agora, é possível adicionar depois, mas o Visual Studio será nossa ferramenta de edição de código, então é altamente recomendado instala-lo (a menos que você tenha outro de sua preferência, ou já possui um Visual Studio em seu computador).
Vai levar um certo tempo para completar toda a instalação, é normal demorar mesmo, apenas deixe a instalação do Unity e do Visual Studio rodando sem interromper o computador e eventualmente tudo sairá como esperado.
Depois de instalar, você verá a versão instalada com o ícone dos módulos escolhidos.
Aqui acaba a instalação, o próximo passo é criar um projeto, mas fica para outra aula.